Portas Abertas: uma solução que desperta perspectivas de futuro e de soluções inclusivas
Portas abertas: Uma parceria ASID Brasil e Instituto Brasil Agro
O que mudanças de perspectivas podem ativar na vida de um jovem? Investir em educação sempre será um bom plano para estimular o protagonismo juvenil. O Portas Abertas buscou qualificar jovens do ensino fundamental 2° ciclo e/ou ensino médio para potencializar a inserção no mundo do trabalho e fortalecer a cultura de diversidade, diminuindo barreiras socioeconômicas.
Dados validam a necessidade de repensar nossos modelos de ensino. O “Movimento Todos pela Educação” pontua que quase 40% dos brasileiros de 19 anos não concluíram o ensino médio. A primeira etapa do projeto “Portas Abertas” foi uma profunda imersão no contexto das cidades de Correntina (BA) e Querência (MT). Especialistas da ASID foram presencialmente visitar o território e apresentar o projeto para a secretaria de educação, lideranças das escolas e demais atores pertinentes, além de estreitar os laços comunitários. Esse projeto foi desenvolvido em parceria com o Instituto Brasil Agro e apoio da Secretaria de Educação de Correntina e Núcleo de Educação do Mato Grosso. O diagnóstico das realidades locais relatou falta de perspectiva dos jovens em relação ao futuro e a percepção de estarem limitados a determinados tipos de emprego. As cidades têm forte influência do trabalho no campo e que ativa, por vezes, a desistência dos jovens por uma carreira diferente do padrão estabelecido na cidade. A partir dessa perspectiva local, o projeto trouxe aos estudantes estratégias de planejamento para o futuro.
A partir desse diagnóstico um grande Laboratório de Aprendizagem foi formado. As ferramentas consistiram em encontros teóricos-práticos com o propósito de preparar a juventude para o mercado de trabalho. Foram apresentadas aos jovens novas possibilidades de carreiras que fogem das opções já consolidadas.
Para alcançar esse propósito, foram conduzidas diversas atividades voltadas ao planejamento e à reflexão sobre as escolhas e suas consequências. Como resultado dessas interações, observamos que os alunos passaram a sentir-se menos inseguros ao tomar decisões relacionadas aos seus destinos. Ao longo do projeto, enfatizamos a ideia de que escolher e, posteriormente, modificar esse caminho não é um obstáculo, contanto que possuam a habilidade de planejar os próximos passos com sabedoria.
A última etapa do projeto teve a proposta de compilar todos os aprendizados trazidos ao longo do projeto com Soluções inclusivas. Foi uma etapa ‘mão na massa’, muito trabalho em grupo e jovens prontos para notarem pontos de melhorias em seus espaços.
DESTAQUES DA INICIATIVA: Portas Abertas
Portas abertas 161 alunos de ambos os municípios concluíram as formações.
Soluções inclusivas colocadas em prática: em Querência a parceria entre os alunos, o Poder Legislativo e o Poder Executivo destacou-se como um exemplo de cooperação comunitária com foco na inclusão.