Polícia Científica assiste Seminário de Conscientização sobre os direitos das pessoas com deficiência.

Na semana do dia 15/09/2023, aconteceu um Seminário de Conscientização sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência.

O público-alvo foi a Polícia Científica do Paraná e o objetivo era debater questões de gênero dentro e fora da instituição. A ação foi iniciada pelo Grupo Perícia Mulheres. 

Organizações como o Sindicato dos Peritos Oficiais e Auxiliares do Paraná (Sinpoapar) e a Academia de Ciências Forense colaboraram com o evento.

A Unidade de Execução Técnico-Científica do Bairro Tarumã em Curitiba foi o local do Seminário. O Grupo Perícia Mulheres é constituído por servidoras da Polícia Científica do Paraná.

Nesse contexto, aconteceram debates sobre questões de gênero através de reuniões quinzenais com uma psicóloga do Programa Prumos. O foco é ampliar a qualidade de vida e atendimento mental dos servidores.  

Nas palavras da perita criminal e participante do Grupo Perícia Mulheres, Carolina Dias:

“Esperamos com esse evento ter gerado uma sensibilização inicial de nossos servidores para um tema tão relevante, para que possamos pensar estratégias institucionais que promovam ainda mais a inclusão de pessoas com deficiência na perícia paranaense.”

O Seminário foi realizado em função do Setembro Verde, o mês da inclusão da pessoa com deficiência. Nesse período, a população brasileira é informada sobre a relevância da inclusão da diversidade e garantia de direitos sociais.

 

Confira a reportagem original no botão abaixo:

Quais foram as palestras do Seminário?

Ao longo do dia, foram realizadas quatro palestras sobre a temática:

  • Patrícia Veridiana Monteiro, Presidente do Conselho Estadual dos Direitos com Deficiência do Estado do Paraná (COEDE/PR), mencionou sobre políticas públicas para o público com deficiência;

     

  • Consultor Jurídico Hamilton Maia falou sobre o direito do servidor com deficiência ou com dependentes com deficiência;

     

  • O Major PMPR Valter Ribeiro da Silva, chefe da consultoria jurídica da PMPR e membro do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Paraná (COEDE) citou o programa de capacitação de policiais militares para atendimento de ocorrências que envolvam pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

     

  • A diretora executiva da ONG ASID Brasil Isabela Jardim, a CEO e fundadora da Attitude Inclusão Andréa Calabria e a colaboradora da Attitude Inclusão Maryan Pereira Putrique explicaram sobre a independência e autonomia da pessoa com deficiência.

Leia a reportagem sobre o  Seminário acessando o botão abaixo:

Logo ASID Brasil