ASID realiza Projeto da Fundação Telefônica Vivo
O projeto da Fundação Telefônica Vivo (Telefônica Vivo Foundation). (FTV) contou com execução da ASID. Assim FTV e ASID se juntaram novamente para construir uma sociedade inclusiva.
Sobre o projeto da Fundação Telefônica Vivo
Trata-se de mais uma edição do Vacaciones Solidárias (Solidarity Vacations). Nesse projeto colaboradores voluntários do Grupo Telefônica de qualquer lugar do mundo podem doar 15 dias de suas férias para promover ações sociais e educativas ao redor do mundo.
A ASID foi responsável por gerir o programa e fazer a articulação entre a Fundação Telefônica Vivo e a Escola Especializada Primavera. A instituição foi criada em 1971 e atende 160 pessoas com deficiência intelectual leve e moderada de Curitiba e Região Metropolitana.
Dessa maneira foram 13 voluntários de 7 países. Estiveram presentes voluntários da Espanha, Argentina, França, Venezuela, Colômbia, Chile e também do Brasil.
E como foi o projeto?
Como tudo funcionou? Assista o vídeo abaixo para saber mais.
Primeiramente, os voluntários foram separados em 3 grupos distintos, cada qual com sua missão, sendo: inclusão, comunicação e inovação. Tais áreas foram escolhidas pois correspondiam as maiores necessidades da escola.
A primeira equipe tinha como objetivo melhorar o processo de inclusão no mercado de trabalho. Dessa forma, receberam uma capacitação para que pudessem entender as reais dificuldades da escola e assim criar um plano de ação.
Assim sendo, esse processo consistiu em entrevistas com as professoras, alunos e observação das oficinas ofertadas pela instituição. Ao passo que também uma conversa com uma rede de farmácias, que já contratou 10 alunos da Escola Primavera.
Posteriormente, deu-se início a:
- Padronização de um currículo para os alunos
- Mapeamento de competências
- Formação de um comitê de profissionais responsáveis por se reunir de 2 em 2 meses para discutir as competências dos alunos
- Criação do clube “Encontro dos Feras”,com o objetivo de estimular os alunos quanto a inclusão no mercado de trabalho
Desse modo, os alunos que já estão no mercado de trabalho passaram a usar um lenço com uma cor diferente daqueles que ainda não estão.
Então foi feito um quadro de mosaico com fotos dos alunos com melhor desempenho nas atividades, formando assim o clube e movimentando a empregabilidade dentro da escola.
Atuação dos grupos de comunicação e inovação
O grupo de comunicação também passou por um processo de capacitação e desenvolveu diversas ações internas. Foi feita a padronização dos e-mails, instalação de computadores e internet, elaboração do briefing do vídeo institucional, melhoria da apresentação da escola e a criação de um banco de histórias – o storytelling.
Ao mesmo tempo a terceira equipe, como foco na inovação, atuou para levar conhecimento inovador para os alunos.
Dessa forma, surgiu uma parceira com outro projeto da Fundação Telefônica, o Programaê, que tem a missão de ensinar a lógica da programação para crianças e adolescentes.
Para o Vacaciones, foi desenvolvido um piloto do Programaê para pessoas com deficiência intelectual. Assim os alunos puderam aprender o passo a passo de todo o processo.

Interação
Em paralelo a todas essas ações, os voluntários também tiveram diversos momentos de interação com alunos. Eles participaram de gincanas, frequentaram passeios, feira cultural e até mesmo deram uma aula sobre o país de origem.
“Receber o Vacaciones Solidárias na Escola Primavera foi um presente muito celebrado pela equipe. Dessa forma, tivemos momentos de conhecimentos, de repensar a prática, de brincar, cantar e de confraternizar. Foi uma experiência maravilhosa que deixou marcas positivas nos estudantes, em suas famílias e em todos da escola.”
Fátima Floriani, Diretora da Escola Especializada Primavera
Como resultado, foi possível perceber que a ASID e a Fundação Telefônica conseguiram alcançar o resultado esperado: proporcionar trocas culturais e de experiências a fim de promover o desenvolvimento social e deixar um legado para que a instituição se desenvolvesse a partir das ações, construindo assim uma sociedade inclusiva.
Want to know more projects?