O empreendedorismo desperta sonhos
Empreenda: uma jornada acessível de encontro com seus próprios talentos
Iniciar um negócio próprio é muito mais do que ganhar dinheiro. É uma oportunidade para desenvolver talentos e amadurecer profissional e pessoalmente.
Mas qual é a realidade da pessoa com deficiência que quer empreender? No Brasil, um expressivo número de 27% do empreendedores são pessoas com deficiência (SEBRAE, 2022). Esse dado expressa o tamanho de uma incrível oportunidade econômica.
Mas qual é o jeito ASID de ativar o sonho empreendedor das pessoas com deficiência e/ou dos seus familiares?
Foi com o propósito de ativar sonhos que a parceria ASID Brasil e Bradesco executou a terceira edição do projeto “Empreenda Bradesco”. Apoiamos pessoas com deficiência e familiares a empreender como alternativa à empregabilidade tradicional com base em seus talentos, com acessibilidade e suporte emocional.
O Bradesco apoia a ação por investir fortemente em educação e gestão financeira. Logo, há todo um propósito em impulsionar a mudança social através do fomento ao empreendedorismo. O diferencial e a relevância dessa solução está no foco em construir um jeito de empreender mais inclusivo! Com foco na realidade de pessoas com deficiência e suas famílias.
O Empreenda ofereceu uma trilha de educação financeira conduzida por voluntários Bradesco, aulas de empreendedorismo, bate-papo com empreendedores, encontros com psicóloga e outras ações. O projeto compartilhou conteúdo sobre empreendedorismo de forma didática, flexível e acessível. As pessoas beneficiárias puderam assistir às aulas através de celular, computador ou vídeos gravados.
Além do mais, dado que este projeto foi conduzido online, alcançou todo o Brasil, garantindo sua escalabilidade. Os conteúdos trabalhados abordaram desde ideias para empreender até mesmo a formalização do negócio.
Voluntários do Bradesco tiveram um importante papel neste projeto, compartilhando com as pessoas beneficiadas conhecimentos específicos e valiosos sobre negócios. Esse contato entre voluntários de uma instituição financeira e pessoas empreendedoras gerou muito aprendizado coletivo e colaborativo.
Além das ferramentas e habilidades de negócio, o que torna esta solução única é o cuidado dedicado à pessoa, permitindo que ela se reconstrua como indivíduo. Aqui, o foco não se limita apenas ao negócio, mas se concentra no ser humano, destacando a importância do equilíbrio pessoal e da identidade como ponto de partida para o desenvolvimento de ideias de negócios.
Em se tratando de dados qualitativos, os beneficiários elogiaram a didática e a acessibilidade do conteúdo. A sustentabilidade da Comunidade já rendeu frutos: algumas mães participantes do projeto foram contratadas para facilitar oficinas de empreendedorismo para novas turmas.
A atividade de empreender não precisa ser tão solitária se contar com um suporte contínuo. A Comunidade Empreenda impulsiona a inclusão socioeconômica de pessoas com deficiência em todo o Brasil. Ela é formada por pessoas com deficiência ou familiares que integram os projetos de empreendedorismo da ASID Brasil.
Já a Vitrine Virtual da ASID Brasil é um espaço de visibilidade com o objetivo de conectar consumidores
diretamente com pessoas empreendedoras com deficiência. Tanto a Vitrine Virtual quanto a Comunidade Empreenda impulsionam a continuidade de muitos negócios e o desenvolvimento profissional contínuo dos empreendedores.
DESTAQUES DA INICIATIVA Empreenda Bradesco:
- Empreenda ASID Brasil Negócios criados e/ou impulsionados: 15
- Nível de satisfação dos participantes: 97%.
- Nível de satisfação das pessoas voluntárias: 100%
- Ao todo, 30 pessoas beneficiárias concluíram as trilhas de desenvolvimento.
- Foco no beneficiário: metodologia que leva em consideração o equilíbrio pessoal e da identidade como ponto de partida para o desenvolvimento de ideias de negócios.
- Visibilidade: os negócios criados ganham destaque durante três meses na Vitrine Virtual e nas redes sociais da ASID Brasil.
- Apoio contínuo e atualização: com trilhas de desenvolvimento ao longo do ano na Comunidade Empreenda.
- Empreenda ASID Brasil Negócios criados e/ou impulsionados: 15