Logo Projeto Mais Educação

Conheça 5 motivos para investir em educação inclusiva:

A organização empresarial que investir em educação inclusiva acaba gerando uma tremenda mudança territorial. É uma estratégia para naturalizar as “diferenças” e permitir que todas as pessoas façam parte da rotina escolar. A convivência nas instituições escolares apoia as conexões, laços afetivos e socialização. 

Este texto traz 5 razões para uma empresa investir em projetos focados em educação inclusiva. A primeira e a segunda razão vão enfatizar os ganhos da empresa. Já os três últimos vão focar o impacto social positivo na comunidade escolar, famílias e alunos com deficiência.  

A partir dessa descrição do panorama geral e do equilíbrio de atores, todas as partes do ecossistema de impacto podem ser beneficiadas.

  • Quais os principais ganhos de uma empresa que investe em projetos de educação inclusiva?

Em geral, corporações que apostam em projetos de inclusão escolar conquistam maior credibilidade diante do mercado. Conseguem comunicar um forte senso de propósito, o que acaba atraindo talentos. Além disso, a marca sempre estará associada a causas sociais autênticas e marketing positivo.

Essa forma de comunicar impacto conquista e fideliza clientes. Negócios alinhados com educação inclusiva promovem desenvolvimento do território e se posicionam na memória afetiva das pessoas. 

Assim, há uma forte consolidação de networking e novas parcerias.

  • Tangibilização do desempenho com o ESG e ODS:

Além dos ganhos já mencionados, bons projetos de investimento em educação inclusiva podem contar com bons critérios de mensuração. É investir no “S” do “ESG”.

Dessa maneira de investir na educação com tanta especificidade, é mais fácil mensurar o impacto entregue para as comunidades. Mudar todo o território e o ecossistema de impacto exige profissionalismo e bons critérios técnicos.

Com o alinhamento entre desempenho do projeto e ESG, é possível apresentar a transformação social bem mais tangibilizada. Só esse fator já é um ganho específico, pois simplifica muitas ações e processos voltados para entender a mudança social. Esse modo mais criterioso aproxima a empresa dos ganhos citados anteriormente. 

Além disso, os próprios ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) podem ser usados para identificar os impactos deixados pela inclusão educacional. São os seguintes ODS:

4 Educação de qualidade: tal ODS serve para identificar o engajamento dos professores em relação à inclusão integral dos alunos com deficiência. 


10 reduzir as desigualdades: esse ODS serve para identificar as possibilidades de adaptar metodologias e reduzir as desigualdades no acesso à educação e comunicação.



11 cidades e comunidades sustentáveis: é a avaliação da educação inclusiva dentro da realidade das instituições de ensino. Essa percepção do contexto apoia a compreensão da sustentabilidade das organizações educativas, mudança territorial e cidades.

  • Adaptação metodológica é um ganho para toda a comunidade escolar:

Todo o projeto de inclusão de pessoas com deficiência no ensino regular pressupõe adaptação de metodologias de ensino. Um professor que precisa lidar com diferentes formas de aprender tem a oportunidade de analisar a própria didática e métodos.

Essa análise da própria pedagogia acaba agregando maior profissionalismo e técnica para o dia a dia escolar. Os modos de ensinar são moldados conforme o ritmo dos alunos, otimizando a aprendizagem de toda a classe. A acessibilidade metodológica acaba incorporando todas as crianças. 

Naturalizar as diferenças é um passo importante para atingir a universalidade e todos os estudantes.

  • Todas as famílias ficam engajadas nos processos de inclusão escolar:

As adaptações metodológicas e a acessibilidade comunicacional exigem programas, planejamento e estratégias adequadas. Esse fato acaba aproximando famílias das escolas, porque um dos pressupostos da inclusão é a educação democrática.

Professores, diretores e gestores escolares precisam ter uma escuta ativa e empática para entender as necessidades de acessibilidade dos alunos. Famílias de crianças sem deficiência podem ter atuação ativa na execução da inclusão escolar.

Afinal, todas são partes interessadas numa educação de qualidade. A própria comunidade escolar e território oferecem um maior senso de conexão e pertencimento.

A abordagem executada por uma liderança escolar democrática, participativa e colaborativa gera muito engajamento! Com esses esforços combinados, é consolidada uma rede de lideranças escolares que fortalece atores locais e valoriza as trocas de experiências e conhecimentos.

  • Transformação da comunidade escolar e impacto territorial:

As conexões fortalecidas através da educação democrática e acolhedora ultrapassam os muros da escola. A combinação de ações entre famílias e escolas promove uma transformação territorial! Crianças com deficiência poderão socializar com a comunidade além dos turnos escolares. A convivência com diferentes perfis de pessoas e experiências consolidam territórios mais sustentáveis e conectados. Todas as pessoas se tornam protagonistas da transformação que inicia com a escola e vai conquistando toda a dimensão local.

Quer investir em educação inclusiva?

A solução Asider “Mais Educação” fomenta a inclusão de pessoas com deficiência no ensino regular através de sensibilização das lideranças escolares, critérios técnicos e metodologias apropriadas.

Nossas estratégias estão baseadas em:

  • Sensibilizar gestores;
  • Fortalecimento da rede de inclusão;
  • Disseminação de boas práticas de inclusão da pessoa com deficiência em escolas;
  • Diagnósticos nas cidades do público-alvo;
  • Desenvolvimento de um plano de implementação.

Sua empresa quer mudar o rumo de uma escola? Converse com nossas lideranças Asiders para conhecer nossos diferenciais e proposta de valor.

Logo ASID Brasil