O propósito da Solução Mais Educação é fomentar a inclusão de pessoas com deficiência no ensino regular por meio da sensibilização das lideranças escolares, critérios técnicos e metodologias apropriadas.
“É uma solução que combina desenvolvimento territorial e inovação social, atuando de forma coletiva em camadas profundas da sociedade.”
As estratégias estão baseadas na sensibilização dos gestores, fortalecimento da rede de inclusão, disseminação de boas práticas de inclusão da pessoa com deficiência em escolas, diagnósticos nas cidades do público-alvo e desenvolvimento de um plano de implementação.
O objetivo final é fomentar a educação inclusiva de crianças com deficiência que já estão no ensino regular e precisam de um maior acesso à serviços educacionais, pertencimento a uma rede de apoio e rotinas sociais.
O Mais Educação realizado pelo Instituto Brasilagro em parceria com a ASID Brasil conta com jornadas de sensibilização, formação e monitoramento do plano de desenvolvimento de inclusão de cada escola. Durante 18 meses, 15 escolas maranhenses do município de São Raimundo das Mangabeiras receberão formação para a educação inclusiva de crianças e jovens com deficiência.
É o caso de uma escola, na qual a gestora escolar Maria do Socorro, no início do ano letivo de 2023 estabeleceu metas para escola de ações relacionadas à inclusão dos alunos. Iniciou o ano letivo com todos os alunos com deficiência da escola inclusos na sala regular.
A gestora buscou apoio da Solução Mais Educação para pensar em adaptações necessárias para receber os alunos nas salas regulares. Além disso, constantemente tem cobrado dos professores as adaptações em avaliações e no próprio plano de aula. Com o suporte da equipe do projeto e da coordenadora do atendimento educacional especializado do município, foram realizadas as adaptações para as primeiras avaliações do ano letivo de 2023.
A gestora tem mostrado o quando as lideranças escolares têm um papel fundamental, como agente transformador da educação inclusiva, pois ela tem aplicado todos os conhecimentos adquiridos nas formações e no monitoramento do PDI no dia a dia da escola.