O que é ASID?

Nossa missão é unir empresas, voluntários, instituições e pessoas com deficiência para construir uma sociedade inclusiva. O objetivo traçado é impactar 10 milhões de pessoas até 2025. Por isso, os projetos seguem 3 diretrizes, que se desdobram em 9 programas e são realizados por meio de 4 tipos de serviços:

– O que é uma sociedade inclusiva?

UMA SOCIEDADE QUE SAIBA RECEBER A PESSOA COM DEFICIÊNCIA.

Uma sociedade composta por pessoas conscientes das diferenças, mas que respeitem e permitam a participação de todos nas suas rotinas sociais. Isso deverá iniciar no respeito e depois isso desdobrará na acessibilidade física e arquitetônica, na inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho e assim poderemos ver as pessoas com deficiência frequentando shoppings, mercados, parques, cinemas, festas, baladas e afins. Exercendo seus direitos, passando por experiências que lhe proporcionem evolução por meio de suas manifestações.

UMA SOCIEDADE ONDE A PESSOA COM DEFICIÊNCIA ALCANCE O MÁXIMO DO SEU POTENCIAL E UTILIDADE.

Acreditamos que a utilidade é a manifestação das suas virtudes e que as pessoas com deficiência devem receber estímulos que incitem-nas a se desenvolverem e serem protagonistas de suas vidas. Focamos nas qualidades e não nos limites, na virtude por trás da deficiência. Sabemos que a família é parte crucial do processo e que essa deve acreditar nas virtudes e potencial do seu filho, para que ele acredite em si e alcance seu potencial. Acreditamos que numa sociedade inclusiva as pessoas com deficiência devem exercer um ofício, independente de qual seja, que lhes proporcione utilidade.

– Diretrizes que direcionam nossos programas

EMPODERAR A FAMÍLIA DA PcD

Entendemos que a família é um ponto chave na vida de um filho. Ela pode limitar ou estimular as perspectivas e ações do seu núcleo familiar. Portanto, a ASID acredita que, a construiremos a sociedade inclusiva quando a família está amparada, preparada e envolvida no desenvolvimento do seu filho com deficiência, reconhecendo os talentos, virtudes e protagonismo da PcD.

DESENVOLVER A PcD

É necessário que existam oportunidades, pessoas e locais que estimulem seu desenvolvimento e, assim, garantam o pleno exercício do seu protagonismo. Para nós, o desenvolvimento da pessoa com deficiência na sociedade inclusiva é quando ela frequenta espaços estruturados que estimulem seu potencial, tragam desafios e para isso as instituições especializadas, bem como escolas regulares tem um papel fundamental.

INCLUIR A PcD NO MERCADO DE TRABALHO

A vivência no mercado de trabalho é um grande desafio para o ser humano e também um momento de grandes oportunidades – pessoais, integração, independência e maturidade. Isso não poderia ser diferente para a PcD e esse aspecto está englobado na nossa construção da sociedade inclusiva. Por meio de um ajuste mútuo, empresas e pessoas com deficiência trabalham em sinergia e de maneira inclusiva sempre com perspectivas de evolução para todas as partes.

– Ferramentas para colocar em prática a construção de uma sociedade inclusiva

DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

Criamos uma metodologia baseada em diagnóstico de gestão, projeto e acompanhamento gratuito para as instituições de ensino e atendimento filantrópicas para pessoas com deficiência. Essa metodologia permite a estruturação de processos internos para melhorar a qualidade de atendimento e aumentar o número de vagas.

FORMAÇÃO DE REDES ENTRE AS INSTITUIÇÕES

Realizamos eventos mensais gratuitos chamados Cafés de Boas Práticas para que as instituições tenham acesso a novos conhecimentos e possam fazer parte da Rede ASID. O objetivo é gerar aprendizados, troca de boas práticas entre as instituições, oferecer oportunidades e ser um plataforma de fortalecimento da causa.

VOLUNTARIADO CORPORATIVO

As ações de voluntariado unem o interesse das empresas no desenvolvimento de competências no seu público interno com ações nas instituições que fazem parte da Rede ASID. A ASID realiza diversos tipos de ação, trabalhando na organização, realização e mensuração de resultados das ações.

ARTICULAÇÃO PARA INCLUSÃO

A metodologia que criamos segue a lógica de sensibilizar e preparar as equipes de empresas e depois fazer a articulação com instituições para pessoas com deficiência da Rede ASID para recrutamento e seleção. Dessa forma geramos a inclusão consciente e assertiva, boa para a empresa que contrata e para quem é incluído.

Nossos Valores:

“Trabalhamos por uma causa. Sem ela, não existiríamos”

Fazemos acontecer independente de qualquer contexto, entregamos os melhores resultados”

“Relacionamentos inspiradores. Amigos em busca do mesmo ideal, sempre“

Espírito inovador. Jovens empreendedores, buscando eterno crescimento pessoal e profissional“

Altruísmo, trabalhamos pelo próximo. É isso que nos faz levantar da cama todos os dias“

A nossa ASID. Todos donos da ASID”

Membros do Conselho Estratégico
Alexandre Nunes – Shell; Zaxo Fusões e Aquisições
Profa Ana Lúcia Jansen de Mello de Santana – Núcleo Interdisciplinar de Estudos
sobre o 3o Setor da UFPR
Eliziane Gorniak – Instituto Positivo
Lina Maria Usecha Kempf – Aliança Empreendedora
Márcio Rabelo – Fundação Dom Cabral – FDC
Rudi Pelissari – Pelissari Gestão & Tecnologia

Nossos Mentores
Pedro Janot – Zara, Azul & Contravento
Sofia Esteves – Cia de Talentos