Como fazemos – Metodologia

Para construir uma sociedade inclusiva realizamos um diagnóstico social com vários públicos em algumas cidades e entendendo a trajetória de vida de uma pessoa com deficiência, vimos que os principais pontos que precisam ser trabalhados.

O objetivo traçado é impactar 10 milhões de pessoas até 2025. Por isso, os projetos seguem 3 diretrizes, que se desdobram em 9 programas de acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e são realizados por meio de 4 ferramentas:

DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

Criamos uma metodologia baseada em diagnóstico de gestão, projeto e acompanhamento gratuito para as instituições de ensino e atendimento filantrópicas para pessoas com deficiência. Essa metodologia permite a estruturação de processos internos para melhorar a qualidade de atendimento e aumentar o número de vagas.

FORMAÇÃO DE REDES

Promovemos eventos como o Café de Boas Práticas e divulgamos oportunidades de projetos para as instituições que fazem parte da Rede ASID. Sua instituição ainda não faz parte da Rede? Então entre em contato por e-mail ou telefone e participe, é gratuito. Clique aqui e conheça alguns projetos realizados pela ASID em parceria com empresas nas instituições da rede. Contatos: contato@asidbrasil.org.br e (41) 3501-3145.

VOLUNTARIADO CORPORATIVO

A ASID criou uma metodologia de voluntariado que une a atuação dos voluntários das empresas parceiras nas instituições da Rede ASID. São realizadas desde mentorias até reformas, gerando resultados para quem participa como voluntário, a empresa parceira e a todos os beneficiários das instituições que recebem as atividades. Para saber mais, clique aqui.

ARTICULAÇÃO PARA INCLUSÃO

Nessa frente criamos uma metodologia que prepara a empresa que deseja fazer a inclusão e articula com instituições da Rede ASID para recrutamento e seleção. O resultado? Pessoas sensibilizadas e conscientes do potencial da PcD por um lado e oportunidades de trabalho pra quem mais precisa pelo outro, construindo uma sociedade inclusiva.

Com base na teoria da mudança, desenvolvemos 9 atividades que podem ser realizadas com instituições para gerarmos impacto social e alcançarmos nossa missão.