Descubra onde seu filho com deficiência pode chegar

Pessoas com deficiência intelectual (PcDI) podem desenvolver seu potencial e entrar para o mercado de trabalho

O Brasil possui cerca de 13 milhões de pessoas com deficiência (PcD) (IBGE) e 441 mil delas estão empregadas (RAIS, 2017). Este número tem crescido a cada ano através da inclusão consciente e mostrado que PcD podem chegar ainda mais longe se forem estimuladas e desenvolvidas desde a infância. Para que os pais passem a incentivar o filho com deficiência intelectual a buscar sua autonomia, trouxemos alguns dos benefícios que o trabalho pode trazer para a pessoa e todos ao seu redor.

O papel da escola/ instituição de atendimento

A escola/ instituição tem papel importante no progresso da pessoa com deficiência. Além de incluí-la na sociedade e desenvolver todo o seu potencial, ela pode encontrar afinidades e treinar o aluno para ele fique preparado para entrar em uma vaga de trabalho. Isso se dá a partir de estímulos, treinamentos, capacitações, ensinamentos, análise de perfil, avaliação familiar e identificação de interesses.

O apoio dos pais

De nada adianta a escola estimular a autonomia da pessoa com deficiência intelectual se os pais e familiares não acreditarem e apoiarem os filhos. Os pais, em geral, costumam proteger os filhos e cuidar para que eles não vivam os desafios e dificuldades da vida. Quando o filho é uma PcD, a proteção é redobrada e muitas vezes o medo de perder o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e insegurança dos responsáveis não encorajam a independência do filho. Por isso, o apoio familiar é essencial para garantir que a pessoa com deficiência tenha qualidade de vida e aproveite o máximo do seu potencial.

Benefícios que o trabalho traz para as pessoas com deficiência

Ao entrar no mercado de trabalho, a PcD adquire diversos benefícios e valores que refletem diretamente em seu crescimento como indivíduo e também em toda a família. Conheça alguns destes proveitos abaixo.

Ganho de autoestima

A pessoa com deficiência ganha autoestima quando começa a trabalhar. Isso é reflexo da sua utilidade para a sociedade e do pertencimento que ela passa a ter no meio em que está inserida, tendo responsabilidades, missões e comprometimento.

Aumento da Renda Familiar

Ao estar incluída no mercado de trabalho, a PcD passa a ter geração de renda e pode contribuir com as despesas pessoais e também com contas familiares, ajudando seus pais e buscando cursos e treinamentos para estimular o seu crescimento.

Evolução e desenvolvimento

Uma inclusão consciente preza pelo desenvolvimento da pessoa com deficiência no âmbito profissional para que ela evolua seus conhecimentos e possa entrar em vagas de trabalho mais estratégias e com melhores benefícios e salários.

Autonomia

A autonomia é essencial para a evolução da pessoa com deficiência. Ao se sentir útil e ter uma função na sociedade, ela passa a adquirir mais responsabilidade, rotina de trabalho, ambições e sonhos, alcançando uma vida com todos os direitos que os cidadãos podem ter.

São inúmeros os benefícios que as PcD adquirem ao entrar no mercado de trabalho, mas quem também ganha com isso é a sociedade, que se torna mais inclusiva e acessível a todas os indivíduos.

Agora que você já aprendeu sobre o assunto, que tal ter acesso a vagas exclusivas para PcD? Para isso, clique no botão abaixo e faça o preenchimento do currículo.

Se você faz parte de uma empresa que deseja incluir, entre em contato com a ASID, envie um e-mail para queroincluir@asidbrasil.org.br.

Acesse os vídeos e outros conteúdos da Campanha de Inclusão (clique para acessar):

  1. Caminhos para a sua instituição incluir a pessoa com deficiência no mercado de trabalho
  2. Conheça a metodologia de instituições que fazem a inclusão da pessoa com deficiência intelectual no mercado de trabalho
  3. Histórias de pessoas com deficiência intelectual no mercado de trabalho
  4. Benefício de prestação continuada (BPC) ou trabalho?
  5. Conheça a possibilidade do emprego apoiado
  6. Descubra onde seu filho com deficiência pode chegar (você está aqui)
  7. E quando eu não estiver mais aqui? O que será do meu filho com deficiência?
  8. Saiba como aproveitar a mudança no mercado de trabalho para incluir pessoas com deficiência
  9. Como fazer a inclusão de pessoas com deficiência no mercado trabalho
  10. Descubra os benefícios para a sua empresa em incluir a pessoa com com deficiência intelectual
  11. Boas práticas de inclusão das pessoas com deficiência intelectual




Sem respostas a "Descubra onde seu filho com deficiência pode chegar"


    Tem algo a dizer?

    Se você achou este conteúdo útil, compartilhe com quem possa se interessar!