Saiba como conquistar novos apoiadores

Um assunto muito importante para qualquer organização é o relacionamento com os apoiadores.
Segundo o site “The Media Group”, relacionamento é:

“ um conjunto de atividades, métodos, técnicas e práticas que propiciam a interação entre a organização e seus apoiadores”

Mas por que esse tema merece sua atenção? Bom, o conhecimento de que conquistar apoiadores é fundamental para o desenvolvimento da instituição já é amplamente difundido, mas o que muitos acabam deixando de lado é o fato de que, após uma comunicação inicial com o apoiador, é essencial nutrir esse relacionamento para garantir investimentos futuros.

Como em qualquer relacionamento, a confiança e transparência devem ser a base, portanto o que não pode faltar entre ambas as partes é a comunicação.

Um primeiro passo que pode facilitar o processo de conquista de um apoiador é ter a missão, visão e valores bem determinados e um modelo de negócios estruturado. Nos textos “Comunicação externa: entenda sua importância para o desenvolvimento da instituição” e “Como causar impacto social através do seu modelo de negócios”, explicamos de forma mais detalhada esses conceitos.

De forma resumida, pode-se dizer que a missão, visão e valores tornam a imagem da instituição mais forte e facilitam a compreensão de sua atuação.

Já o modelo de negócios é o meio pelo qual se transmite como a organização gera e captura valor e mostra a razão pela qual ela existe.

Quando ambas estão alinhadas, a imagem da instituição fica bem clara e definida, aumentando consequentemente a confiança e credibilidade diante daqueles que se interessam pela sua causa.

Em seguida, deve-se pesquisar sobre quais seriam os possíveis apoiadores interessados na sua causa. Entretanto, é válido ressaltar que o apoiador, também conhecido como investidor, não se restringe apenas aquele que destina dinheiro, mas sim todos que também disponibilizam tempo para ajudar.

O voluntariado corporativo está em alta e pode ser um grande aliado. Cada vez mais empresas estão estruturando programas de voluntariado e incentivando seus colaboradores a utilizarem seu tempo e conhecimento para realizar ações que impactem a sociedade, logo procurar empresas que compactuam com seu propósito é uma boa estratégia. Familiares, amigos e a própria comunidade em que atua, também podem contribuir muito.

Ao criar contato com algum apoiador é muito interessante ter uma boa história para contar, algo que seja capaz de sensibilizar o ouvinte, fazendo com que se interesse ainda mais pela instituição. Histórias de impacto geralmente despertam mais esse interesse. A ASID Brasil, por exemplo, apresenta alguns cases de sucesso, como ações que tiveram um resultado muito positivo para todos que participaram e apoiaram.

Desse modo, é possível iniciar uma conversa mais produtiva e criar um melhor relacionamento.

Após conhecer os investidores, é preciso manter o relacionamento com eles. Uma interação inicial é importante, porém não é garantia de que conseguirá o apoio desejado. Para isso são necessárias várias interações, assim irá construir um relacionamento sólido e de confiança.

No próximo post daremos algumas dicas de ferramentas que você pode utilizar para nutrir o relacionamento com os apoiadores e assegurar o investimento.

Clique aqui e acesse o Relatório de Impacto, com histórias dos projetos da ASID:


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