Voluntariado corporativo a serviço da inclusão de PcD

Como seria utilizar o voluntariado corporativo a serviço da inclusão de pessoas com deficiência (PcD)?

Sobre o projeto

O Prepara PcD – Construindo o Futuro, projeto da Copel com execução da ASID, consistiu em preparar pessoas com PcD intelectual para o mercado de trabalho.

Os colaboradores voluntários da Copel foram capacitados pela ASID para dar aulas para PcD atendidas pela APABB-PR.

O projeto pode ser dividido em dois momentos principais. No primeiro, os voluntários da Copel foram foram até a APABB-PR para participar de uma capacitação da ASID sobre a realidade das PcD no Brasil. Dessa forma, nesse momento também aconteceu a capacitação e repasse do material didático para os voluntários.

No segundo momento, os beneficiários da APABB-PR participaram de uma oficina de capacitação sobre “Etiqueta no Mercado de Trabalho”. Do mesmo modo houve uma visita guiada na Copel da Santa Quitéria. Para que os usuários da APABB-PR conhecessem de perto um ambiente empresarial e também para que as lições e rotinas aprendidas na oficina fossem vivenciadas na prática.

Impacto para todos os envolvidos

Ao mesmo tempo, os colaboradores voluntários da empresa compreenderam de perto as dificuldades de pessoas com deficiência intelectual. Principalmente em relação a entrada no mercado de trabalho, gerando assim empatia e mobilização. Também desenvolveram competências como comunicação, organização e trabalho em equipe.

Por outro lado, os beneficiários da instituição tiveram acesso a um conhecimento fundamental. Pois pessoas com deficiência intelectual podem demandar uma rotina inicial diferente quando iniciam em uma vaga. Portanto, ter acesso a esse conteúdo é imprescindível pensando não apenas na entrada no mercado de trabalho. Mas também na sua retenção.

Eu gostei desse curso, foi especial para mim, gostei muito!

Izabela Castro – aluna da APABB

O Projeto Ensina Copel foi uma forma inovadora de utilizar o valor do Prêmio Copel de Sustentabilidade, pois além do dinheiro, utilizou também a mão-de-obra dos voluntários da Copel. Foi uma experiência muito boa para os voluntários. A troca de conhecimentos entre os voluntários e os alunos foi muito rica. A ASID está de parabéns por coordenar esse projeto de forma tão competente!

Adriana Campos – Coordenação de Meio Ambiente e Responsabilidade Social Copel

Este projeto recebeu o Troféu Susie Pontarolli, da Copel. Assim, foi viabilizado com a premiação financeira.

Deseja conhecer mais cases de voluntariado corporativo a serviço da inclusão? Então clique no botão abaixo:


2 Respostas a "Voluntariado corporativo a serviço da inclusão de PcD"

  • João Carlos Hütner
    16 de novembro de 2018 (01:07)
    Responder

    Por favor, como posso fazer para captar recursos para a AFADEFI.

    • ASID
      12 de dezembro de 2018 (14:17)
      Responder

      Oi João, tudo bem? Você pode captar recursos através de diversas formas, fazendo eventos para instituição, com parcerias com empresas, doação do imposto de renda de pessoas físicas em empresas e muitas outras formas! Entre em contato com o Leonardo Mesquita, leonardo@asidbrasil.org.br, para iniciarmos uma conversa! Abraços!


Tem algo a dizer?

Se você achou este conteúdo útil, compartilhe com quem possa se interessar!