Lançamento do Diagnóstico da Inclusão realizado em Foz do Iguaçu

A ASID Brasil e o Programa Força Voluntária Itaipu iniciaram o Projeto Inclusão da Pessoa com Deficiência em Foz do Iguaçu e região, com o objetivo de fortalecer e articular diferentes grupos sociais para incentivar a inclusão da pessoa com deficiência (PcD) na sociedade, principalmente no mercado de trabalho. E, após muito trabalho, mais uma etapa foi concluída: o Diagnóstico da Inclusão.  

O Diagnóstico consiste em uma análise geral da atual situação da PcD em Foz do Iguaçu, Missal, Entre Rios do Oeste e Santa Helena. Para isso, foi utilizada como base a metodologia de Impacto Coletivo, que visa a união de diferentes atores para solucionar um problema social. Assim sendo, foram feitas diversas entrevistas com empresas da região, órgãos governamentais, agências do trabalhador e pessoas com deficiência que estão no mercado de trabalho. Ao todo participaram 3 órgãos governamentais, 19 empresas e 12 instituições.

Diagnóstico da Inclusão em Foz do Iguaçu

O projeto é composto por seis etapas, sendo elas: diagnóstico das instituições, diagnóstico da inclusão, agenda comum, capacitação de atores, confecção do plano e comunicação contínua. A próxima fase é a formação de uma agenda comum, na qual cada um dos envolvidos (instituições, órgãos públicos, empresas, PcD e seus familiares) traçam objetivos em comum de desenvolvimento para o seu setor em prol da inclusão.
A cada novo ciclo concluído, a rede de comunicação entre os atores se fortalece e assim, a construção de uma sociedade inclusiva se concretiza gradativamente.

Para acompanhar de perto o resultado do trabalho, acesse o conteúdo sobre o Diagnóstico da Inclusão.


2 Respostas a "Lançamento do Diagnóstico da Inclusão realizado em Foz do Iguaçu"

  • Wellington Santos
    6 de março de 2019 (14:06)
    Responder

    Parabéns pela iniciativa, todos nós temos direitos inclusive pessoas que são portadoras de algum tipo de deficiência.

    • ASID
      6 de março de 2019 (15:40)
      Responder

      Obrigado Wellington! Juntos por uma sociedade inclusiva!


Tem algo a dizer?

Se você achou este conteúdo útil, compartilhe com quem possa se interessar!