Computador com o print de tela da plataforma Habilita em um fundo roxo.

Conheça o Programa Habilita: uma inovação à serviço do protagonismo das pessoas com deficiência

O programa Habilita é uma plataforma de cursos de tecnologia voltada a fomentar o desenvolvimento profissional e a empregabilidade de pessoas com deficiência. Essa iniciativa ASID combina inovação social e impacto comunitário escalável com tecnologia e metodologia acessíveis. Assim, no artigo de hoje, vamos explorar o potencial do Habilita em transformar vidas através da inclusão socioeconômica. Leia nosso texto e conheça esse programa ASID.

O Habilita é a resposta à falta de acessibilidade comunicacional e metodológica na educação profissional. Sem soluções acessíveis no ciclo de aprendizagem, pessoas com deficiência enfrentam barreiras. São consequências da presença dessas barreiras:

  • Exclusão no mercado formal;
  • Afastamento do acesso à renda;
  • Perda do protagonismo na profissão;
  • Falta de oportunidades econômicas.

Dados validam a significância da dor de mercado. Somente 0,8% dos alunos matriculados em curso superior são pessoas com deficiência. Ainda, 7 em cada 10 pessoas com deficiência estão fora do mercado de trabalho. A multa pela lei de cotas nas empresas se soma a mais de 21 milhões de reais. 

A dor de mercado apresenta aspectos qualitativos. As barreiras no ensino ou em formações profissionais presenciais ou online são arquitetônicas, atitudinais e metodológicas. Todos esses elementos contribuem para dificultar a experiência educativa do público com deficiência. Vieses conscientes e inconscientes são outros obstáculos para a  inclusão plena e a promoção de carreiras.

Qual é a importância do Programa Habilita para o ecossistema de inclusão?

O Programa Habilita promove a inclusão social e econômica de pessoas com deficiência por meio da qualificação profissional e conexão com o mercado de trabalho. Ele é uma plataforma digital que oferece formações profissionalizantes gratuitas, acessíveis e direcionadas a carreiras em ascensão. Além disso, oferece mentorias e oportunidades de empregabilidade contribuindo para o desenvolvimento profissional das pessoas com deficiência. Simultaneamente, o Habilita apoia empresas a conhecer mais sobre as possibilidades e potencialidades da inclusão.

Como funciona o Programa Habilita na prática?

A plataforma permite que pessoas com deficiência de todo o Brasil se cadastrem e tenham acesso a cursos e conteúdos educativos alinhados às demandas do mercado. 


Além disso, o Habilita disponibiliza mentorias de carreiras, divulga vagas de emprego e facilita o contato com empresas inclusivas. Assim, a plataforma funciona como um ecossistema de oportunidades para ativar o protagonismo da diversidade. O programa já oferece formações em tecnologia (como Data Analytics e Python), autoconhecimento e preparação para o mercado de trabalho.

Quais os diferenciais do Habilita?

A plataforma funciona como um hub que centraliza oportunidades de educação profissionalizantes acessíveis para carreiras em ascensão. Ela pode desenvolver diversos temas para cursos, não somente iniciativas educacionais da ASID. O desenvolvimento do Habilita segue os conceitos de representatividade e acessibilidade. Para isso, um Conselho de acessibilidade e tecnologia validou a solução. Esse conselho é formado por pessoas com deficiência beneficiadas pelo Programa Habilita em versão presencial. Além disso, as pessoas que validaram a solução são especialistas em tecnologia e acessibilidade. A equipe responsável pelo programa apoia o comprometimento e a inclusão facilitando contratações em empresas parceiras do programa.

Quem já apoia o Habilita?

O Programa Habilita estimula a contratação de pessoas beneficiadas por grandes empresas parceiras do projeto. A plataforma conta com o investimento da Bemtevi e Logcomex (empresa Curitibana). Já o parceiro técnico Awari by Fluency fornece acessibilidade no curso de Data Analytics e fornece 5 mil bolsas de estudos gratuitas. Por sua vez, o Google fornece 500 bolsas de estudos nos cursos Google de carreira em tecnologia.

O que dizem as pessoas beneficiárias da metodologia Habilita?

A plataforma Habilita surgiu de uma metodologia aplicada presencialmente. Essa metodologia já apoiou pelo menos 534 pessoas com deficiência em formações profissionalizantes. Confira o que dizem as pessoas impactadas por formações profissionais entregues pela metodologia Habilita versão presencial:

Segundo Marinalva Martins, aluna do curso de Data Analytics:


“O suporte constante da equipe ASID agregou qualidade, humanização e estimulou o engajamento dos participantes. Hoje fiz minha transição de carreira e sou uma desenvolvedora em tecnologia.” 

 

Já Amanda Barbosa, outra beneficiária, aponta:

 

“O curso trouxe ferramentas práticas que pude aplicar imediatamente em minha vida pessoal e profissional. Isso trouxe resultados concretos, fortalecendo minha confiança e o senso de capacidade para promover mudanças reais”.

Tem interesse nas formações do Plataforma Habilita?

Confira o calendário das formações:

  • Entre março e abril, serão oferecidas 60 bolsas para o Curso Data Analytics especificamente para pessoas com deficiência em Curitiba;

  • Em maio, serão oferecidas 200 bolsas para o curso Google de introdução à carreira Tech para todo o Brasil;

  • Entre maio e dezembro, serão oferecidas 5000 bolsas para Data Analytics com Awari By Fluency, curso EAD acessibilizado e inclusivo para pessoas usuárias do Habilita.
Logo ASID Brasil

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa Missão

Existimos para quebrar as barreiras socioeconômicas que excluem a pessoa com deficiência.

Selo Amigo Do Surdo Branco Redondo Hugo

LGPD

Em alinhamento com a Lei Geral de Proteção de Dados, garantimos a confidencialidade, segurança e integridade de seus dados pessoais, prevenindo a ocorrência de eventuais danos em virtude do tratamento dos mesmos. Para as solicitações dos titulares de dados, por favor, nos envie um e-mail.

© 2022 ASID Brasil | Desenvolvido por Double2 Comunicação