Narrativas que inspiram: O Embaixador ASID Claudio e a tocha olímpica dos Jogos Olímpicos 2016

Neste clima de torcida e Olimpíadas, a ASID Brasil quer resgatar um importante fato que resume a representatividade no esporte. 

Afinal, um dos propósitos do esporte é cativar e tocar os corações das plateias. 

Tanta emoção presente nos esportes demanda representatividade!

 Nosso embaixador ASID Claudio Aleoni Arruda carregou a tocha olímpica em 2016.

Este fato traz muita relevância para o esporte e variados significados. Acompanhe este texto para conhecer esses significados!

O contexto geral do Embaixador ASID Claudio e a tocha olímpica dos Jogos Olímpicos 2016

Na época, Claudio Aleoni Arruda atuava como professor assistente da Sociedade Hípica Paulista. Praticante do hipismo desce cedo, já tinha conquistado vários títulos da FPH (Federação Paulista de Hipismo) na modalidade de Salto para Iniciantes e se dedicava à modalidade de Adestramento.

No domingo, dia 24 de julho de 2016, Claudio foi o condutor da tocha olímpica pelas ruas do centro de São Paulo.

Logo, em primeiro lugar, esse fato é significativo porque celebra a representatividade nos jogos olímpicos.

Além do mais, o esporte é uma oportunidade de desenvolver pessoas, talentos e habilidades. Sendo assim, carregar a tocha olímpica resume e simboliza bem o compromisso do espírito esportivo em impulsionar o crescimento humano.

Garra, determinação e paixão são os ingredientes certos para quebrar recordes e limites!

Ao todo, participaram 12 mil pessoas no revezamento.

Como nosso passado esportista se conecta com nossos Jogos Olímpicos de 2024?

Recordar esse passado cheio de bons momentos traz um significado todo especial para o presente momento, as Olimpíadas de hoje. Afinal, as conquistas passadas dizem muito sobre nosso presente e futuro!

Assim, nos Jogos de Paris 2024, foi executado um Revezamento da Tocha Olímpica iniciado em abril de 2024. A chama visitou todas as regiões italianas, como num convite para as pessoas celebrarem o esporte.

O Revezamento da Tocha Olímpica e Paralímpica de Paris 2024 fazem parte de uma mesma história em dois capítulos:

  • O início em abril de 2024;

     

  • O encerramento com o revezamento da Tocha Paralímpica.

Neste contexto, o processo de seleção dos participantes e envolvidos começou em setembro de 2023. Para conduzir a tocha, foram escolhidas pessoas que fizeram algo inspirador e notável. Os critérios priorizam a inclusão e destacam a igualdade de gênero e as pessoas com deficiência.

O Revezamento da Tocha celebra o papel do esporte no mundo. Com a conclusão da Cerimônia de Encerramento dos Jogos Olímpicos Paris 2024, foram iniciados os Jogos Paralímpicos.

Desta vez, a chama foi acesa na vila de Stoke Mandeville, na Grã-Bretanha, o berço dos Jogos Paralímpicos, antes de cruzar o Canal da Mancha e chegar a Paris.

O evento marcou a Cerimônia de Abertura dos Jogos Paralímpicos Paris 2024, em 28 de agosto de 2024.

Por que Claudio foi um dos escolhidos para carregar a tocha olímpica?

Foi feita uma campanha de envio de depoimentos para o comitê Rio 2016 sobre a exemplar trajetória esportiva de Claudio. O propósito desse envio de depoimentos era que o comitê Rio 2016 escolhesse Claudio para carregar a tocha.

Durante a coletiva de imprensa do Longines Indoor 2015, na Hípica Paulista, Claudio ganhou o apoio da CBH (Confederação Brasileira de Hipismo) e do atleta olímpico Doda Miranda.

Como foi carregar a tocha olímpica?

Claudio estampou as páginas dos principais jornais do país passando o fogo da tocha olímpica para o ex-jogador e atual comentarista esportivo da Rede Globo Walter Casagrande.

O cavaleiro Claudio iniciou seu trajeto partindo da Rua Líbero Badaró, no centro de São Paulo e caminhou com a tocha até o destino final do percurso, no Viaduto do Chá.

Momentos memoráveis marcaram o início da jornada!

Claudio foi avisado que ele foi escolhido pela irmã dele, Carolina Aleoni Arruda.

Na época, Carol publicou um vídeo tocante em que Claudio aparece recebendo a notícia.

No vídeo, Carol cita a paixão de Claudio pelo esporte. Ela aparece no meio de uma das aulas de hipismo e avisa sobre a novidade.

O momento é carregado por muita emoção e intensa conexão com os jogos olímpicos.

Este vídeo nos estimula a refletir sobre o nosso passado campeão e torcer pelas vitórias dos nossos atletas neste presente ano de 2024.

Afinal, a nossa torcida vale ouro!

Assista o vídeo clicando no botão abaixo:

Logo ASID Brasil