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24/08/2018 0Comments
Marketing e comunicação: poderosas ferramentas para o fortalecimento da sua marca

Marketing e comunicação: poderosas ferramentas para o fortalecimento da sua marca

O marketing e o plano de comunicação, quando bem estruturados e alinhados, são poderosas ferramentas para consolidar e fortalecer a instituição.  Ambas as áreas são interdependentes, porém representam conceitos diferentes. Por esse motivo, é comum confundir o papel desempenhado por cada uma.

O marketing, segundo a Associação Americana de Marketing, “é uma atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral”.  Já a Comunicação, segundo Andrew Sherryz (2016), é em seu melhor formato, a criação de narrativas que ajudam mídias e públicos a entenderem as diversas informações que chegam separadamente todos os dias de múltiplas fontes. Portanto, a comunicação é responsável por apresentar a instituição dentro do seu universo de atuação, divulgar o posicionamento e propósito de uma iniciativa, criar uma imagem, promover o consumo, vender produtos e serviços e informar e engajar os públicos.

Após entender as diferentes funções do marketing e do planejamento comunicacional, é hora de montar seu próprio plano para desenvolver ainda mais sua instituição. O primeiro passo é saber que a comunicação é dividida em duas vertentes, a comunicação interna e a externa.

 Comunicação interna

A comunicação interna tem como objetivo proporcionar o diálogo com os colaboradores e tornar o clima da organização mais saudável e produtivo. Como resultado tem-se uma equipe engajada e que contribui para o crescimento da instituição. Portanto, pode-se perceber que um bom plano de comunicação interna é fundamental para o desenvolvimento da instituição, mas afinal, como desenvolver um?

O primeiro passo é fazer um diagnóstico, ou seja, conversar com os funcionários para saber quais são suas expectativas em relação ao futuro, se gostam do clima organizacional e se consideram que os veículos de informação que têm sido utilizados para a comunicação são adequados. Tal contato pode ser feito através de questionários, formulários ou conversas informais.

Após analisar os resultados da pesquisa e todos os pontos fortes e fracos, é hora de traçar estratégias e objetivos para melhorar a comunicação e estudar o meios para alcançá-los. Várias práticas podem ser executadas para melhorar a comunicação interna, como:

  • reuniões periódicas com os colaboradores
  • caixa de sugestões
  • e-mails informativos  

Comunicação externa

A comunicação externa tem como objetivo construir a marca da instituição e melhorar o relacionamento com seus grupos de interesse, sejam eles os atendidos e seus familiares, fornecedores e a comunidade no entorno. Para conseguir consolidar sua marca, é preciso desenvolver um plano de comunicação. Para isso existem algumas etapas, como: 

  • definir metas e objetivos
  • aprender com boas práticas de outras instituições
  • definir missão, visão e valores entre outras

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Tags: comunicação, comunicação externa, comunicação interna, fortalecmento da instituição, Marketing, plano de comunicaçãoCategories: comunicação, comunicação interna, Marketing, plano de comunicação

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