Dia Internacional da Síndrome de Down

Hoje, 21/03, é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down, a deficiência é derivada de uma alteração genética produzida pela presença de um cromossomo a mais no par 21, sendo este o motivo para a escolha deste dia, esta data se escreve como 21/3 (ou 3-21), o que faz alusão à trissomia do 21.

De acordo com o Instituto Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui cerca de 300 mil pessoas com a Síndrome de Down, que pode atingir um entre 800 ou 1000 recém-nascidos.

Apesar de todas as comemorações programadas para o dia de hoje nas mais diversas partes do país, vale a pena citar um grande avanço na saúde dos portadores da Síndrome, houve um aumento extraordinário na expectativa de vida a partir de 1947, de 15 anos, para 70 anos hoje em dia, um aumento de incríveis 55 anos (Santa Casa de São Paulo).

Outro grande avanço é na graduação e na empregabilidade destas pessoas, que cada vez mais se capacitam e contribuem com a renda familiar. Exemplos disso são Gabriel Nogueira, que iniciou graduação na Universidade de Pelotas e Fábio Vasconcelos, que recentemente conquistou a tão almejada carteira assinada. Acompanhe as histórias deles nos links a seguir:

Fontes: http://jb.com.br/.dz5Q e http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_Down.



Sem respostas a "Dia Internacional da Síndrome de Down"


    Tem algo a dizer?

    Se você achou este conteúdo útil, compartilhe com quem possa se interessar!