Você sabe o que é voluntariado corporativo?
Você conhece a história do voluntariado no Brasil? Começou em 1543, na Santa Casa de Misericórdia e foi reforçado com as ações da Cruz Vermelha no país em 1908. Se tornou mais popular com o Projeto Rondon, em 1967, com atuação de universitários voluntários e, em 1983, com os trabalhos da Pastoral da Criança. Durante esses anos e outros que estavam por vir, o voluntariado estava totalmente voltado a assistir ao próximo em ações emergenciais, de risco e vulnerabilidade. Sabemos que por volta dos anos 2000, ainda que promulgada a Lei de Voluntariado no Brasil, poucas informações estavam disponíveis sobre o benefício e poder que o voluntariado poderia ter.
Ao analisar o voluntariado hoje, nos surpreendemos com a sua evolução na maneira de atuar na sociedade, na abrangência de temáticas e comprovações que o benefício não é mais só para quem é ajudado. Se digitarmos em sites de pesquisa “dados sobre voluntariado no Brasil”, encontraremos 793.000 resultados sendo que, só na primeira página nos são apresentadas 10 pesquisas sobre o assunto.
O que estas pesquisas trazem? O voluntariado mudou. Ele não é realizado mais por um grupo seleto e de algumas iniciativas – ele está presente em empresas, associações, escolas e famílias. O voluntariado virou um meio de revolução na pobreza, educação, saúde, política, desenvolvimento pessoal e gestão – segundo pesquisa do Conselho Brasileiro de Voluntariado (CBVE), identificamos hoje 9 áreas de atuação voluntária.
Por exemplo, a ASID Brasil utiliza o voluntariado para desenvolver e incluir pessoas com deficiência na sociedade. Engajam colaboradores de empresas para assessorar a gestão de instituições filantrópicas que atendem o público, proporcionar vivências experiências únicas à PCD e desenvolver competências de pessoas com deficiência e gestores de ONGs.
Além da expansão nas áreas de atuação e modo de transformar a sociedade, o voluntariado evoluiu na percepção e comprovação dos seus benefícios, agora, falamos de impacto no beneficiário e no voluntário.
Ainda de olho nas pesquisas e naquelas que falam do benefício ao voluntário, encontramos um movimento interessante daqueles envolvidos em voluntariado empresarial para identificar habilidades e competências que podem ser desenvolvidas em ações sociais, como no site do CBVE, podemos encontrar diversas publicações que expõe em números os benefícios. O Santo Caos realizou um estudo muito interessante chamado “Além do Bem – um estudo sobre voluntariado e engajamento” e um dado que nos salta aos olhos é de que 89% dos gestores entrevistados considera que o voluntariado empresarial faz a pessoa ser um profissional melhor.

Durante 2015, a equipe responsável pela gestão do voluntariado corporativo da ASID analisou a experiência voluntária e o desenvolvimento de competências em suas ações. Neste primeiro estudo, com 772 respostas, os participantes indicaram que mais vivenciaram situações envolvendo competências de:
Quer conhecer nossos projetos?
3 Mensagens
Mariana Lopes
Boa tarde!
Estamos interessados em participar de um dos projetos do VOLUNTARIADO CORPORATIVO.
Poderiam pf nos direcionar ao responsável por parcerias corporativas?
Obrigada,
Mariana Lopes
ASID
Bom dia, Mariana.
Tudo bem?
Sua solicitação foi encaminhada para o time comercial. Em breve, entraremos em contato.
ASID
Mariana.
Favor encaminhar suas demandas para pedro@asidbrasil.org.br
Obrigada!