Inspirar para Transformar acelera projetos de inclusão
O projeto Inspirar para Transformar é uma parceria com a Unimed Curitiba e tem como objetivos centrais inspirar líderes e instituições da Rede ASID, acelerar uma ideia de alto impacto e desenvolver suas lideranças através de mentoria, auxílio em gestão, inovação e empreendedorismo.
Processo seletivo e imersão
Duas organizações sociais de Curitiba foram contempladas com o edital do projeto que visava o apoio e acompanhamento no desenvolvimento e implementação de uma ideia de alto impacto ao longo de cinco meses, incentivada por meio de uma experiência imersiva de 4 dias na cidade de São Paulo.
A edição do programa aconteceu de abril a setembro de 2019 e a imersão foi realizada de 03 a 06 de setembro. As instituições aprovadas no processo de seleção foram a APAE Curitiba e a Escola Especializada Primavera.
Ambas instituições possuíam uma iniciativa interna relacionada a temática de inclusão de pessoas com deficiência (PcD) no mercado de trabalho e se inscreveram no projeto com o interesse em entender o que é feito em relação a isto em localidades diferentes de Curitiba.
Inicialmente, elas receberam um acompanhamento para que fosse possível entender em qual estágio de implementação cada projeto estava, e com isto, montar a agenda e preparar a imersão.
Foram quatro dias de viagem e essas instituições puderam viver, conhecer e experimentar boas práticas, metodologias e sistematizações de sucesso que buscam a autonomia e a preparação da PcD para o mundo do trabalho. A vivência contou com ambientes inspiradores e de referência, que serviram de cenário para que o aprendizado acontecesse.
Dia 1
A programação da imersão foi feita conforme o tema de interesse: a inclusão da pessoa com deficiência intelectual no mercado de trabalho.
O primeiro dia de imersão aconteceu na Bellatucci Café. Inicialmente com um momento de boas vindas, apresentações e orientações gerais sobre os próximos dias.
Em seguida, os participantes foram recebidos para uma vivência do real empoderamento da família. Jéssica, empreendedora com síndrome de Down que fundou o Café Bellatucci, e sua mãe contaram como o café nasceu, suas histórias, as dificuldades que passaram, as necessidades que tiveram que superar e as infinitas realizações.
Jéssica também falou sobre como contratava PcD para trabalhar com ela e de que maneira realizava o treinamento.

Dia 2
O segundo dia foi composto por três visitas a diferentes instituições sociais que trabalham com PcD intelectual.
Na primeira, as participantes puderam conhecer um pouco melhor de como são as oficinas de capacitações promovidas pela ADERE e aprenderam, com a grande expertise dessa instituição, como funcionam a criação e desenvolvimento de produtos sociais.
Na sequência, foi visitado a Caminhando e a realidade da inclusão e acompanhamento da PcD no mercado de trabalho ficou mais próxima. A Caminhando explicou sobre suas oficinas de geração de autonomia e qual era sua metodologia de ensino.
Por fim, a ADID, instituição especializada em síndrome de Down, apresentou suas boas práticas, história e porque se tornaram tão conhecidas em São Paulo.

Dia 3
A programação que compôs o terceiro dia foi voltada para a prática da inclusão da PcD no mercado de trabalho, acompanhamento de projetos já implementados e consultorias com pessoas experientes na temática de negócios sociais.
O primeiro momento foi uma roda de conversa com a participação da Consolidar Diversidade e da APABEX sobre a metodologia Emprego Apoiado e sua aplicação no dia-a-dia. Em seguida, foi visitado o Instituto Sorrir para Vida, onde todos puderam se inspirar em histórias de superação e persistência para fazer um projeto acontecer através da captação de recursos por diferentes meios. Depois disso, foi realizado uma reunião com o projeto Beleza em Todas as suas Formas. Com certeza, o ápice da viagem, o encanto com o sucesso das PcD intelectuais como cabeleireiras foi unânime.
O dia foi finalizado com um jantar com Eduardo Pedotte, fundador da Bem-Te-Vi e especialista em Modelo de Negócios e investimentos sociais.

Dia 4
As participantes se reuniram, organizaram uma apresentação e fizeram uma dinâmica de planejamento dos próximos passos. Esse momento foi importante devido a grande carga de informações que receberam nos dias anteriores, desta forma elas puderam assimilar as experiências vividas e projetar as ações pensando no que era aplicável em seus projetos e iriam fazer acontecer.
No final, ambas as instituições saíram com um plano de metas para serem realizados em 45 dias e que terá acompanhamento da ASID.
APAE Curitiba
Meta para 45 dias: Criação da metodologia própria de inclusão de PcD intelectual no mercado de trabalho, APAExonados por Você.
A APAE Curitiba, que já possui um primeiro projeto de inclusão das PcD intelectuais no mercado de trabalho, a necessidade vista após a imersão foi a de criar uma metodologia própria para qualquer projeto de inclusão independente do processo operacional utilizado.
Ou seja, hoje a APAE tem o projeto APAExonados por café, que tem como objetivo incluir PcD intelectual através da produção de coffee breaks corporativos. A ideia é criar um método que possa ser implementado no coffee e em outros projetos, porque ela tem o desejo de expandir as formas de inclusão, por exemplo, através de marcenaria, cabeleireiros, etc.
Escola Especializada Primavera
Meta para 45 dias: Sensibilização interna para implementação da Metodologia e Oficina do programa Beleza em Todas as Suas Formas.
As representantes da Escola Especializada Primavera se surpreenderam com a metodologia do projeto Beleza em Todas as Suas Formas da Alfaparf e decidiram que querem trazê-la para sua escola. Em 45 dias, a meta das participantes foi de instigar a curiosidade e criar alianças internas na instituição para que possam iniciar o planejamento financeiro de implementação.
Elas relataram que essa era uma das maiores dificuldades internas no momento de trazer novos projetos para a instituição: a falta de parcerias. Portanto, em 45 dias, elas se organizarão em uma sequência de reuniões internas com a diretoria, mantenedores e operacional para que consigam o aval de todos para dar sequência no processo de captação de recursos.
Resultados
A ASID realizou mais dois encontros com cada instituição para dar suporte e acompanhá-las no alcance desses objetivos.
Os objetivos traçados pela APAE Curitiba foram alcançados. Como continuação, existe a intenção de desenhar a metodologia de forma ilustrada por um profissional especializado para poder ser utilizado no ensino das PcD.
Na Escola Primavera todos gostaram muito da ideia e já selecionaram um salão de beleza para fazer parceria. Também começaram a captar recursos para terem seu próprio espaço dentro da escola, iniciaram o trabalho com os alunos sobre o tema e a próxima etapa será iniciar o treinamento com o pessoal do salão
- 100% dos participantes afirmaram que o projeto foi totalmente relevante para a instituição e para seus projetos inscritos no edital;
- 4 dias de imersão
- 9 iniciativas e organizações visitadas
- 9,3 foi a nota de satisfação dos participantes
- 2 projetos inspirados
Quer conhecer mais projetos de impacto?
2 Mensagens
Gislene Santos de Oliveira
Minha filha faz acompanhamento em sp mas vamos para Curitiba e gostaria de ja esta pesquisando como fazer o cadastro dela ai tenho mais 2 filhos menores minha filha tem 18 anos e trabalha no proneto bps trabalho sou vilva meu esposo faleceu vai fazer dia 16 4 mes preciso sai de sp mas com a certesa que minha filha vai ter o acompanhamento que ela precisa
ASID
Oi Gislene, bom dia. Tudo bem? Obrigada por entrar em contato. Nesse momento não estamos recebendo novos cadastros e não temos perspectiva de abrir novamente. Caso a gente abra de novo, você e sua filha ficarão sabendo e poderão se inscrever, ok? Muito obrigada e vamos nos falando.