Saiba como elaborar um modelo de negócio
O modelo de negócio deveria ser o ponto de partida para estruturar qualquer empresa ou organização. No entanto, nem sempre é o caminho que acontece na prática.
Então se você está começando uma organização, trabalha em uma que não possui ou deseja aperfeiçoar o modelo de negócio, esse texto foi elaborado pra você!
Quandro de modelo de negócios, “Business Model Canvas” ou só Canvas, mesmo
Quando o assunto é modelagem de negócios a metodologia mais utilizada é o Canvas. Em outras palavras, também conhecido como quadro do modelo de negócios.
Dessa forma, o Canvas apresenta nove quadrantes. Assim, estes quadrantes representam os blocos de construção de uma organização e a forma como essa irá operar e gerar valor ao cliente.

https://aprendeai.com/canvas
1. Proposta de valor
Diz respeito ao propósito da organização existir e mostra como atende as necessidades do seu público. Assim, neste bloco deve-se pensar as seguintes questões em relação ao projeto/produto/serviço oferecido. Por exemplo qual o valor principal que entregará para o público? Quais necessidades estarei atendendo?
2. Recursos-chave
Corresponde aos recursos que serão necessários para colocar a atividade em ação. Desta forma, os recursos podem ser físicos, intelectuais, financeiros e/ou humanos. De tal forma que os recursos físicos incluem ativos como máquinas e equipamentos e o recurso intelectual inclui conhecimento, marcas e patentes. Analogamente o recurso financeiro diz respeito ao fluxo de caixa e às fontes de renda. Por fim, o recurso humano compreende a mão de obra.
3. Atividades-chaves
São aquelas ações necessária para a entrega da proposta de valor.
4. Parceira-chave
Outras instituições e fornecedores que poderão ajudar a combinar conhecimentos e concretizar a proposta
5. Segmentos de clientes
Os clientes correspondem aos seus públicos e ao realizar a segmentação deles. Ou seja, dividi-los, fica mais claro saber como a instituição pode atuar para satisfazer a necessidade de cada segmento e entregar valor para eles.
6. Canais
São os meios pelos quais irá se comunicar com seu público
7. Relacionamento com clientes
É a forma como irá se relacionar e interagir com o segmento de cada público e como irá alcançar públicos diferentes
8. Fontes de receita
Este é o bloco em que deve-se pensar quanto os seus clientes estão dispostos a ofertar pela sua proposta de valor
9. Estrutura de custos
Diz respeito a todos os custos necessários para colocar a mão na massa. Por consequência, esse item é extremamente importante para haver um controle e avaliar o investimento necessário e o custo de projetos e ações.
Como seria o Canva de uma organização sem fins lucrativos?
Por exemplo temos abaixo o Canvas de uma ONG fictícia:
Logo após o desenvolvimento do modelo de negócio, pode ser que a instituição perceba que tem algo faltando. Por exemplo recursos financeiros.
No entanto, pode adotar como estratégia se relacionar mais com um público com uma nova proposta de valor para conseguir mais recursos. Por consequência, trabalhar com os mesmo públicos e com uma proposta de valor ainda melhor e conseguir capturar mais recursos.
A ideia principal que deve ser retirada do conteúdo apresentado é que para a instituição obter sucesso é necessário saber o que os seus clientes desejam. Afinal, não adianta se empenhar em desenvolver um projeto ou ação que não agregue valor para seus potenciais clientes. Por isso, a ferramenta Canvas é muito eficiente, uma vez que possibilita o estudo profundo do público que deseja alcançar.
Quer acessar outros conteúdos que podem te ajudar? Então clique no botão abaixo:
Entretanto, caso queira conhecer mais sobre o assunto, acesse outra publicação:
2 Mensagens
NESTOR ALBUQUERQUE
Gostei da figura, que ficou bem didática.
Vocês têm a versão com alta resolução para compartilhar?
ASID
Olá, Nestor, tudo bem? Obrigada por entrar em contato. Para fazer o download da imagem clique com o botão direito sobre ela e depois em “Salvar imagem”. Esperamos ter ajudado 🙂