Nova marca ASID Brasil

Uma Nova ASID Brasil!

Após 13 anos de atuação, uma nova diretoria executiva e o entendimento de um  amadurecimento institucional, reposicionamos a ASID Brasil!

Honramos nosso passado, respeitamos e preservamos o que era preciso.
Mas também, ousamos em reconstruir a ASID. Isso significa: novo posicionamento, novos desafios, novos focos de atuação.

Esse processo – chamado de rebranding –  exigiu uma reestruturação na comunicação da instituição como um todo. Englobou novo posicionamento, estudo de mercado, revisão dos diferenciais competitivos, escolha de novas cores, novo tom de voz – bem como adequações importantes no nome da ASID – sempre carregando a essência do “jeito ASID de ser”.

Contamos com esforços especializados e esse processo durou um ano.
Agora, enfim, estamos prontos para apresentar a você um novo jeito ASID! 

Que tal conhecer sobre como a nossa nova marca transmite
o compromisso em ser uma aliada social pela inclusão e diversidade?

Agora, “ASID” significa
Aliada Social pela Inclusão e Diversidade!

Assim como as pessoas carregam um sobrenome, nossa marca possui um descritivo que herdou dos 13 anos de história da ASID. Entretanto, como inclusão e diversidade são vivas, que se atualizam constantemente e necessita de vários grupos agindo juntos, adotamos o conceito de aliança social; além disso, nosso nome antigo carregava um conceito que já não se se encaixa na nossa causa – igualdade – que vem dando espaço para a equidade. 

EXPLICANDO A ASID EM UMA FRASE:

“A ASID Brasil é referência em soluções de impacto social para a pessoa com deficiência.”

Uma marca cocriada!

Como foi o processo de cocriação?

Atuamos em parceria com  a AdversoLab – um laboratório de design inovador com foco em impacto social.
O processo de cocriação foi longo e de uma grande imersão! 

Contamos com participação ativa de lideranças-chave da ASID e … 

  • entendemos o posicionamento antigo para avaliar a situação atual;
  • identificamos os novos propósitos da ASID Brasil;
  • Entendemos quais os métodos e o jeito ASID Brasil que estimulam uma transformação social e inclusão;
  • entrevistamos equipes, pessoas com deficiência, profissionais e investidores sociais para validar ou descartar ideias;
  • compreendemos a nova proposta de valor da ASID, o modelo de negócios e nossos diferenciais competitivos;
  • posicionamos a pauta da pessoa com deficiência numa visão mais ampla e aprofundada;

Com essas ações colaborativas, foi possível cocriar uma logo que transmite visualmente toda a essência e características principais da ASID Brasil! Assista o vídeo abaixo! (Para todos verem: o vídeo mostra a logo da ASID Brasil em modo animado. O fundo é branco. Os círculos do símbolo vão aparecendo e se expandindo – formando a nova logo com o descritivo “ASID Brasil” ao lado )

A nova identidade incorporou três palavras chaves:
expansão, disseminação e inclusão.

A expansão diz respeito ao crescimento dos impactos gerados e nossa ambição de levar soluções para todo o Brasil – do interior aos grandes centros, norte a sul, respeitando cada realidade e contribuindo para a inclusão social; enquanto a disseminação contagia e potencializa os resultados sociais. Decidimos que nossas metodologias, que comprovadamente geram impacto social e trazem inovação, podem ser replicadas por outras organizações sociais. Com esses elementos, o movimento de inclusão da pessoa com deficiência é ampliado e a ASID Brasil consolida redes de suporte e maior robustez nas mudanças sociais provocadas, atua na quebra de barreiras e incentiva o respeito e progresso da pessoa com deficiência. É agir de forma territorial: mudar o entorno para mudar a realidade da pessoa com deficiência no Brasil!

#Paratodosverem
Anatomia da inclusão social:

A novo logo é constituída pelos seguintes elementos:

  • um círculo azul escuro central representando a pessoa com deficiência;
  • dois outros círculos maiores na cor azul claro , que representam as barreiras impostas pela sociedade;
  • os círculos maiores são interrompidos – representando a atuação da ASID, nas quais as barreiras que excluem a pessoa com deficiência são rompidas. 
  • Pode-se perceber que os círculos maiores estão com pequenas brechas onde pequenos círculos interrompem essas linhas – dando a ideia de ação.

Mais sobre o design:

O logo apresenta uma assimetria entre os elementos. Ou seja: os lados não apresentam as mesmas proporções. Essa assimetria representa o acolhimento das variações, diferenças e diversidade humana.

Um algoritmo paramétrico foi utilizado para gerar essas formas assimétricas e simbolizar o diverso.

A nova logo transmite movimento! De uma maneira bastante orgânica e gradual, as barreiras sociais são rompidas e redes de inclusão são formadas. 

 

Um novo site para tempos inclusivos!

O site da ASID Brasil foi modernizado para comunicar uma mudança na identidade institucional.
O propósito é fazer com que a jornada do usuário seja memorável e atrativa.

Uma das novidades é a aba “Pessoa com Deficiência” que divulga parcerias abertas em projetos da ASID Brasil.
Além disso, há a página “No Radar” para que as pessoas cadastrem projetos. Tais projetos ficarão na lista de espera para serem executados posteriormente.

A seção Conteúdo hospeda o blog da ASID e é alimentado com textos inclusivos para fortalecer o posicionamento de  ASID especialista. Livros digitais elaborados pelas equipes Asiders estão disponíveis na aba biblioteca digital para formar opiniões sobre o ecossistema de impacto social.

O site ainda disponibiliza e-book para as pessoas com deficiências e familiares, OSCs e público em geral. 

Nossa Missão

Existimos para quebrar as barreiras socioeconômicas que excluem a pessoa com deficiência.

Selo Amigo Do Surdo Branco Redondo Hugo

LGPD

Em alinhamento com a Lei Geral de Proteção de Dados, garantimos a confidencialidade, segurança e integridade de seus dados pessoais, prevenindo a ocorrência de eventuais danos em virtude do tratamento dos mesmos. Para as solicitações dos titulares de dados, por favor, nos envie um e-mail.

© 2022 ASID Brasil | Desenvolvido por Double2 Comunicação