Logo ASID Brasil

A ciência da inclusão #04 - Coluna de Felipe Gruetzmacher

O que ativa a inclusão socioeconômica das pessoas com deficiência?

O acesso ao mercado de trabalho é um direito!

O livro “Além das limitações: uma jornada pela história da deficiência e da sociedade do cuidado” fornece muito conteúdo sobre pessoas com deficiência que marcaram a história e estimula reflexões sobre o passado, o presente e futuro da inclusão.

As autoras Pérola de Paula Sanfelice e Daniele Shorne de Souza explicam muitos conceitos de forma didática e numa linguagem simples. Além disso, a obra tece comentários sobre principais leis e políticas voltadas para o avanço da pessoa com deficiência. Assim, por exemplo, o livro traz informações específicas sobre o direito de acesso ao mercado de trabalho.

Sintetizei as conquistas históricas sobre o direito de acesso ao mercado de trabalho em 4 pontos principais:

    • Reserva de cargos e empregos em todos os concursos públicos;
    • Reserva de 2% a 5% de cargos nas empresas com 100 ou mais empregados;
    • Não sofrer discriminação em relação a salário ou critério de admissão;
    • Direito à habilitação e reabilitação profissional com o objetivo de se capacitar para obter trabalho, conservá-lo e também progredir profissionalmente.

Esse trecho do livro serve para expandir o conhecimento e a consciência das pessoas com deficiência sobre o direito à inclusão no mercado de trabalho.

Pontos de conexão entre as conquistas e as jornadas profissionais das pessoas com deficiência

A partir dessa seção, você vai entender como os avanços citados anteriormente se conectam com casos de inclusão bem-sucedida. Até porque histórias assim merecem ser propagadas!

O exemplo abaixo serve para apresentar uma dessas narrativas:

    • Mari trabalhava como bancária numa instituição privada e fez curso de administração. Sempre amou tecnologia. Ingressou no Projeto Jornada Tech para transformar a paixão por tecnologia numa profissão.

A Jornada Tech e a história de Mari são exemplos de como as conquistas relacionadas à inclusão no mercado de trabalho podem ser efetivadas. Até porque a acessibilidade precisa ser acompanhada de qualidade. Não basta incluir só para cumprir cotas.

Sendo assim, a conexão entre diversidade e mercado de trabalho depende de quais fatores?

A inclusão socioeconômica das pessoas com deficiência depende de critério técnico, estratégia e avanços na legislação. Dessa forma, é possível incluir com qualidade, assim como alinhar talentos diversos com as demandas corporativas. Atrair, desenvolver e manter pessoas em organizações empresariais é uma forma da empresa reafirmar o compromisso dela com a inovação e a gestão de talentos. Esses fatores se traduzem em oportunidade de desenvolvimento profissional e empresarial, gerando ganhos para empresa e colaboradores.

Além disso, qual seria a conexão entre acesso ao mercado de trabalho e ODS?

No ano de 2016, foram propostos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) pela ONU com o propósito de resolver problemas mundiais. Esses ODSs agregam maior clareza em projetos sociais, pois os resultados conseguem ser mais mensuráveis e perceptíveis.

Os ODS direcionam ações para ampliar o resultado e a transformação social.

Em função disso, os ODS que se destacam na promoção do acesso ao mercado são:

    • ODS 4 –  Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
    • ODS 8 – Promover o crescimento econômico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos
    • ODS 10 – Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países.

Podemos sonhar com um mundo melhor e mais inclusivo? Sim! Basta que a inclusão e o acesso ao mercado de trabalho aconteçam com oportunidades de desenvolvimento técnico e aplicação de boas práticas de inclusão.

Oportunidades para a pessoa com deficiência impacta todo o ecossistema de negócios e ativa uma robusta transformação social.

Para reafirmar a importância de talentos diversificados no ambiente corporativo, menciono sobre um pouco mais sobre o Jornada Tech:

    • O Jornada Tech foi uma iniciativa do BTG Pactual executada pela ASID Brasil e a escola de tecnologia Alura. O propósito era promover a inclusão no nicho de programação. Até porque o desenvolvimento de tecnologias acessíveis demanda a inclusão de pessoas com deficiência no universo tech.

      Quer saber mais sobre o Jornada Tech? Acesse o post final do Jornada. 

Espero que essa história relatada reforce sua esperança em um amanhã melhor! 

Felipe Emilio Gruetzmacher 
ASID Brasil – 2023

Referências:

SANFELICE, P. P; SOUZA, D. S. Além das limitações: uma jornada pela história da deficiência e a sociedade do cuidado. 1 ed. Curitiba: Farol dos Reis, 2023. Acesse aqui

Sobre o autor:

Felipe Gruetzmacher é um escritor que acredita muito no potencial de combinar ciência, esforços empresariais e projetos sociais. Tem interesse em estudar como essas três partes podem colaborar entre si.
Se você é algum empresário, organização do terceiro setor ou cientista e quer cocriar conosco, deixe seu comentário!

 

Sobre a ASID Brasil:

A ASID Brasil é uma ONG que promove a inclusão socioeconômica da população com deficiência. Somos agentes empreendedores que alcançam a excelência realizando mudanças sociais movido a metodologias, estudos e inteligência plural.

Logo ASID Brasil

Nossa Missão

Existimos para quebrar as barreiras socioeconômicas que excluem a pessoa com deficiência.

Selo Amigo Do Surdo Branco Redondo Hugo

LGPD

Em alinhamento com a Lei Geral de Proteção de Dados, garantimos a confidencialidade, segurança e integridade de seus dados pessoais, prevenindo a ocorrência de eventuais danos em virtude do tratamento dos mesmos. Para as solicitações dos titulares de dados, por favor, nos envie um e-mail.

© 2022 ASID Brasil | Desenvolvido por Double2 Comunicação