Mentorias para o desenvolvimento de instituições para PcD

Em 2018, a PwC Brasil e a ASID se reuniram novamente para gerar impacto social. De maneira que aconteceram mais mentorias para o desenvolvimento de instituições para PcD.

Nesta edição do programa 4 instituições foram impactadas. São elas: Instituto Gabi, Instituto Sorrir para Vida, ONG Vidas e Ritmos do Coração.

Contexto em 2017

Em 2017 aconteceu a primeira versão do Mentoria. Então com o objetivo de gerar valor no protagonismo, desenvolvimento e sensibilização dos colaboradores da PwC. Assim a AAEB, instituição impactada, cresceu 16% em termos de gestão.

Dessa forma, a partir dos resultados a PwC e o CBVE lançaram o case “Voluntariado de Gestão – nossa expertise a serviço da comunidade”. Acesse gratuitamente clicando no botão abaixo:

Mentoria versão 2018

Assim, com o sucesso da primeira edição o projeto cresceu para gerar impacto em 4 instituições da Rede ASID em 2018. Todas elas localizadas na cidade de São Paulo.

Dentro da PwC aconteceu a campanha de divulgação do programa convidando os colaboradores a participar. Então 46 colaboradores se inscreveram. Dessa forma, foram divididos em grupos para prestar mentorias utilizando seus conhecimentos.

Todos os colaboradores voluntários passaram por uma bateria de capacitações, nos seguintes tópicos:

  • Contextualização e aprofundamento sobre o terceiro setor
  • Gestão de organizações sociais e especificamente de instituições para PcD
  • Análise aprofundada do perfil das instituições selecionadas
  • IDEE – Diagnóstico de gestão ASID

As instituições participantes receberam um diagnóstico de gestão. Isto é, foram avaliadas suas áreas de captação de recursos, recursos humanos, jurídico e outras.

Assim sendo, o resultado do diagnóstico foi a base para instruir e orientar os voluntários na estruturação do Plano de Desenvolvimento da Instituição (PDI). O PDI foi utilizado para focar a mentoria nas necessidades mais latentes de desenvolvimento de cada instituição.

Aplicação do PDI

Dessa forma, foi então criada uma agenda de encontros. A ASID mediou o primeiro e se colocou à disposição para auxiliar os voluntários e instituições a tirarem o máximo dessa experiência.

Como resultado os voluntários foram instruídos a criar o roteiro do PDI e aplicá-lo em 4 encontros. De maneira que o primeiro encontro funcionou como um quebra-gelo e também para o alinhamento de expectativas entre a instituição mentorada e os colaboradores voluntários mentores.

Ao passo que nos encontros de meio de caminho os voluntários transmitiram conhecimentos, ensinaram sobre ferramentas de gestão e estabeleceram lições de casa para os mentorados.

Voluntários da PwC e representantes da instituição Sorrir para Vida durante um dos encontros

O último encontro teve como objetivo verificar a implementação de novas boas práticas de gestão nas instituições mentoradas.

Ao passo que no final de cada encontro os mentores preenchiam no Diário de Bordo como foi o encontro, o desempenho da instituição mentorada, próximos passos e o que poderia melhorar.

Resultado das mentorias para o desenvolvimento de instituições para PcD

Como principal resultado houve a implementação de boas práticas de gestão que levaram ao crescimento das instituições:

  • Instituto Gabi: 5,3%
  • Instituto Sorrir para Vida: 5,3%
  • ONG Vidas: 10,7%
  • Ritmos do Coração: 32%
  • Foram 256 horas de voluntariado

Aproximação

Alguns dos voluntários desenvolveram um relacionamento próximo com a instituição que mentoraram. De tal forma que continuam até hoje participando com conselhos e fazendo visitas.

Por outro lado, as instituições fizeram questão de preparar reconhecimentos personalizados. Assim presentearam os colaboradores voluntários da PwC com canecas e outros itens.

A experiência foi valiosa. Ainda estamos construindo muitas coisas internamente e o processo não parou com o término da mentoria. Acho que a equipe da PwC deu o start e agora, cabe a nós seguirmos. Dessa forma, a mentoria nos trouxe um novo olhar e nos fez entender que quanto mais qualificados, planejados e organizados formos, mais assertivo seremos em todas as nossas ações.

Depoimento de representante de uma instituição participante

O programa de mentoria é uma ótima oportunidade de vivenciar novas experiências, muitas delas fora da nossa atividade profissional principal na PwC. Nesse sentido, trata-se de um desafio que além de agregar novos conhecimentos pessoais ao voluntário. Por outro lado oferece a chance de contribuir de forma muito positiva na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, uma vez que as ONGs apoiadas detém grande protagonismo em suas atuações.

Depoimento de voluntária da PwC

Quer conhecer mais histórias como essa? Então acesse gratuitamente o Relatório de Impacto da ASID:


Sem respostas a "Mentorias para o desenvolvimento de instituições para PcD"


    Tem algo a dizer?

    Se você achou este conteúdo útil, compartilhe com quem possa se interessar!