O impacto do voluntariado corporativo nas empresas

O impacto do voluntariado corporativo nas empresas vem fazendo cada vez mais corporações, institutos e fundações apostarem nessa ferramenta para desenvolver seus colaboradores.

Na publicação “Voluntariado corporativo: o que é ser voluntário”, foi definido o conceito de voluntariado e sua origem. Entretanto, talvez uma questão tenha surgido: qual o impacto do voluntariado corporativo na empresa que promove esse tipo de atividade?

Impacto na empresa

A ação voluntária é muito benéfica para a empresa, tanto em questões mercadológicas quanto humanitárias.

Pois ao apoiar uma causa a empresa pode construir uma imagem positiva perante o mercado. Como resultado gerando a exposição de sua marca na mídia, fortalecendo junto aos seus públicos de relacionamento e a comunidade em que atua.

Afinal, uma organização que gera um impacto positivo na comunidade, naturalmente será vista como uma empresa “do bem”. Ou seja, uma companhia engajada e responsável socialmente.

Além disso, o voluntariado desenvolve profissional e pessoalmente os colaboradores. Pois participar de ações dessa natureza possibilita a descoberta de novas potencialidades. Além de que aumenta os círculos de amizade e cria empatia com o próximo. Com efeito os voluntários buscam cada vez mais se identificar com os valores da empresa.

Resultados de um estudo

O site “Voluntariado Empresarial”, referência no meio do voluntariado corporativo nas empresas, reuniu resultados de pesquisas sobre o voluntariado corporativo e cidadania corporativa e apontou que:

  • 89% dos gestores de diferentes áreas consideram que o voluntariado corporativo faz a pessoa ser um profissional melhor
  • 92% dos gestores concordam que o voluntariado melhora habilidades de liderança
  • 70% dos gestores acreditam que ações voluntárias contribuem para os objetivos estratégicos da empresa
  • 82% dos gestores se sentem mais inclinados a escolher candidatos com experiência em voluntariado

Já em relação aos colaboradores:

  • 90% dos gestores acreditam que ações voluntárias contribuem para o desenvolvimento de habilidades e competências e fortalecem o espírito em equipe
  • 80% dos gestores acreditam que voluntários ativos se movem mais rapidamente para cargos de liderança
  • 88% dos colaboradores acreditam que seu trabalho é mais satisfatório quando são dadas oportunidades de causar impacto positivo em questões sociais e ambientais
  • 83% seriam mais leais a uma empresa que os ajuda a contribuir com questões sociais e ambientais

Conclusão

Portanto, ao oferecer para os colaboradores uma causa que esteja alinhada aos seus princípios, gera-se o orgulho de trabalhar na companhia.

Dessa forma, ações voluntárias permitem o contato com dificuldades enfrentadas pela comunidade na qual a organização atua. Por conseguinte resultando em uma maior entendimento da realidade na qual está situada.

Porém, os benefícios não são apenas para as empresas. Os colaboradores que realizam ações voluntárias também são beneficiados. Clique aqui e acesse o Relatório de Impacto, com histórias das ações de voluntariado promovidas pela ASID unindo empresas e instituições:

Quer conhecer cases de projetos de voluntariado coporativo? Então acesse:


Sem respostas a "O impacto do voluntariado corporativo nas empresas"


    Tem algo a dizer?

    Se você achou este conteúdo útil, compartilhe com quem possa se interessar!