Logo ASID Brasil
Capa do livro "Além das limitações".

Conheça uma literatura de alto impacto - o Livro “Além das limitações”

O livro “Além das Limitações – Uma Jornada pela deficiência e a sociedade do cuidado” é um projeto focado em propagar boas narrativas inclusivas.

Conforme as próprias autoras escrevem na introdução sobre o histórico da pessoa com deficiência:

“Queremos que essas histórias também sejam inspiradoras, que motiva você a repensar as atitudes de nossa sociedade atual para que, juntos, possamos construir um futuro em que todos tenham igualdade de oportunidades e sejam valorizados por suas habilidades e seus talentos.”

“(…) este livro tem como objetivo inspiração e conscientização sociais, promovendo uma visão ampla e compassiva em relação à deficiência. Por meio do reconhecimento e da diversidade humana e da promoção da sociedade do cuidado, podemos criar um mundo no qual cada pessoa, independentemente de habilidades e limitações, seja valorizada, respeitada e tenha suas necessidades atendidas.”

Esses fragmentos deixam bem evidente o compromisso dessa literatura em entregar um conteúdo de qualidade, aprofundado e ativador das transformações sociais.

Esta jornada literária estimula uma reflexão crítica a respeito da aceitação das diferenças.

As historiadoras e autoras Daniele Shorne de Souza e Pérola Sanfelice lançaram o livro numa live no canal da ASID Brasil no dia 8 de dezembro de 2023. 

O propósito da live era dialogar sobre escrita, cultura e inclusão, assim como trocar ideias relacionadas ao contexto da pessoa com deficiência.

Assista o lançamento da live do livro “Além das limitações”.

Quem escreveu o livro “Além das limitações”?

Paula Sanfelice é historiadora e tem doutorado. O tema da pesquisa dela é a História das pessoas que sofriam algum tipo de exclusão. O nascimento da filha Pétala, uma criança com uma condição rara, motivou Pérola a estudar sobre as pessoas com deficiência.  

Já Daniele Shorne é historiadora, autora e editora de material didático. Tem mestrado em história das mulheres. A condição de pessoa com síndrome de Ehlers Danlos que Daniele enfrenta nunca foi um limitador para o protagonismo dela nos estudos acadêmicos.

Dar acesso à informação é impactar vidas

A divulgação do livro “Além das limitações” é um exemplo do esforço da ASID Brasil em compartilhar ideias para ativar mudanças sociais.

A comunicação em diversos canais é uma maneira de endereçar uma mensagem consistente para o público certo e disseminar conhecimento.

A ASID Brasil, posicionada como aliada da pessoa com deficiência, realizará mais de 20 eventos institucionais para difundir o livro. 

Dar acesso a conteúdos informativos e aprofundados é um dos compromissos da cultura focada em inovação social da ASID Brasil. Além disso,  a ASID Brasil lançará uma Websérie focada em entrevistas com as autoras e as especialistas ASID em inclusão.

Apoiadores e parceiros:

Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet

Patrocínio itambe @rumologistica @institutopremierpet

Apoio @fundacao.iniciativa @asidbrasil

Realização @nmconhecimento Ministério da Cultura

Autoras @perolasanfelice @danishornesouza

Edilayne, Matheus, Pérola e Daniele na frente de uma cortina azul. Todos estão sorrindo. Pérola está participando via meeting.
Bate-papo entre Matheus, Edilayne, Daniele e Pérola sobre a obra.

Leia o livro “Além das limitações”!

Comunicar para ir além


Em paralelo às atuações sistêmicas junto ao mundo corporativo e a organizações da sociedade civil, dar acesso a conteúdos informativos e aprofundados é outro compromisso da cultura ASID Brasil. Por isso, no último ano atuamos quebrando barreiras comunicacionais com o lançamento da obra “Além das limitações – uma jornada pela jornada da pessoa com deficiência e a sociedade do cuidado” das historiadoras Pérola de Paula Sanfelice e Daniele Schorne de Souza.

O livro é uma narrativa histórica que pretende ser um ponto de partida para conceitos de inclusão e contribuir na formação de uma sociedade anticapacitista.

A disseminação desse conhecimento inclui a disseminação do conteúdo em universidades, comunidades e o lançamento de uma Websérie focada em entrevistas com as autoras e os especialistas ASID em inclusão. Além das limitações – uma jornada pela jornada da pessoa com deficiência e a sociedade do cuidado” bit.ly/alemdalimitacoes

Logo ASID Brasil

Nossa Missão

Existimos para quebrar as barreiras socioeconômicas que excluem a pessoa com deficiência.

Selo Amigo Do Surdo Branco Redondo Hugo

LGPD

Em alinhamento com a Lei Geral de Proteção de Dados, garantimos a confidencialidade, segurança e integridade de seus dados pessoais, prevenindo a ocorrência de eventuais danos em virtude do tratamento dos mesmos. Para as solicitações dos titulares de dados, por favor, nos envie um e-mail.

© 2022 ASID Brasil | Desenvolvido por Double2 Comunicação