Projeto Venha Fazer a Beleza Conosco promove a inclusão de pessoas com deficiência intelectual no trabalho
O Grupo Boticário já é referência em inclusão e buscou a ASID Brasil para um novo desafio: incluir pessoas com deficiência intelectual. O projeto consiste em Ciclos de Contratação que envolvem:
- Identificação de demandas;
- Mapeamento de vagas;
- Prospecção de candidatos;
- Conscientização de líderes e equipes;
- Contratação; e
- Acompanhamento.
Contexto
O Grupo Boticário já é uma empresa reconhecidamente inclusiva: com aproximadamente 200 pessoas com deficiência no quadro de colaboradores segundo o Relatório de Sustentabilidade 2016, os esforços da área de Desenvolvimento Humano e Organizacional na implementação dos Programas “Papo de Gente” e “Inclusão na Real” são ótimos exemplos da valorização dada pela empresa para as diferenças e pelo respeito com as pessoas.
Com a extensa experiência de inclusão de pessoas com deficiência física e sensorial, a empresa vislumbrou o desafio de incluir também pessoas com deficiência intelectual. Cientes da complexidade desse processo e visando executá-lo de maneira assertiva, o Grupo Boticário conta com o apoio da ASID Brasil na condução do seu programa de inclusão.
Objetivos do Projeto Venha Fazer a Beleza Conosco
Assessorar o Grupo Boticário no processo de inclusão de pessoas com deficiência intelectual no intuito de assegurar o desenvolvimento e crescimento destes dentro da empresa, com o reconhecimento de seus talentos e potencialidades.
Plano de ação
Para atingir o objetivo do projeto foi estruturado o que denominamos de ciclos de contratação:
- O ciclo inicia com a identificação de demandas de contratações dentro da empresa, onde a equipe de Recursos Humanos (RH) continuamente mapeia oportunidades de inclusão de pessoas com deficiência intelectual;
- Frente as demandas, partimos para a fase de mapeamento de vagas que consiste em analisar os postos de trabalho e identificar o perfil dos candidatos a serem buscados;
- Diante das oportunidades mapeadas, são identificadas pessoas com deficiência, atendidas pelas instituição da Rede ASID, que apresentem o perfil buscado;
- Na sequência são realizadas vivências e atividades que possam aproximar os gestores das pessoas com deficiência (PcD) afim de sensibiliza-los, além de oportunizar novas experiências para as PcD;
- Após a vivência, RH e gestores selecionam os candidatos que se destacaram e é dada início ao processo de contratação, ao qual assessoramos junto à PcD, instituição e família; e
- Com a contratação realizada partimos para a orientação da equipe direta e acompanhamento pós inclusão – visando a construção de uma rede de apoio interna, garantindo a sustentabilidade da contratação.
Resultados alcançados
Os resultados alcançados nas articulações realizadas nos ciclos de contratação até o momento foram:
- 4 pessoas com deficiência intelectual incluídas, para 2 delas trata-se do primeiro emprego;
- 12 gestores e líderes sensibilizados e capacitados para a inclusão de pessoas com deficiência intelectual; e
- 11 postos de trabalho mapeados, com análise das oportunidades de inclusão.
História do primeiro emprego
Muito carismático, J. vem de uma família simples e bastante protetora. Após ser selecionado para auxiliar na parte administrativa da área de Operações Logísticas, foi encontrada muita resistência dele e de seus familiares para seu ingresso na empresa.
Dentre os desafios estavam: o desconhecimento de J. frente ao trabalho formal, o receio da família de abdicar do Benefício de Prestação Continuada (BPC), a descrença familiar frente a sua capacidade de trabalhar por ser analfabeto e, ainda, o medo de deixar que ele se locomovesse sozinho na cidade – a família nunca tinha permitido que ele saísse sozinho, nem mesmo para ir ao comércio próximo a sua casa!
Após diversas conversas, J. e a família toparam seguir com a contratação e hoje, 3 meses depois, é perceptível seu contentamento ao conquistar sua autonomia, enfrentando desafios com o apoio da equipe e de sua família – que hoje passou a acreditar muito mais em sua capacidade!
É perceptível como J. esta mais maduro! Tem apresentado mais facilidade para se expressar, sua fala esta menos infantilizada e tem feito menos brincadeiras!
F., diretora da instituição onde J. realiza atividades artísticas.
Quer acessar mais projetos?
14 Mensagens
Isa nascimento
Parabéns Boticário, inclusão social isso é muito bom para todos. Isso é responsabilidade social, continuem assim e vamos incluir mais beleza ao
Mundo em que vivemos.
ASID
Que bom que você gostou, Isa!! Esse é só o começo 🙂 De inclusão em inclusão vamos chegar longe. Abraços,
Marcia Póvoa
Parabéns pelo projeto, sou Mãe e profissional de atendimento às Pessoas com Deficiência, pude acompanhar de perto a inserção de meu filho ao trabalho até ele aprender ir sozinho e percebi que a comunicação era o maior desafio no setor de trabalho, as etapas que no projeto foram cuidadosamente citadas seram para nos de muita contribuição,
Parabéns mais uma vez e a Boticário por ter está preocupação com as pessoas.
ASID
Oi Márcia! Que bom ler sua mensagem, ficamos muito felizes pela inserção do seu filho e de saber que estamos fazendo nosso trabalho da melhor forma. Um grande abraço!
LUIS VENGA
Meu nome é Luís Venga, nacionalidade angolana, PCD, sou estudante de ciências Contábeis na Universidade do Estado da Bahia UNEB -Brasil, moro em Camaçari, Tenho dois ano de experiência na área administrativas e contábeis. Atualmente, busco uma nova oportunidade no mercado, a fim de ampliar meus conhecimentos e experiências na área.
estou muito precisando de uma oportunidade de emprego.
meu email e meu celular: luiscamberra2000@gmail
71986610636
Desde já agradeço a oportunidade e me coloco à disposição para mais informações.
ASID
Olá Luis, tudo bem? Atualmente não temos vagas em aberto, mas fique ligado em nossas redes sociais, pois divulgamos todas as oportunidades.
Caso tenhamos conhecimento de alguma vaga na sua cidade entraremos em contato.
Desejamos sucesso na sua busca!
Abraços!
estevão
Oi meu nome é Estevao Sales, sou surdo e estou procurando uma oportunidade de trabalho
Posso ajudar no que você precisar
Tenho disponibilidade de horário
Pode me ajudar com um emprego ?
Por favor precisa trabalho 👍
ASID
Oi Estevão, tudo bem? Obrigada por entrar em contato.
Envie um e-mail para bianca@asidbrasil.org.br, ela poderá te dizer sobre as oportunidades em aberto.
Abraços,
Denise Viafore
Olá! Tenho um filho com 21 anos, que teve surto psicótico e ficou com esquizofrenia leve e deficiência intelectual, timidez… Há 4 anos venho lutando, precisando crescer para dar maior suporte a ele, que tem muita vontade de vencer, fazer amigos, ter um trabalho. Tenho total disposição, porém sou corretora autônoma, ainda em aprendizado. Nossos desafios são grandes e eles só podem contar comigo. Espero conseguir o suporte desse instituto. Grata
ASID
Olá, Denise! Obrigada por entrar em contato, por favor envie um email para contato@asidbrasil.org.br
selton caio
BOA TARDE SOU gostaria de saber se essa empressa tem vaga para pcd pois tenho 22 anos e estou a procura de uma vaga de empregotenho curso de assistente administrativo que fez na casa da esperanca EM CUBATAO
ASID
Olá, Caio! Obrigada por entrar em contato. Por favor, envie seu currículo para novostalentos@asidbrasil.org.br
Jordelle Mendes Correia Costa
Bom dia!!
Me chamo Jordelle e moro em São Paulo, capital, tenho perda auditiva do tipo neurosensorial grau profundo bilateral de caráter irreversível, uso aparelho de amplificação sonora.
Como experiência profissional apenas quatro anos de trabalho em uma franquia do HABIBI’S, onde entrei no salão retirando mesas e posterior recolocação no caixa, tive que sair por ser um local barulhento e agravamento do meu problema auditivo.
Tenho 33 anos, morava sozinha, hoje moro com meu pai, mas ele não tem condições de dar tudo que necessito, preciso trabalhar.
Será que a ASID conseguiria para mim uma recolocação no mercado de trabalho junto a essas grandes empresas parceiras…
Att. Jordelle Mendes
ASID
Olá, Jordelle.
No momento, estamos implementando novos processos de parcerias no eixo de empregabilidade.
Não coletamos currículos e nem fazemos encaminhamentos diretos. Mesmo assim, vamos ter um canal de comunicação para vagas em breve.
Por ora, envie um e-mail sinalizando o interesse para contato@asidbrasil.org.br com o assunto “Interesse – Empregabilidade”
Entraremos em contato assim que os novos processos forem implementados.
Obrigada!