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07/08/2019 2Comments
Caminhos para a sua instituição incluir a pessoa com deficiência no mercado de trabalho

Caminhos para a sua instituição incluir a pessoa com deficiência no mercado de trabalho

Veja algumas das possibilidades de ações para empregar pessoas com deficiência (PcD)

De acordo com o IBGE, no Brasil existem 13 milhões de pessoas com deficiência, correspondendo a 6,7% da população. Segundo o Ministério da Economia, 46,9 mil cidadãos foram contratados em 2018, sendo o maior ano em números de inclusões desde 2003. Entretanto, ainda existem diversas barreiras que devem ser quebradas para que a PcD tenha acesso a um trabalho adequado. Para ajudar as instituições que atendem pessoas com deficiência intelectual (PcDI), preparamos um passo a passo para incluir pessoas no labor market e impulsionar sua independência.

Passo a passo para a instituição incluir alunos no mercado de trabalho

As instituições que atendem PcDI tem como missão, em geral, desenvolver habilidades e promover a autonomia nos alunos para que eles possam ter uma boa qualidade de vida e exercer atividades naturais do ser humano de maneira independente. Para a inclusão de pessoas com deficiência intelectual acontecer, algumas ações podem ser feitas para facilitar o processo e garantir sua efetividade.

1. Identificar potencial e habilidades

O primeiro passo para que uma instituição que atende pessoas com deficiência intelectual realize a inclusão consciente, é necessário avaliar o perfil do aluno e identificar suas habilidades, potencial e também preferências. Assim, é possível reconhecer oportunidades e traçar uma estratégia para alcançá-las.

2. Avaliação do universo em que a PcD está inserida

A avaliação pessoal é seguida de uma análise do ambiente em que a PcDI está inserida, passando por pontos, por exemplo, sua rotina e relação com a família, identificando possibilidades de a inclusão se efetivar. 

3. Desenvolvimento profissional através de atividades e oficinas

É comum que as escolas para pessoas com deficiência intelectual desenvolvam atividades e oficinas que impulsionam a independência dos alunos, partindo desde atividades de rotina como escovar os dentes, até laboratórios profissionalizantes, onde eles possuem a experiência similar a um ambiente de trabalho. Além disso, as instituições também ensinam e estimulam competências como: pontualidade, higiene pessoal, cumprimento de tarefas, sequenciamento de atividades e socialização.

4. Parceria com empresa para encontrar vaga compatível

Ao ver que o aluno com deficiência intelectual está preparado para o mercado de trabalho, chegou o momento de encontrar uma intermediadora ou uma empresa que promova a inclusão para realizar o processo seletivo com este aluno. Existem empresas facilitadoras que atuam na causa da pessoa com deficiência fazendo a ponte entre a instituição e o mercado de trabalho. Outra opção é firmar parceria com empresas que já possuem um sistema de inclusão ativo e funcionando, respeitando a acessibilidade e sem barreiras comunicacionais, arquitetônicas e atitudinais.

5. Adaptação das necessidades da PcD

Cada pessoa possui uma particularidade que deve ser respeitada com uma escuta empática e uma observação atenta as necessidades extras que a deficiência pode envolver. Dessa forma, com o tempo a empresa precisará providenciar as adaptações de acessibilidade para que o novo colaborador tenha um ambiente adequado, respeitando o desenho universal. Se a pessoa com deficiência intelectual também for cadeirante, por exemplo, será necessária uma mudança estrutural para que ela circule pelos ambientes e acesse outros andares.

Você já ouviu falar sobre desenho universal?

O conceito de Desenho Universal se desenvolveu entre os profissionais da área de arquitetura na Universidade da Carolina do Norte – EUA, com o objetivo de definir um projeto de produtos e ambientes para ser usado por todos, na sua máxima extensão possível, sem necessidade de adaptação ou projeto especializado para pessoas com deficiência.

Referência: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/idiomas/desenho-universal/25786

E o conceito de adaptações razoáveis, você ouviu falar?

Com a vigência da Lei nº 13.146, de 2016 (Lei Brasileira de Inclusão – LBI): consideram-se adaptações razoáveis adaptações, modificações e ajustes necessários e adequados para assegurar que a pessoa com deficiência possa exercer, em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas, todos os direitos e liberdades fundamentais.

Referência: https://profes.com.br/valeriacg/blog/adaptacao-razoavel-interpretacao-a-luz-da-lei-131462015

Ao lidar com as adaptações que precisam ser feitas, e ver o resultado imediato no desempenho dos trabalhadores e na produtividade, a empresa aprimora o exercício de buscar soluções práticas para os desafios e barreiras, muitas vezes criados pela própria organização em sua cultura, normas ou hábitos. E, com isso, todos ganham.

Referência: https://vidamaislivre.com.br/colunas/baixo-custo-alto-impacto-beneficio-inclusao/

6. Acompanhamento da inclusão

O último passo no processo de inclusão de PcD no mercado de trabalho é realizar o acompanhamento. É essencial checar periodicamente se a inclusão está sendo assertiva, se o trabalhador tem espaço para exercer suas habilidades e se desenvolver, se ele possui uma estrutura de acordo com suas necessidades, se a equipe da empresa sabe lidar com uma pessoa com deficiência, entre outros fatores. A assistência e orientação da escola que conhece o universo PcD e a vida do aluno é essencial para que ele alcance o sucesso e possa futuramente seguir para outras posições de trabalho.

A instituição que já assiste pessoas com deficiência intelectual possuem capacidade para contribuir com a inserção dos alunos no labor market. Seguindo este passo a passo, será fácil identificar oportunidades e torná-las reais. E para que a sua instituição se desenvolva ainda mais.

Se quiser começar a inserir os alunos que estão aptos no mercado de trabalho, ou se você quiser cadastrar o currículo, clique no botão abaixo.

Cadastrar currículo

Se você faz parte de uma empresa que deseja incluir, entre em contato com a ASID, envie um e-mail para queroincluir@asidbrasil.org.br.

Acesse os vídeos e outros conteúdos da Campanha de Inclusão (clique para acessar):

Acessar vídeos da Campanha
  1. Caminhos para a sua instituição incluir a pessoa com deficiência no mercado de trabalho (você está aqui)
  2. Conheça a metodologia de instituições que fazem a inclusão da pessoa com deficiência intelectual no mercado de trabalho
  3. Histórias de pessoas com deficiência intelectual no mercado de trabalho
  4. Benefício de prestação continuada (BPC) ou trabalho?
  5. Conheça a possibilidade do emprego apoiado
  6. Descubra onde seu filho com deficiência pode chegar
  7. E quando eu não estiver mais aqui? O que será do meu filho com deficiência?
  8. Saiba como aproveitar a mudança no mercado de trabalho para incluir pessoas com deficiência
  9. Como fazer a inclusão de pessoas com deficiência no mercado trabalho
  10. Descubra os benefícios para a sua empresa em incluir a pessoa com com deficiência intelectual
  11. Boas práticas de inclusão das pessoas com deficiência intelectual

Tags: Deficiência Intelectual, DI, emprego, inclusão, inclusão arquitetônica, inclusão atitudinal, inclusão comunicacional, inclusão no mercado de trabalho, instituição, instituições, Labor Market, Passo a passo, PcD, People with disabilities, pessoas com deficiência intelectualCategories: Campanha de Inclusão, Inclusion in the Labor Market

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2 Mensagens

  • Luana Deise de Jesus Cerqueira
    Posted 22/02/2022 19:47 0Likes

    Tenho deficiência cognitivo leve intelectual e vejo muita dificuldade de das pessoas me dar oportunidade para em me empregar na empresa eu tenho experiência sou formada atualmente estou trabalhando mais não quero mais trabalhar nessa empresa a função em qual não posso pegar peso 7199248-4633 fico no aguardo

    Reply
    • ASID
      Posted 23/02/2022 14:45 0Likes

      Oi Luana, tudo bem? Por favor envie seu currículo para novostalentos@asidbrasil.org.br

      Reply

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