O impacto do voluntariado corporativo nas empresas

Na publicação "Voluntariado corporativo: o que é ser voluntário", foi definido o conceito de voluntariado e sua origem. Entretanto, talvez uma questão tenha surgido: qual o impacto do voluntariado corporativo na empresa que promove esse tipo de atividade? A ação voluntária é muito benéfica para a organização, tanto em questões mercadológicas quanto humanitárias. Ao apoiar uma causa a empresa pode construir uma imagem positiva perante o mercado, gerando a exposição de sua marca na mídia e fortalecendo os empreendimentos junto aos seus públicos de ...

Leia mais


Voluntariado corporativo: o que é ser voluntário

Segundo a definição das Nações Unidas:  “voluntário é o jovem ou adulto que, devido ao seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos.” Em estudo realizado pela Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente, o voluntário é um ator social e agente de transformação que presta serviços não remunerados em benefício da comunidade, doando seu tempo e conhecimento para ajudar outras pessoas e ...

Leia mais


ASID Brasil realiza mais uma edição do Projeto Vacaciones Solidárias, da Fundação Telefônica Vivo

A ASID Brasil e a Fundação Telefônica Vivo se juntaram novamente para realizar mais um projeto de inclusão da pessoa com deficiência (PcD), uma nova edição do Vacaciones Solidárias. Esse é um programa em que colaboradores voluntários do Grupo Telefônica, que trabalham em qualquer país onde há sede da empresa, doam 15 dias de suas férias para promover ações sociais e educativas ao redor do mundo. A ASID foi responsável por gerir o programa e fazer a articulação entre a Fundação e a Escola Primavera, instituição que recebeu o projeto, em Curitiba. ...

Leia mais


ASID Brasil e Gemalto: mais uma parceria em prol da inclusão

A ASID Brasil e a Gemalto realizam juntas diversas ações de voluntariado, e dessa vez, o projeto foi o Jogos do Bem, em parceria com a APAE Pinhais (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). A ação teve como objetivo promover o protagonismo da pessoa com deficiência (PcD) no meio esportivo. Assim que chegaram, os alunos da APAE e os voluntários da Gemalto se reuniram em grupos para participar das brincadeiras. Com muita interação, parceria e entusiasmo diversas atividades foram desenvolvidas, como: corrida de três pernas, vôlei com pano, no qual o time ...

Leia mais


Olimpíadas Especiais: a inclusão através do esporte

Realizar uma competição esportiva para pessoas com deficiência intelectual e promover o seu protagonismo, dando oportunidade para todos os atletas. Esse foi o objetivo da ASID, em parceria com a  APABB do Paraná (Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade do Paraná), a Fundação Olimpíadas Especiais e a Pelissari Gestão e Tecnologia. Para obter o resultado esperado, cada organização desempenhou um papel fundamental. A Fundação concedeu seu projeto de promover competições esportivas ...

Leia mais


Cozinha inclusiva: ASID Brasil realiza ação com voluntários da Optum

A ASID, em parceria com a Optum e a Escola Fênix, que atende pessoas com autismo, realizou mais um Ensina na Cozinha. A ação teve como objetivo sensibilizar os colaboradores da empresa quanto à realidade e potencial das pessoas com deficiência (PcD) e viabilizar aos beneficiários da instituição atividades diferentes das praticadas no dia-a-dia. Com a orientação do chef de cozinha Fernando Matsushita, proprietário do restaurante Do Peruano, os alunos e voluntários se reuniram em equipes para preparar três refeições: sopa de abóbora, arroz, coxa de frango ...

Leia mais


ASID e EDP: saiba como construir uma cultura organizacional inclusiva

A EDP tinha um objetivo: tornar seu ambiente organizacional mais inclusivo, entrou em contato com a ASID e a partir daí nasceu o projeto + Inclusão EDP, que tem como missão fomentar e fortalecer a cultura de diversidade e criar um mecanismo padrão e efetivo para realizar a contratação de pessoas com deficiência (PcD). Acompanhe as etapas do projeto: Para alcançar seu propósito, o projeto foi elaborado contendo algumas etapas. A primeira delas foi apresentar a proposta para os líderes da empresa para assim sensibilizar, engaja-los ainda mais na causa e ...

Leia mais


ASID Brasil e Fundação Telefônica Vivo: uma parceria de impacto

Encontrar abordagens novas para problemas já existentes; buscar soluções de forma coletiva e colaborativa; enxergar além dos que os olhos veem. Todos esses conceitos formam o “Design Thinking”, metodologia utilizada pela ASID Brasil ao realizar sua parceria com a Fundação Telefônica Vivo. Tudo começou com o desafio de junto com a Fundação Telefônica Vivo realizar um dos seus principais projetos, o Dia dos Voluntários Telefônica (DVT), umas das maiores ações de voluntariado do mundo. Esse é um projeto global que envolve os colaboradores de todas as ...

Leia mais


Marketing digital: saiba como realizar ações de marketing na atualidade

Em nosso texto anterior, "comunicação externa: entenda sua importância para o desenvolvimento da instituição", explicamos a importância desse tipo de comunicação. Agora, iremos abordar um outro tema muito pertinente e que também contribui para o crescimento da organização, o marketing digital. Com o avanço da tecnologia surgiram novos meios de acesso às informações, como sites, blogs, redes sociais e aplicativos. A partir desses, surgiu um novo conceito, o marketing digital em que, graças a internet, é possível direcionar suas ações para seu públi...

Leia mais


Comunicação externa: entenda sua importância para o desenvolvimento da instituição

Se você leu a nossa última postagem, "Marketing e comunicação: poderosas ferramentas para o fortalecimento da sua marca", já deve conhecer os princípios básicos desses conceitos. Após essa leitura inicial, é hora de entender um pouco mais sobre comunicação externa para assim construir seu próprio planejamento comunicacional. As principais etapas da comunicação externa são: Definir objetivos e metas Um dos pontos básicos para sua organização crescer é ter em mente aonde quer chegar e o que deseja atingir. Para responder essas perguntas, é ...

Leia mais