Como causar impacto social com seu modelo de negócio

Muitos não sabem como causar impacto social utilizando um modelo de negócio. Quer saber mais sobre assunto?

Sobre o modelo de negócios

O Modelo de Negócios é uma ferramenta desenvolvida em 2008 pelo consultor suíço Alexander Osterwalder. Dessa forma, foi criada de maneira colaborativa com mais de 400 empreendedores.

A ideia por trás desse conceito é transmitir como a organização gera e captura valor aos seus públicos de interesse. Assim, sua utilização ajuda a ver de forma estruturada e clara os diversos elementos que compõe todas as formas de negócios.

Gerando valor para o cliente

Quando nos referimos a valor, não é apenas o valor financeiro, mas também a forma como a organização agrega e captura algo de cada parte que ela se relaciona. Por exemplo quando alguém compra um carro em uma concessionária, o valor para o cliente pode ser um carro com um bom preço e qualidade. Em contrapartida, a concessionária recebe dinheiro por isso.

Entretanto, capturar e gerar valor muitas vezes é mais complexo que um processo de compra e venda. Para entender como uma organização captura valor é necessário entender qual a sua missão, isto é, compreender a razão pela qual ela existe.

No texto “Comunicação externa: entenda sua importância para o desenvolvimento da instituição” explicamos a importância de se ter bem definida a missão da instituição.

Por exemplo, pode-se citar o trabalho voluntário. De tal forma que a organização recebe o tempo, conhecimento e a força de trabalho de um voluntário. Por outro lado, dá a oportunidade de uma pessoa realizar algo que a proporciona bem-estar. Dessa forma, é muito importante entender que as pessoas e organizações realizam atitudes que geram valor para elas.

A percepção de valor varia de pessoa para pessoa. Para aqueles que têm uma família grande e que viajam muito, ter um carro com um grande porta malas é essencial. Assim como, para uma pessoa solteira e que não viaja com frequência, um porta malas grandes pode não ser um ponto positivo.

Entendendo o contexto do seu público-alvo

Entendendo que cada um tem percepções diferentes do que é valor, porque de fato valoriza coisas diferentes, é fundamental que a organização sempre se pergunte como irá gerar valor para todas as partes. Desta forma, é necessário que a organização entenda o cliente com profundidade, para que consiga estruturar uma proposta de valor clara e definida.

Supõe-se que a instituição deseja elaborar uma campanha de apadrinhamento. Então precisa conhecer seu público-alvo para oferecer algo que tenha valor para ele.

Pode ser que um padrinho se importe em ter seu nome exposto no jornal do mês. Outro pode querer saber com detalhes onde o dinheiro está sendo aplicado. Ou outro queira saber o impacto que está sendo gerado.

Portanto, é fundamental saber exatamente quem é seu público e como causar impacto social. Mas afinal, como elaborar uma proposta de valor eficiente e que gere resultados?

Se você quiser saber a resposta, acompanhe as nossas publicações aqui no blog. O próximo texto irá mostrar o passo-a-passo de todo o processo.

Para conhecer alguns dos projetos realizados pela ASID, acesse o relatório de impacto:


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