Inovação Social #03 - Coluna de Leonardo Mesquita

As engrenagens de uma inovação social

No final do ano de 2023 recebi o contato de uma parceira da Comunidade Conexões que estava em busca de apoio para reorganizar sua instituição. Suas lideranças sentiram a necessidade de encontrar um novo modelo de negócio para a organização. Iniciamos então nossas primeiras conversas.

Ao compreender melhor os desafios, entendi que ela possuía uma grande estrutura, com vários tipos de atendimentos e projetos, e que um bom caminho para enfrentar esse desafio seria entender a organização como um conjunto de modelos de negócio, ou melhor, que cada projeto da organização talvez tenha um modelo mais indicado.

Com essa abordagem, quebramos o desafio em partes menores, mais gerenciáveis e com margem para adequar algumas especificidades e definir prioridades. Mais do que encontrar uma solução única (e às vezes mágica para a instituição como um todo), buscamos encarar tudo como um projeto, independentemente do seu tamanho e entendendo que cada um desses projetos irá demandar por recursos financeiros, pessoas, metodologias e tempo.

Lembro que, em uma das conversas, chegamos a uma reflexão de que seria melhor “entender e mexer nas engrenagens do que no sistema como um todo”. Essa frase me marcou naquele momento e me conectou com uma outra metodologia do meio corporativo que conheci anos atrás e que agora busco um paralelo com o setor social: “Os Dez Tipos de Inovação”.

Essa metodologia é de autoria de Larry Keeley, Ryan Pikkel, Brian Quinn Helen Walters, disponibilizada no livro dos mesmos autores intitulado “Dez Tipos de Inovação, A Disciplina de Criação de Avanços de Ruptura” (DVS EDITORA).

O livro traz a ideia de que uma empresa pode inovar de diversas maneiras para aumentar sua produtividade ou competitividade. Não dependendo apenas de uma “sacada genial” ou um “produto disruptivo”. Podemos segmentar toda a sua estrutura e olhar para essas segmentações como potenciais campos de inovação.

Os dez tipos de inovação são separados em três categorias: Configuração, Oferta e Experiência. Os tipos de inovação são organizados nessas categorias como na lista a seguir:

  1) Configuração

  • Modelo de lucratividade: Como a empresa ganha dinheiro.

  • Rede: Como a empresa se conecta com os outros.

  • Estrutura: Como a empresa é organizada.

  • Processo: Como a empresa faz as coisas.

      2) Oferta
  • Desempenho do produto: Como o produto funciona.

  • Sistema do produto: Como o produto é composto.

      3) Experiência
  • Serviço: O que a empresa faz por seus clientes.

  • Canal: Como a empresa entrega seus produtos e serviços.

     

  • Marca: Como a empresa é percebida pelos clientes.

     

  • Envolvimento do cliente: Como a empresa interage com os clientes.

Com isso, a metodologia nos permite identificar oportunidades de inovação, desenvolver novos produtos e serviços e melhorar os produtos e serviços existentes.

Voltando para nosso caso inicial, quando citamos a ideia “engrenagens de um sistema”, logo lembrei dos Dez Tipos de Inovação e como poderíamos quebrar aquele desafio em segmentos menores. A partir dessa segmentação, compreender em cada projeto as suas estruturas, processos, custos e oportunidades de financiamento.

É interessante uma atenção para os aspectos de experiência dos “clientes” ou, nesse caso, das famílias atendidas pela organização. Entender as oportunidades de melhoria considerando as categorias citadas acima e ajustar as engrenagens para que esse grande sistema continue gerando impacto social e transformação local e de uma forma sustentável.

Sobre o autor:

Leonardo Mesquita é especialista em Gestão de Projetos Sociais e certificado em Lideranças de Inovações Sociais. É graduado em Engenharia de Computação e há 7 anos atua na ASID Brasil, liderando articulações de comunidades e processos de inovação social dentro da causa da pessoa com deficiência. Já esteve envolvido na coordenação de programas de voluntariado. Léo escreve sobre inovação social, ODS e como conectamos essas pautas com a causa da pessoa com deficiência.

 

Sobre a ASID Brasil:

A ASID Brasil é uma ONG que promove a inclusão socioeconômica da população com deficiência. Através dos pitches e pesquisas, a ASID Brasil entende melhor o cenário para oferecer sempre uma solução bem segmentada e focada nas dores dos beneficiários. Nossa literatura é uma forma de inovação social e bom uso de informações e dados para impactar o ecossistema de inclusão. Somos agentes empreendedores que alcançam a excelência realizando mudanças sociais movido a metodologias, estudos e inteligência plural.

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