Voluntariado Corporativo Estratégico: benefícios para todos os envolvidos

No universo do voluntariado corporativo é cada vez mais difundida a ideia de que um voluntariado estratégico deve estar alinhado com os negócios da empresa. Em um momento em que ainda esse trabalho é visto, muitas vezes, alheio às competências profissionais ou vinculado a reformas estruturais, por exemplo, surgem empresas que incentivam seus colaboradores a lançarem mão de suas habilidades técnicas para colaborarem com instituições e organizações sociais.

O voluntariado corporativo ganha força no desejo das pessoas em contribuir para uma causa que simpatizam, aliado à busca das empresas de maior engajamento e responsabilidade em aspectos sociais, principalmente no contexto de suas atividades cotidianas.

Gestores de áreas como design, tecnologia, recursos humanos, direito e contabilidade podem envolver seus profissionais qualificados nessas respectivas áreas por meio de assessoria jurídica ou apoio contábil, criação de logotipo ou um site, automatização de  processos internos ou capacitação da área administrativa, resultando em ótimas iniciativas.

A ASID une profissionais com habilidades técnicas e empresas de serviço qualificado a instituições sociais, comprovando os benefícios do voluntariado corporativo estratégico a todos os envolvidos.

A prestação de serviço qualificado de forma voluntária não beneficia somente as instituições, pode, inclusive, melhorar a motivação e reputação das empresas, além de trazer vantagens ao próprio profissional envolvido.

O profissional expande sua rede de contatos, amplia competências e vive novas experiências, se envolve com a comunidade, sente-se auto-realizado, expande seu portfólio profissional e desenvolve maior flexibilidade e adaptabilidade.

Os benefícios para a empresa compreendem, principalmente, a motivação de seus colaboradores, inclusive um estudo apoiado pela ONU mostra que o voluntariado corporativo aumenta em 16% o engajamento dos funcionários no trabalho. Um outro estudo realizado pela Deloitte indica que empresas que abraçam programas de voluntariado corporativo e utilizam seus reflexos como ferramenta de gestão de pessoas, aumentam a sua capacidade em atrair e reter talentos. Além disso, o Reputation Institute afirma que há melhora na produtividade e lealdade dos colaboradores e na reputação da empresa no mercado. Não há como negar que tudo isso acaba influenciando positivamente nos resultados financeiros da empresa.

O impacto nas instituições e organizações sociais reflete no crescimento e profissionalização da equipe, otimiza processos e, consequentemente, potencializa seu trabalho social, pois culmina na união dos talentos e habilidades técnicas dos profissionais com as dificuldades e necessidades que as instituições podem estar passando.

Inúmeras vantagens podem ser listadas para todos os envolvidos em voluntariado corporativo, inclusive como uma boa oportunidade para aprofundar discussões, conhecimentos e ações relacionados a políticas públicas. Para saber mais, Clique aqui e acesse o Relatório de Impacto, com histórias das ações de voluntariado promovidas pela ASID unindo empresas e instituições.

Para saber mais, clique aqui e acesse o Relatório de Impacto, com histórias das ações de voluntariado promovidas pela ASID unindo empresas e instituições.


Sem respostas a "Voluntariado Corporativo Estratégico: benefícios para todos os envolvidos"


    Tem algo a dizer?

    Se você achou este conteúdo útil, compartilhe com quem possa se interessar!