Perfil e benefícios de programas de voluntariado corporativo

Você conhece o perfil e benefícios de programas de voluntariado corporativo? Cada vez mais empresas estão realizando programas de voluntariado para impactar seus colaboradores.

Estudos

Um estudo publicado por Perez e Junqueira, em 2001, mostrou que apesar de 83% dos pesquisados considerarem o trabalho voluntário importante, apenas 28% participam/já participaram de atividades de voluntariado.

Os principais motivos para isso são falta de tempo, de informações ou de oportunidade. E ainda, os períodos de maior ação dos voluntários estão ligados à campanhas como Dia das Crianças, de forma que após a data comemorativa a ação dos voluntários vai diminuindo. Os dados mostram:

  • Disposição dos voluntários: 41% se dizem muito e 34% pouco dispostos ao trabalho voluntário, porém 73% nunca participaram de instituições ou campanhas como voluntário;
  • 86% afirmaram ter sentido vontade de trabalhar como voluntário, porém não procuraram colocar esse desejo em prática e 14% tentaram, mas não conseguiram trabalhar voluntariamente. O principal motivo citado pelos entrevistados que nunca tiveram vontade de trabalhar como voluntário foi a falta de tempo, mencionado por 32%;
  • As principais áreas de trabalho que motivam os voluntários são: educação (19%), hospitais (18%) e carentes em geral (14%).
Benefícios de programas de voluntariado
Benefícios de programas de voluntariado

Resultados

Oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional e a ampliação das competências pessoais e profissionais, favorece aspectos como satisfação em estar participando de um grupo, bem como melhora o relacionamento com familiares, colegas e clientes.

Currolón e Medeiros

Para as empresas que se engajam em atividades voluntárias, quando as atividades são executadas de maneira organizada e impactante. Isso resulta em um grupo de pessoas unidas e motivadas. Acredita-se, com base em uma observação geral, que as atividades voluntárias reduzem a taxa de turnover entre o grupo de funcionários participantes, o que implica na queda de gastos tributários com rescisão de contrato e outros encargos, ou mesmo, com o recrutamento de novos talentos.

Esses são os benefícios de programas de voluntariado corporativo. Quer conhecer cases de ações de voluntariado realizadas pela ASID? Então acesse:

Referências: CORRULÓN, M. B. G E MEDEIROS FILHO, B. – Voluntariado na empresa: gestão eficiente da participação cidadã. São Paulo: Perópolis, 2002; PEREZ, C. e JUNQUEIRA, L. P. Voluntariado e a gestão das políticas sociais. São Paulo: Futura, 2002.


Sem respostas a "Perfil e benefícios de programas de voluntariado corporativo"


    Tem algo a dizer?

    Se você achou este conteúdo útil, compartilhe com quem possa se interessar!