Marketing digital: saiba como realizar ações de marketing na atualidade

Em nosso texto anterior, “comunicação externa: entenda sua importância para o desenvolvimento da instituição”, explicamos a importância desse tipo de comunicação. Agora, iremos abordar um outro tema muito pertinente e que também contribui para o crescimento da organização, o marketing digital.

Com o avanço da tecnologia surgiram novos meios de acesso às informações, como sites, blogs, redes sociais e aplicativos. A partir desses, surgiu um novo conceito, o marketing digital em que, graças a internet, é possível direcionar suas ações para seu público-alvo. 

Em meio a tantas opções, fica difícil escolher qual é a melhor alternativa, por isso selecionamos algumas ferramentas que observamos serem mais frequentes nas instituições.

  • Facebook

Página da ASID no Facebook

O Facebook é a rede social mais popular no Brasil, principalmente entre as instituições. Esse sucesso se deve pelo fácil acesso ao seus públicos-alvo, visto que é possível formar grupos e compartilhar conteúdo entre sua lista de amigos.

Existem duas formas de conta nessa ferramenta: Perfil e Página

O perfil é uma opção mais pessoal, normalmente é utilizado por pessoas comuns, onde é possível adicionar amigos, trocar mensagens e curtir e comentar conteúdo alheio. Pode ser interessante para a manutenção de públicos estratégicos, devido a possibilidade de formar grupos.

Já a página, é uma boa alternativa para quem procura algo mais profissional, pois a partir dela é possível gerenciar a interação do público e levar informação a ele. Em relação ao perfil, tem como vantagem possibilitar a divulgação de eventos, ações e campanhas diretamente para seu público e gerar relatórios semanais relativos à interação entre os usuários e a popularidade e alcance das publicações. Dentro da página existem outras funções que podem ajudar:

  • Botão “doar”
  • Impulsionar publicações
  • Programar publicações
  • Instragram

Perfil do instagram da ASID

É uma plataforma exclusiva para fotos/vídeos e normalmente é acessada pelo celular. Com as novas atualizações é possível publicar conteúdos que mostram, em tempo real, atividades das instituições. Essa pode ser utilizada de diversas maneiras, como exemplo em um evento que esteja realizando, poderá publicar pequenos vídeos e fotos mostrando o local e chamando o público, outra dica é fazer pequenos vídeos com o depoimento daqueles que recebem ajuda da instituição, para mostrar os resultados

  • Google Ads

Essa é uma ferramenta que possibilita a compra de palavras em site de busca do Google. Como exemplo, se a ASID comprar as palavras: voluntariado corporativo, pessoa com deficiência, consultoria e inclusão, sempre que um usuário pesquisar por essa palavras no Google, o sistema irá sugerir o site da ASID Brasil nas primeiras posições.

  • Google Ad Grants

O Google Ad Grants é a versão sem fins lucrativos do Google Ads que tem como objetivo ajudar Organizações da Sociedade Civil (OSC). Para isso disponibiliza mensalmente uma verba de 10.000 doláres  para que as instituições selecionadas tenham acesso de divulgação gratuito na internet.

Porém, para conseguir esse dinheiro é necessário que a organização atenda alguns critérios e seja ativa no programa. Instituições das seguintes categorias não podem participar: entidades governamentais, sindicatos, hospitais, creches universidades e partidos e instituições política. Para saber mais acesse: https://www.techsoupbrasil.org.br/node/11827.

  • Blog

O blog é uma boa opção para mostrar o dia-a-dia da instituição, além de contar para seus leitores algumas ações realizadas. É válido colocar opções de compartilhamento, pois possibilita ao leitor compartilhar e divulgar os projetos.

A boa utilização do marketing digital pode trazer vários benefícios para a instituição, como novos voluntários e doações. A seguir temos algumas dicas:

  • Procure parcerias com Universidades e Faculdades, pois isso pode ajudar a economizar no orçamento
  • Mantenha a identidade visual
  • Acompanhe constantemente os resultados
  • Publique periodicamente nas redes sociais
  • Tenha uma plataforma de comunicação transparente, para aumentar a confiança dos usuários

Com essa série de textos sobre marketing e comunicação esperamos que esses assuntos possam ter sido esclarecidos e a ideia de desenvolver um planejamento comunicacional se torne real.

Quer conhecer algumas histórias das ações voluntárias realizadas pela ASID com empresas e instituições? Baixe nosso relatório de impacto:


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