Voluntariado na Escola Vivian Marçal

O voluntariado na Escola Vivian Marçal foi uma das primeira ações realizadas pela ASID. A instituição tinha a necessidade de melhorar o trocador para atender melhor seus alunos. Assim a ASID mobilizou voluntários de uma empresa para fazer essa e outras reformas.

Contexto

No começo de 2012, houve uma mudança na legislação e as Escolas Especiais viraram “Escolas de Educação Regular Básica na Modalidade Especial”.

Assim a Escola Vivian Marçal viveu isso de perto! Em resumo, a nova legislação causou uma mudança na sua estrutura. Dessa forma, os alunos eram divididos por idade. A Sede atendia os mais velhos e a Sub-sede os mais novos. Por isso com a mudança na legislação a Escola foi obrigada a atender alunos de faixas etárias diferentes nos dois endereços.

A Sub-sede, que atendia alunos pequenos, começou a receber adultos. Sua estrutura física era equipada e preparada apenas para uma determinada faixa etária. Assim grande parte dos alunos utilizava fralda e o espaço do trocador era adaptado para receber apenas os alunos pequenos. Com a mudança da legislação este trocador passou a ser utilizado para trocar os  alunos mais velhos também. Dessa forma passaram a ser necessárias 4 pessoas a realizar a troca de um aluno adulto. Isso um espaço muito apertado que não oferecia conforto aos alunos.

Hora de colocar a Mão na Massa

Durante 10 finais de semana, aconteceu o Voluntariado na Escola Vivian Marçal. Com o apoio de 90 voluntários da GVT, hoje Fundação Telefônica Vivo e de um profissional de construção. Assim foram trabalhados a ampliação do espaço do trocador. Além de atividades com planejamento, demolição, construção e acabamento. Assim hoje em dia o trocador comporta 2 trocas simultaneamente. Com isso a Vivian Marçal pode melhorar e muito a qualidade de atendimento.

Para saber mais sobre o trabalho da ASID faça o download do nosso Relatório de Impacto:


6 Respostas a "Voluntariado na Escola Vivian Marçal"

  • DENISE LATUF
    19 de setembro de 2018 (11:53)
    Responder

    PARABÉNS!!!

    • ASID
      19 de setembro de 2018 (12:13)
      Responder

      Muito obrigado, Denise! 🙂

  • Edson Luiz Torrens
    21 de janeiro de 2019 (13:25)
    Responder

    Sou um Professor de História. Tenho 50 anos e trago em mim todos os sonhos possíveis. Tenho pela História um Amor verdadeira, uma Profunda admiração. Sou apaixonado pela Arte em todas as suas expressões possíveis. Vivo num país que menospreza a Memória e desdenha o passado, tão sagrado para o nosso crescimento absoluto. A grande força para o nosso desenvolvimento “mais abençoado”.
    Trago em mim todos os sonhos que sempre acalentei. Não perdi nenhum deles.
    Pretendo aqui divulgar a minha intenção de lecionar História ( e também Filosofia, Geografia, Teoria da Arte e Sociologia ) na cidade de Curitiba e região. Sou um Professor PSS, que não encontra segurança no sistema de seu Estado ( do Paraná ), pois a espera é sempre grande, para preencher a lacuna de algum professor efetivo. Não há concursos, portanto, acabamos sempre vivendo o mesmo desespero. Torcemos para sermos chamados, a partir do início do ano, e muitas vezes chegamos ao final dele, e permanecemos sem emprego, sem garantia alguma. Preciso solicitar a quem puder ler e compreender minhas palavras sinceras, por favor, tenha atenção para com este recado que lhe chegará de peito aberto. Só a Verdade pode transformar o mundo, e preciso ser sincero. Para que eu possa ser auxiliado e observado. Tenho talento e imenso gosto por exercer minha tão exaltada profissão. Estou desempregado e ansioso para realizar o meu sagrado ofício de ministrar aulas: construindo a sociedade, todos os dias.
    Tenho projetos culturais, preciso mostrá los e discuti los. Sou ilustrador, e poderei adicionar muito com esta minha outra faceta.
    Rogo aos senhores uma chance para que eu vos possa mostrar o meu trabalho e sua qualidade. Tenho completa disponibilidade de horários para trabalhar e manter convosco um contato mais direto, objetivo e pessoal. Muito obrigado.

    • ASID
      22 de janeiro de 2019 (12:35)
      Responder

      Olá, Edson! Tudo bem? Esperamos que consiga uma vaga em breve. Sugiro que acesse o site https://asidbrasil.org.br/rede-asid/e entre em contato diretamente com as entidades que fazem parte da Rede ASID. Obrigado!

  • Flavia
    11 de setembro de 2019 (14:35)
    Responder

    Senhores,

    Visando o atendimento às necessidades dos munícipes com deficiência do Município de Curitiba, o Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, representando esse público, juntamente com a Faculdade de Educação Superior do Paraná (FESP) e Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, com o programa justiça no bairro, vem por meio deste instrumento e em conformidade com o artigo 84 e seguintes da Lei Federal 13.146/2015 que trata sobre Curatela, comunicar que já esta aberta as inscrições para o próximo polo avançado (até 20 de setembro) e seria de grande proveito a divulgação para as famílias que tem interesse.

    Lembrando que para participar do evento a renda familiar tem que ser de até três salários mínimos, a Pessoa com Deficiência tem que ser maior de dezoito anos e necessitar de um responsável para cuidar e administrar seu dinheiro e seus bens.

    Certos de podermos contar com vossa colaboração neste sentido, antecipadamente agradecemos.

    Colocamo-nos à disposição, para quaisquer esclarecimentos, pelo telefone (41) 3221-2262 ou 3221-2273.

    Atenciosamente,

    Dra. Flavia Monteiro

    • ASID
      11 de setembro de 2019 (16:25)
      Responder

      Obrigado por compartilhar, Flávia!


Tem algo a dizer?

Se você achou este conteúdo útil, compartilhe com quem possa se interessar!