Afinal, o que é inclusão consciente?

Para explicar o que é a inclusão consciente é interessante abordar o que não é: Incluir para bater cotas Criar vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PcD) Não ter as responsabilidades da vaga bem definidas (metas, resultados esperados) Uma cultura organizacional contrária a inclusão (59% dos gestores apresentam resistência a contratação de PcD's-1) Um ambiente onde a própria PcD não tem a oportunidade de demonstrar seu potencial, por falta de tecnologias assistivas e acessibilidade Não ter um plano de desenvolvimento, promoção e ...

Leia mais


3 empresas que investem em voluntariado e os retornos que estão tendo

Quando o assunto é voluntariado corporativo temos diversas possibilidades de responsáveis pelo programa – a área de recursos humanos, responsabilidade social, institutos, marketing, dentre vários outros. Independe de qual área o voluntariado está, existe um motivo e uma expectativa de retorno para manter a chama do voluntariado acesa na empresa. Sendo assim, a ASID conversou com 3 responsáveis que se envolveram diretamente no gerenciamento de ações voluntárias, e, portanto, compartilharemos aqui os ensinamentos valiosos e suas perspectivas sobre a temática. A ...

Leia mais


Como funciona o voluntariado corporativo

Há poucos anos o voluntariado e o desenvolvimento de competências era uma teoria ou uma prática pouco comprovada. Já mostramos em posts anteriores que isso mudou e que hoje conseguimos mostrar que o voluntariado é sim um impulsionador de desenvolvimento.  A ASID desenvolveu, ao longo dos anos, uma metodologia que auxilia no desenvolvimentos dos voluntários das empresas parceiras: Para aprofundar a discussão e saber como implementar o voluntariado corporativo, clique e faça o download gratuitamente do nosso "Guia de como fomentar o voluntariado corporat...

Leia mais


Você sabe o que é voluntariado corporativo?

Você conhece a história do voluntariado no Brasil? Começou em 1543, na Santa Casa de Misericórdia e foi reforçado com as ações da Cruz Vermelha no país em 1908. Se tornou mais popular com o Projeto Rondon, em 1967, com atuação de universitários voluntários e, em 1983, com os trabalhos da Pastoral da Criança. Durante esses anos e outros que estavam por vir, o voluntariado estava totalmente voltado a assistir ao próximo em ações emergenciais, de risco e vulnerabilidade. Sabemos que por volta dos anos 2000, ainda que promulgada a Lei de Voluntariado no Brasil, ...

Leia mais


Valor para o negócio e a sociedade

Valor para o negócio e a sociedade
Frequentemente o nosso país tem enfrentado diversas crises econômicas que afetam profundamente os pilares de sustentação das empresas. A eficiência operacional não é mais uma vantagem competitiva, é algo a ser constantemente buscado, um requisito. Nesse sentido, todos sabemos qual é o primeiro item na lista de cortes de custos das companhias em um momento de crise: responsabilidade social e suas variantes. Isso pode parecer óbvio, mas por quê? Por que o corte de custo afetará diretamente aqueles que serão os maiores prejudicados com a crise econômica? ...

Leia mais


Gerando impacto social e valor ao negócio

“Comprar mais o mais barato possível, vender no preço mais alto que o mercado esteja disposto a pagar, economizar ao máximo e, se sobrar algo, vamos apoiar projetos sociais.” Esse é o clássico mind-set de grande parte das empresas de alguns anos ou décadas atrás. Porém, por uma questão de reputação, imagem, pressão social ou mesmo um senso de altruísmo, as empresas começaram a realizar apoio a diversos projetos sociais através da filantropia. A filantropia trouxe reputação, porém com o passar dos anos, foi iniciada uma busca por gerar mais resultados ...

Leia mais


3 ideias de ações de marketing relacionado a causas

3 IDEIAS DE AÇÕES DE MARKETING RELACIONADO A CAUSAS
A comunicação e o marketing cumprem, hoje, um papel diferente: além de fortalecerem as marcas e impulsionarem o consumo, elas ajudam a conscientizar a sociedade. Essas áreas vem desenvolvendo ações com objetivo de contagiar as pessoas, tocar seus corações e as engajar em causas transformadoras. O Marketing Relacionado a Causas (MRC) é um movimento que une empresas e instituições sem fins lucrativos em ações que geram benefícios para ambos, porém, de formas diferentes. Quem sai ganhando é a sociedade, que colhe o impacto positivo dessas ações. Mas qual ...

Leia mais


O marketing relacionado a causas: uma importante estratégia para empresas

O marketing relacionado a causas: uma estratégia importante para empresas
O Marketing Relacionado a Causas (MRC) une empresas e instituições sem fins lucrativos em ações que geram benefícios para ambos, de formas diferentes. Empresas tem a oportunidade de impactar seus consumidores e colaboradores, engajando-os em prol de uma causa, atrelando sua marca a ações de impacto social. Pesquisas mostram que o fato de uma marca estar atrelada a uma ação de MRC impacta na decisão de compra dos consumidores. Também são percebidos benefícios em termos de divulgação na mídia, que possibilitam atingir potenciais consumidores. Internam...

Leia mais


Competências desenvolvidas com a inclusão consciente

Sabemos que é difícil visualizar as vantagens de uma cultura de diversidade e inclusão, por isso elencamos as 6 competências que são mais desenvolvidas nos colaboradores das empresas que trabalham com isso.   Competências desenvolvidas com a inclusão consciente segundo pesquisa realizada pela ASID     Acesse também:   Guia de como realizar a inclusão consciente Inclusão Consciente: o impacto na cultura organizacional da InterCement Case ASID e Fundação Telefônica: Dia dos Voluntários Telefônica 2016 Sorvete ...

Leia mais


Saiba como criar uma cultura organizacional de Inclusão

SAIBA COMO CRIAR UMA CULTURA ORGANIZACIONAL DE INCLUSÃO
A inclusão começa por uma cultura organizacional propícia e o comportamento dos colaboradores A Pesquisa Nacional de Saúde, de 2013, mostra que 6,2% dos brasileiros são PcDs[1], ou seja, são 12 milhões de pessoas. Sabe-se que, pela falta de inclusão na sociedade, menos de 1% dos vínculos formais de emprego são relacionados à PcD[2]. Um estudo da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH)[3] mostra que alguns dos fatores com maior influência neste dado são o fato de que grande parte dos gestores das empresas apresentam resistência quanto à ...

Leia mais