Saiba como construir uma cultura organizacional inclusiva

A EDP tinha um objetivo: criar uma cultura organizacional inclusiva. Dessa forma entrou em contato com a ASID e a partir daí nasceu o projeto + Inclusão EDP. 

Dessa forma, o projeto teve como missão fomentar e fortalecer a cultura de diversidade e criar um mecanismo padrão para realizar a contratação de pessoas com deficiência (PcD).

Sobre o projeto

Para alcançar seu propósito, o projeto foi elaborado contendo algumas etapas. Assim a primeira delas foi apresentar a proposta para os líderes da EDP e assim sensibilizar, engajar ainda mais na causa e conquistar sponsors internos.

Logo em seguida, deu-se início ao diagnóstico de inclusão na empresa. Nesse sentido, a etapa foi realizada para entender como os colaboradores enxergavam a importância da inclusão e verificar se estavam preparados para receber PcD na equipe.

Assim, alguns critérios de avaliação utilizados foram: complexidade das atividades, rotina de trabalho e desempenho profissional.

De maneira que foram feitas entrevistas com colaboradores das mais diversas localidades onde a empresa se encontra, setores e cargos.

Palestras de sensibilização

Como forma de apresentar o potencial das PcD aos colaboradores, começar a quebrar o viés inconsciente e trabalhar a inclusão atitudinal foram realizadas palestras em diferentes localidades.

Para esses momentos convidamos também o Gabriel – um jovem cheff de 22 anos que fundou a Downlícia. Ele percorreu o Brasil com a ASID e contou sua história inspiradora, distribuindo deliciosos brigadeiros aos participantes no final de cada apresentação.

 

Saiba como construir uma cultura organizacional inclusiva
Colaboradores da EDP após uma palestra de sensibilização em Lajeado-TO

Workshop e vivências na causa

O workshop Quebrando as Barreiras aconteceu em diversas localidades com o objetivo de empoderar lideranças da EDP quanto a inclusão. De maneira que isso foi feito de forma prática e interativa, focando nas barreiras identificadas na etapa de diagnóstico.

Os líderes da EDP também participaram de várias outras dinâmicas. Uma delas foi o “Café Sensorial”, em que eles sentiram na pele vivências e situações específicas que dizem respeito a diferentes tipos de deficiência. Durante o café foram trazidos à tona fatos e especificidades. Como por exemplo a diferença entre deficiência intelectual e doença mental.

Para finalizar e apoiar o projeto foi criado um Comitê de Instituições. Ou seja, a união de algumas instituições da Rede ASID. Em síntese, ao longo do projeto as instituições do comitê auxiliaram a EDP com o papel de tirar dúvidas e apoiar a criação do processo de inclusão de PcD na empresa. Dessa forma, sempre que a empresa abrir vagas com potencial de inclusão poderá em contato com as instituições do comitê para ter acesso a candidatos.

Guia de inclusão

O guia foi elaborado para engajar todos os colaboradores nessa nova cultura organizacional. Portanto, para deixar registrado o processo padronizado de recrutamento e seleção. Em resumo, este guia conta com conhecimentos sobre diversos tipos de deficiência, dicas sobre como manter uma boa comunicação no dia a dia, entre outros.

Para a ASID, apoiar uma empresa como a EDP a criar uma cultura organizacional inclusiva é uma grande oportunidade. Pois isso aproxima o objetivo de construir uma sociedade inclusiva.

Afinal, uma cultura organizacional inclusiva gera resultados positivos para todos os envolvidos e a sociedade.

Resultados

  • 130 gestores capacitados nos workshops e vivências
  • Mais de 400 colaboradores sensibilizados na causa
  • 11 instituições para pessoas com deficiência especializadas parceiras
  • 5 pessoas contratadas e retidas

Ficamos muito satisfeitos e felizes com o resultado do projeto no que se refere à sensibilização dos colaboradores e gestores, bem como a rede criada entre as empresas do Grupo e Entidades de varias localidades! Apesar do mapeamento cultural da empresa sobre o tema, estamos avançando mais alguns passos para alcançarmos um nível de inclusão orgânico – nosso desejo ao longo desses próximos anos.

Hernandez Garcia – EDP

Quer conhecer algumas histórias das ações realizadas pela ASID com empresas e instituições? Baixe nosso relatório de impacto:


Sem respostas a "Saiba como construir uma cultura organizacional inclusiva"


    Tem algo a dizer?

    Se você achou este conteúdo útil, compartilhe com quem possa se interessar!