Saiba como aproveitar a mudança no mercado de trabalho para incluir pessoas com deficiência

O mercado do trabalho para pessoa com deficiência está mudando e algumas dicas te ajudam a aproveitar o momento

O Brasil possui cerca de 13 milhões de pessoas com deficiência (PcD) (IBGE) e 441 mil delas estão empregadas (RAIS, 2017). Apesar de parecer baixo, esse número é o maior desde 2003 e cada vez mais empresas estão praticando a inclusão consciente, não somente para cumprir a lei da cota, mas para tornar a sociedade mais inclusiva.

Visando esta mudança, como as pessoas com deficiência podem agir para garantir um emprego bom e adequado? Neste artigo você vai conferir algumas dicas para as PcD serem incluídas no mercado de trabalho.

Como preparar a PcD para o mercado de trabalho

As pessoas com deficiência intelectual (PcDI) que se desenvolverem, terão grande espaço de entrar em uma vaga de trabalho adequado, evoluir na carreira profissional e, consequentemente, aumentar a renda familiar com sua remuneração. Veja abaixo algumas dicas de como preparar a pessoa com deficiência para o mercado de trabalho.

Estimule o potencial da PcD

Um dos trabalhos essenciais na busca por autonomia da pessoa com deficiência é encontrar e estimular os seus potenciais. Com certeza a pessoa possui uma habilidade ou interesse em uma área específica que, com o apoio da instituição e dos pais, pode ser desenvolvido para que ela tenha uma função. Aqui não tem regras, o importante é que a PcD se familiarize com a atividade, que pode ser, por exemplo, desenhar, lidar com alimentos, mexer no computador, cuidar de plantas, entre outras.

Desenvolvimento de responsabilidade

Outro fator importante para a preparação profissional da pessoa com deficiência intelectual é o ganho de responsabilidade. Mesmo que ela não trabalhe atualmente, estabeleça uma rotina com horários e atividades para que ela cumpra e desenvolva autonomia, enxergando o valor de executar tarefas. A ocupação também contribui para o ganho de autoestima, já que a pessoa se sente útil e capaz. Vale ressaltar que as atividades devem ser estabelecidas na instituição e também em casa, já que o incentivo dos pais é primordial para que a PcD tenha confiança em si mesma. 

Convivência em sociedade

Para ser inserida no mercado de trabalho, a pessoa com deficiência precisa ter um bom relacionamento com as demais pessoas, tudo dentro de suas particularidades. Ela precisa ter uma boa educação, saber respeitar o próximo e também lidar com as diversas situações da rotina. Além da convivência com a escola e a família, é importante levar a pessoa com deficiência para ocupar os espaços públicos como praças, parques, shoppings, entre outros.

Capacitação

Uma das grandes dificuldades da pessoa com deficiência aproveitar essa mudança de economia, é a falta de capacitação. Por isso, é essencial que trabalhe com pequenas atividades que sejam vistas como capacitação, por exemplo, a panificação. Mesmo que a PcD não atue neste ramo, para as empresas que querem praticar a inclusão consciente, é uma experiência válida. Além disso, é possível buscar o apoio de ONG’s para que o aluno esteja sempre em desenvolvimento e aprendendo novas tarefas. 

Com a mudança no mercado de trabalho, as pessoas com deficiência que são aptas para trabalhar possuem uma grande oportunidade de encontrar boas vagas e conquistar um salário que acrescente na renda familiar e traga benefícios a todos, como plano de saúde, vale-refeição, auxílio educação e outros direitos. 

Quer acessar oportunidades de trabalho? Clique no botão abaixo e realize o cadastro do currículo sem custos:

Se você faz parte de uma empresa que deseja incluir, entre em contato com a ASID, envie um e-mail para queroincluir@asidbrasil.org.br.

Acesse os vídeos e outros conteúdos da Campanha de Inclusão (clique para acessar):

  1. Caminhos para a sua instituição incluir a pessoa com deficiência no mercado de trabalho
  2. Conheça a metodologia de instituições que fazem a inclusão da pessoa com deficiência intelectual no mercado de trabalho
  3. Histórias de pessoas com deficiência intelectual no mercado de trabalho
  4. Benefício de prestação continuada (BPC) ou trabalho?
  5. Conheça a possibilidade do emprego apoiado
  6. Descubra onde seu filho com deficiência pode chegar
  7. E quando eu não estiver mais aqui? O que será do meu filho com deficiência?
  8. Saiba como aproveitar a mudança no mercado de trabalho para incluir pessoas com deficiência (você está aqui)
  9. Como fazer a inclusão de pessoas com deficiência no mercado trabalho
  10. Descubra os benefícios para a sua empresa em incluir a pessoa com com deficiência intelectual
  11. Boas práticas de inclusão das pessoas com deficiência intelectual




Sem respostas a "Saiba como aproveitar a mudança no mercado de trabalho para incluir pessoas com deficiência"


    Tem algo a dizer?

    Se você achou este conteúdo útil, compartilhe com quem possa se interessar!