Instituto Alcoa leva projeto de inclusão para Juruti-PA
Um projeto de inclusão com a missão de construir uma educação regular inclusiva, em Juruti-PA. Esse foi o desafio do Instituto Alcoa para a ASID. A cidade fica localizada no interior do Pará. O projeto aconteceu em parceria com a prefeitura da cidade.
Sobre o projeto
O projeto “As Diferenças que Ensinam e Constroem”, apoiou o município de Juruti na inclusão de pessoas com deficiência nas escolas regulares. Dessa forma, isso foi feito por meio do fortalecimento do papel transformador e de liderança dos gestores das escolas.
A cidade possui 119 escolas, sendo que 44 delas atendem alunos com deficiência. Como resultado 157 pessoas com deficiência (PcD) estão matriculadas na rede municipal.
Etapas
O primeiro passo do projeto consistiu em realizar um diagnóstico da inclusão escolar. Para que isso fosse possível foram realizadas entrevistas na Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e em 12 escolas.
Assim, foram analisadas rurais e urbanas, para ter uma visão sistêmica da educação de pessoas com deficiência na cidade. Então as áreas analisadas no diagnóstico escolar foram:
- Gestão escolar
- Capacitação e atitude inclusiva
- Liderança escolar
- Acessibilidade arquitetônica
- Envolvimento da família
- Apoio da secretaria de educação
- Acesso/atendimento na saúde.
Desta forma, com esse estudo foi possível perceber a importância da liderança na inclusão e a carência de informações sobre o assunto. Além disso, o relatório apresentou 4 eixos:
- Formação de lideranças inclusivas para inspirar cada vez mais os gestores a continuar no caminho da inclusão e disseminarem para toda sua equipe o espírito de liderança.
- Capacitação de gestores, que visa desenvolver o conceito de inclusão, para que possam trabalhar com mais propriedade e implementar novas práticas de inclusão nas instituições que estão sob seu comando.
- Compartilhamento de práticas e conhecimentos sobre inclusão com a junção de materiais e informações gerais sobre as deficiências, cases de sucesso de inclusão e boas práticas de outras escolas.
- Empoderamento da SEMED, para que ao fim do projeto a Secretaria consiga dar continuidade e suporte às práticas de inclusão adotadas pelas escolas.
Escolas visitadas
- EMEF Getúlio Vargas – São Pedro
- EMEF Mário Francisco Ribeiro
- EMEF Mario Pereira Filho
- EMEF Teófilo Batista
- EMEF Miriam Benitáh
- EMEIF Lindete Evangelista
- EMEF Lígia Meireles
- EMEF Maria Do Carmo Menezes
- EMEF Maria Lucia Nascimento
- EMEI Sementinha Do Saber
- EMEF Zelinda de Souza Guimarães
- EMEI Criança Crista Paz
Logo após o diagnóstico, foi desenvolvido a Formação para os Gestores das escolas. Assim, nessa capacitação foram trabalhados conceitos como liderança inclusiva, conhecimento das deficiências e estudos de casos para discussão.
Em resumo, a capacitação foi importante para desmistificar conceitos. Para que houvesse sensibilização quanto à causa e trazer a inspiração para serem líderes cada vez mais inclusivos.
Atualmente o projeto está na etapa de construção do Guia de Boas Práticas de Inclusão. Com a finalidade de reunir casos de sucesso de escolas de Juruti e do Brasil.
Assim, com esse material, será aberto para 10 escolas do município o recebimento de mentorias da ASID para implementar boas práticas de inclusão.
De tal forma que o objetivo é implementar 10 ações inclusivas. Ao final do ano será realizado um novo diagnóstico para detectar o crescimento da inclusão no município e um comparativo do início ao final do projeto.
Esse projeto é um marco para a cidade de Juruti, que terá uma rede municipal ainda mais inclusiva. Pois está impactando na vida de milhares de pessoas.
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