3 empresas que investem em voluntariado corporativo
Voluntariado é um tema cada vez mais discutido. Então conheça algumas empresas que investem em voluntariado corporativo e os retornos que estão tendo.
Quem é responsável pelo voluntariado na empresa?
Quando o assunto é voluntariado corporativo temos diversas possibilidades de responsáveis pelo programa nas empreas. Por exemplo a área de recursos humanos, responsabilidade social e marketing.
Entretanto algumas empresas inclusive decidem criar institutos e fundações. Para assim centralizar a realizações de ações voluntárias.
Independe de qual área o voluntariado está, existe um motivo e uma expectativa de retorno para manter a chama do voluntariado acesa na empresa. Sendo assim, a ASID conversou com 3 responsáveis que se envolveram diretamente no gerenciamento de ações voluntárias, e, portanto, compartilharemos aqui os ensinamentos valiosos e suas perspectivas sobre a temática.
Dados Valiosos
A pesquisa do Santo Caos em parceria com o Bank of America comprova: funcionários que são voluntários pela empresa são 16% mais engajados no seu trabalho.
Dessa forma, quando se trata do clima e ambiente corporativo, Gabriel Brigante, analista de Responsabilidade Corporativa na PWC, acredita que o voluntariado tem total poder de influenciar positivamente o ambiente profissional:
É claro que há muitos perfis de voluntários e por trás de cada indivíduo um interesse diferente em se voluntariar. Mas em geral acredito que as pessoas que disponibilizam tempo e talento em prol de outras pessoas tendem a ser mais empáticas, solidárias, lidam bem com a diversidade e com adversidades. Assim, na minha opinião, essas características influenciam positivamente o ambiente em torno desses profissionais e quando esses ainda são mobilizadores ou líderes, esse impacto tende a se expandir ainda mais.
Gabriel Brigante
Além do engajamento no trabalho e melhoria no ambiente profissional, outro ponto desenvolvido a partir do voluntariado empresarial é em relação à integração de colaboradores. Uma vez que a maior parte dos programas é aberto para a empresa como um todo. Em suma ocasionando consequentemente uma melhora no relacionamento e aproximação dos níveis hierárquicos.
For Brigida Maria, Coordenadora de Benefícios na Gemalto, a afinidade entre os colegas sempre aumenta após as ações de voluntariado.
Independentemente do nível hierárquico, (as pessoas) se tornam mais parceiras, tem mais assuntos em comum para conversarem, sugerem uma ação ou até mesmo novas atividades para os “novos” colegas que mesmo trabalhando muito tempo junto não se conheciam antes da ação do voluntariado.
Brigida Maria
Programas de voluntariado realizados pela ASID
Os programas de voluntariado da ASID em parceria com empresas possuem objetivos a serem alcançados. De tal maneira que as ações são desenhadas levando em consideração a demanda de empresas e de instituições.
As empresas podem ter como objetivo desenvolver seus colaboradores, ou então gerar uma vivência na causa da pessoa com deficiência, entre outros.
Por outro lado as instituições impactadas pelas ações também possuem demandas.
A ASID é a organização que articula as empresas e instituições em ações que geram resultados para ambas as partes.
O analista de Sustentabilidade da GS1, Herbert Kanashiro, foi responsável pelo programa de voluntariado corporativo Mentoria em parceria com a ASID.
A Nova Projeto foi a instituição impactada. De forma que teve a gestão profissionalizada.
O programa Mentoria teve duração de 6 meses e envolveu 13 colaboradores voluntários da GS1. Assim, mesmo após o encerramento das ações ainda foi possível verificar os frutos do trabalho realizado.
A relação pessoal e profissional entre os voluntariados que participaram do Mentoria (ASID – Nova Projeto) melhorou ainda mais. A relação com a Nova Projeto e o envolvimento e interesse nas atividades da ONG também.
Herbert Kanashiro
Conclusion
A partir dessas conversas e entrevistas com o Gabriel, Herbert e Brigida, conseguimos analisar algumas coisas.
O principal é que independente de qual área da empresa é responsável pelas ações de voluntariado corporativo. O propósito de iniciar um programa dentro da empresa irá não só desenvolver os profissionais individualmente.
Mas também irá impactar toda a cultura empresarial e integração dos colaboradores. Como resultado gerando por trás de tudo isso um impacto positivo e desenvolvimento da sociedade.
Want to know more projects?