Setembro verde

Mês de luta pela inclusão das pessoas com deficiência

Qual é o significado do setembro verde? O mês marca o início da Primavera e está associado ao florescimento.  Por isso, a Setembro tem uma ligação muito forte com a cor verde. Ela representa a esperança, o florescimento, renovação e dias melhores. Além disso, Setembro estimula reflexões sobre a inclusão das pessoas com deficiência.

Por que essa conexão tão forte entre inclusão e o mês de Setembro? Acompanhe a leitura para descobrir!

Um mês para renovar a esperança em dias melhores!

Setembro marca a campanha focada em inclusão iniciada em 2015 pela parceria entre Federação das Apaes do Estado de São Paulo (FEAPAES-SEP) e Apae de Valinhos (SP). O propósito é apresentar setembro como referência na luta pelos direitos e inclusão social das pessoas com deficiência. Isso acontece porque 21 de setembro é o dia nacional da luta da pessoa com deficiência

Um dia para recordar nossas lutas.

Já o dia 21 de setembro é associado à luta nacional da luta da pessoa com deficiência por motivos ainda mais antigos. A data foi oficializada em 1982 pela Lei 11.133/2005 por um esforço coletivo de movimentos sociais.

Logo, a data representa uma diversidade de causas como:

  • Educação inclusiva:  foco na inovação pedagógica e acolhimento dos alunos com deficiência;
     
  • Independência financeira: fortalecimento de pequenos negócios;
     
  • Crescimento profissional: acesso a qualificação específica para estar no controle da carreira;
     
  • Autonomia e tomada de decisão: trilhar caminhos próprios e exercer a tomada de decisões.

Cada experiência de vida demanda recursos e tipos apropriados de acessibilidade.

As soluções ASID Brasil:

A ASID Brasil luta pela quebra de barreiras e a naturalização das diferenças. É a partir desse posicionamento que impulsionamos a inclusão socioeconômica da pessoa com deficiência. Assim, um dos nossos focos é a distribuição de conteúdo nas redes sociais sobre essa combinação de causas. 

Nesse contexto, a ASID Brasil criou um “Um chamado para a ação”, um texto que convida toda a sociedade a pensar a respeito do tema inclusão e enfatiza pontos fundamentais da aceitação da diversidade. Esse chamado sintetiza aspectos como:

 

  • a busca da mudança pela combinação de esforços coletivos;
  • enfatizar “nada sem nós sobre nós”. É uma escuta ativa para entender as perspectivas das pessoas com deficiência sobre as próprias barreiras;
  • Vida ativa, protagonismo, geração de renda, oportunidades de trabalho e desenvolvimento inclusivo.  

 

Acesse o documento “Um chamado para ação” clicando no botão abaixo:

Em pontos mais específicos, a ASID Brasil entrega impacto social através de projetos como:

“Mais educação” atende a demanda por educação inclusiva  a partir da disseminação de boas práticas de inclusão.

“Empreenda” fomenta o empreendedorismo da diversidade com apoio para tirar ideias do papel e fortalecer negócios já existentes.

“Jornada tech” fornece conteúdos técnicos e comportamentais, práticas e vivências.  O beneficiário assume maior protagonismo na carreira a partir do contato com esses conteúdos.

“Projeto Asas” estimula a criação de um plano de vida personalizado para que os beneficiários consigam usufruir de uma maior qualidade de vida.  Eles acessam uma rotina adulta e terceira idade, com redes de apoio, segurança financeira e realização do que o faz feliz.

Falas memoráveis e que merecem reflexão:

A luta coletiva engloba, por exemplo, a busca por uma qualidade de vida melhor para pessoas com síndrome de Down. 

Trazer outro olhar sobre a pessoa com deficiência. Para sermos protagonistas da nossa história. Queremos mostrar a importância da pessoa com síndrome de down. Podemos ter metas de vida. As leis devem ser cumpridas para termos oportunidades garantidas. Todas as pessoas com deficiências têm direitos e deveres!”

(Depoimento do Embaixador ASID Brasil Claudio Aleoni Arruda)

O movimento das pessoas com deficiência com síndrome de Down faz parte de uma causa maior que é a luta das pessoas com deficiência. São ações colaborativas que geram um resultado muito relevante. 

ASID Brasil quer construir conhecimento sobre inclusão:

Em 2022, as equipes Asiders passaram por um treinamento interno. O objetivo era conhecer mais a respeito do histórico da pessoa com deficiência, capacitismo, vieses inconscientes, leis, terminologias e a evolução nos modos de realizar censos governamentais. A partir desse treinamento, as equipes Asiders resumiram todos os conceitos trabalhados e analisados num e-book chamado  “Diversidade e Inclusão 2023”.

Muitas ideias foram compartilhadas para consolidar um conhecimento robusto e disseminar conceitos fundamentais sobre inclusão. Dessa forma, a ASID Brasil se posiciona como uma marca especialista. 

A ASID já disponibilizou a obra. Faça o download no botão abaixo:

Logo ASID Brasil

Nossa Missão

Existimos para quebrar as barreiras socioeconômicas que excluem a pessoa com deficiência.

Selo Amigo Do Surdo Branco Redondo Hugo

LGPD

Em alinhamento com a Lei Geral de Proteção de Dados, garantimos a confidencialidade, segurança e integridade de seus dados pessoais, prevenindo a ocorrência de eventuais danos em virtude do tratamento dos mesmos. Para as solicitações dos titulares de dados, por favor, nos envie um e-mail.

© 2022 ASID Brasil | Desenvolvido por Double2 Comunicação