A união faz a educação e nós podemos provar!
Mais Educação: uma iniciativa de educação inclusiva fundamentada no papel transformador das escolas
Já pensou como seria integrar o poder público, a iniciativa privada e atuação do terceiro setor para atender a demanda de uma comunidade local? O Mais Educação é um exemplo de desenvolvimento territorial completo.
O município de São Raimundo das Mangabeiras demandou um projeto de Educação Inclusiva focado no papel transformador das escolas. Assim, a SEED (Secretaria de Educação Especial), o Instituto BrasilAgro e a ASID Brasil agiram de forma integrada para aperfeiçoar o modelo de educação inclusiva em todo o município.
A imersão territorial para formação de alianças locais foi o primeiro passo para o desenvolvimento do projeto. Esse diagnóstico territorial foi realizado por especialistas ASID que, ao conhecer a realidade local, entendem a real demanda e traçam planos personalizados para que, ao fim do projeto, a sustentabilidade seja garantida. O diagnóstico em Mangabeiras mostrou que a inclusão de estudantes com deficiência no ensino regular era baixa, com apenas 3,8% matriculados. Desse total, somente 28,8% acessavam atendimento educacional especializado
(AEE).
Em contrapartida, o município já demonstrava vontade de executar a transformação inclusiva dentro de sala de aula. Os mais de 200 professores e gestores da rede pública e 18 escolas (das 20 existentes no município) demonstraram o interesse em receber a iniciativa. Isso apontou um solo fértil com potencial transformador da educação local. Hoje, o Mais Educação já é considerado como parte do trabalho da SEED. A parceria e combinação de esforços fez toda a diferença!
O projeto foi dividido em duas fases a partir de critérios técnicos. A primeira fase foi composta pelo Letramento inclusivo para profissionais da educação. Trilhas de educação inclusiva foram ministradas pela ASID de forma presencial para professores, gestores escolares e coordenadores pedagógicos. Além disso, o Plano de Desenvolvimento Inclusivo (PDI) permitiu que escolas participantes tivessem metas sobre educação inclusiva estabelecidas pelo gestor escolar. Este plano foi monitorado durante os anos de 2022 e 2023 com o propósito de dar suporte aos gestores escolares e fazer avançar a inclusão escolar. Os professores ganharam maletas pedagógicas, um conjunto de materiais pedagógicos dentro do desenho universal da aprendizagem para acelerar a aprendizagem inclusiva.
Já a segunda fase foi composta pelas visitas feitas da equipe “Mais Educação” às escolas participantes. Nesta fase, foram monitoradas as práticas pedagógicas inclusivas e foi fornecido suporte para a prática pedagógica inclusiva, professores e coordenadores pedagógicos. Ainda, nesta segunda fase, foram executados muito mais aspectos do projeto. A formação da equipe de professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) contou com uma trilha virtual formativa sobre inclusão escolar e marcos regulatórios da educação inclusiva. Foram 16 professores que atuaram nessa equipe e continuam atuando no município, demonstrando amor e paixão pela causa da educação inclusiva. Essa equipe funciona como um suporte para a inclusão de alunos com deficiência em salas de aula regulares.
Já o Comitê da Família permitiu que famílias com estudantes participassem do AEE dentro do município. Foram encontros voltados para a temática da inclusão, o fortalecimento da rede de apoio e efetivação dos direitos das pessoas com deficiência.
O voluntariado corporativo, outro importante aspecto do projeto, buscou mobilizar a comunidade e as escolas
participantes. Assim, voluntários do Instituto BrasilAgro combinaram esforços com as escolas para melhorarem as
estruturas físicas da escola.
Em apenas um ano de projeto, foram alcançadas 112 horas de formação em 18 escolas municipais. 60% das metas dos PDIS das escolas foram alcançadas e foram feitas 30 adaptações pedagógicas em sala de aula. Foram 15 famílias engajadas no Comitê da Família e 5 novas salas do AEE foram criadas no município (antes do projeto o município contava com apenas 2 salas).
Além disso, uma sala de estimulação precoce foi aberta para a educação infantil em Mangabeiras. A abertura dessa nova sala ocorreu pelo financiamento da Prefeitura, demonstrando a força dessas parcerias estratégicas. Desse jeito, o Mais Educação vai fornecer formação adequada para os profissionais que atuam na sala de estimulação precoce.
A segunda fase será concluída em 2024 mas a realidade já está sendo transformada! Antes do início do projeto 45 estudantes com deficiência estavam matriculados no ensino municipal regular, e, durante a atuação do projeto em 2023 esse número subiu para 96 estudantes matriculados. 250 professores participaram nas formações e os 3150 alunos da rede municipal estão sendo beneficiados indiretamente pelas práticas pedagógicas inclusivas, que são aplicadas no dia a dia na escola para todos os alunos. O poder da educação e da união intersetorial efetiva práticas inclusivas!
A solução “Mais Educação” ganhou tanta relevância e credibilidade que concorreu ao Prêmio Sesi ODS 2023 na categoria “Inovação para a Sustentabilidade”. Foram dois dias de evento e a ASID pode se atualizar sobre práticas
ESG e expor o Mais Educação na Mostra de Projetos!
Além da premiação, o SESI reconheceu com o Selo SESI ODS 2023, as instituições comprometidas no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A ASID foi reconhecida com o selo SESI ODS 2023. Essa certificação agrega na credibilidade do Mais Educação e reforça a atuação dessa solução alinhada aos ODS.
DESTAQUES DA INICIATIVA Mais Educação:
- Mais Educação Reconhecimento: iniciativa reconhecida com o Selo SESI ODS 2023.
- Mudança sistêmica: 250 professores acessando capacitações.
- Implementação da maleta pedagógica: composta por 15 alternativas de atividades inclusivas para qualquer aluno da educação básica.
- Criação de redes: aproximação das famílias na educação e desenvolvimento da criança com deficiência.