Gerando impacto social e valor ao negócio
“Comprar mais o mais barato possível, vender no preço mais alto que o mercado esteja disposto a pagar, economizar ao máximo e, se sobrar algo, vamos apoiar projetos sociais.”
Esse é o clássico mind-set de grande parte das empresas de alguns anos ou décadas atrás. Porém, por uma questão de reputação, imagem, pressão social ou mesmo um senso de altruísmo, as empresas começaram a realizar apoio a diversos projetos sociais através da filantropia. A filantropia trouxe reputação, porém com o passar dos anos, foi iniciada uma busca por gerar mais resultados sociais. Assim, alguns pioneiros começaram a ver que é possível “ajudar” e ao mesmo tempo agregar valor diretamente ao negócio.
- Podemos apoiar os nossos fornecedores a serem mais eficientes?
- Será que é possível incluir a base da pirâmide no seu processo produtivo?
- Como podemos criar bem-estar e qualidade de vida levando nossos produtos a mercados inexplorados e mantermos a lucratividade?
- É possível desenvolver meus colabores apoiando o desenvolvimento social da minha comunidade?
- É possível obter mais produtividade incluindo as minorias sociais no meu negócio?
- Podemos abrir novos mercados através de inteligência perante os desafios sociais?
Todas essas perguntas tem a mesma resposta: SIM. Podemos sim “capturar” e “gerar” valor ao mesmo tempo.
São diversas as linhas que falam disso: valor compartilhado, base da pirâmide, capitalismo consciente, sistema B, entre tantas outras. Não importa o nome, mas o conceito é que seu negócio pode ser mais forte, ter um posicionamento estratégico mais competitivo e gerando impacto social e ambiental.

Impacto social e para o negócio
Quando se sabe que as empresas são responsáveis por 88% do movimento econômico do país, podemos deixar as empresas ficar fora dos desafios sociais? Claro que não!
Mais do que um slogan ou a busca por reputação, precisamos incluir os desafios sociais na estratégia das empresas e gerar valor social dentro do nosso modelo de negócios e nas cadeias de valor.
Para ilustrar e aprofundar a discussão sobre o assunto criamos um e-book, clique e faça o download:
Quer conhecer nossos projetos?