Cozinha Inclusiva, ação de voluntariado para a inclusão
Voluntariado corporativo é uma ferramenta cada vez mais utilizada pelas empresas para desenvolver seus colaboradores. Mas e se existisse um programa de voluntariado para a inclusão?
Context
A Optum, em parceria com a ASID e a Escola Especial Fênix realizou a Cozinha Inclusiva.
A ação teve como objetivo sensibilizar os colaboradores da empresa quanto à realidade e potencial das pessoas com deficiência (PcD). E por outro lado viabilizar aos beneficiários da instituição, que são pessoas com autismo, atividades diferentes das praticadas no dia-a-dia.
Assim, os alunos da escola e voluntários da empresa se reuniram em equipes com a orientação do chef de cozinha Fernando Matsushita, proprietário do restaurante Do Peruano.
Eles aprenderam a preparar três refeições. A atividade foi repleta de aprendizado, vivências inclusivas, muita risada e diversão. Como resultado houve interação entre voluntários e alunos da escola.
Essa foi uma das experiências mais emocionantes que já vivi, me senti mais humano. A todo momento sentia uma troca de amor muito grande.
Kelvin, voluntário da Optum

Results
Assim, ao todo foram 18 voluntários que se reuniram para proporcionar a 14 alunos da instituição a oportunidade de saírem da sua rotina e desenvolver novas habilidades, como a comunicação com novas pessoas e coordenação motora.
Quer conhecer mais histórias de voluntariado para a inclusão? Então acesse o relatório de impacto da ASID:
Agora, se o seu interesse for em conhecer especificamente mais histórias de projetos de voluntariado corporativo:
Entretanto, se a temática em que deseja se aprofundar for em relação a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho: