Iluminando mentes: mentorias e ações de voluntariado em instituições de 5 cidades
O projeto Iluminando Mentes, da Copel com execução da ASID, aconteceu em 5 cidades dividido em duas frentes de atuação:
1. Mentoria: 3 Instituições de Curitiba que atendem pessoas com deficiência escolheram 3 áreas gerenciais que gostariam de desenvolver. Então, colaboradores da Copel atuaram como mentores, orientando e apoiando estas instituições em seu desenvolvimento, por 6 meses.
2. Ações de voluntariado: Em paralelo a esse movimento, aconteceram Ações de Voluntariado em instituições de 4 cidades do interior do Paraná: Ponta Grossa, Cascavel, Londrina e Maringá. Colaboradores da Copel receberam uma sensibilização sobre a causa das pessoas com deficiência no período da manhã, e na parte da tarde realizaram atividades com os atendidos das instituições.
Mentorias em Curitiba
O objetivo da etapa de mentoria foi unir profissionais da Copel com instituições que atendem pessoas com deficiência, para que elas desenvolvessem sua gestão, liderança e inovação, aumentando seu impacto social.
Os encontros de mentoria abordaram 3 temáticas de gestão da escolha de cada instituição, durante 6 meses.
Além de desenvolver as instituições selecionadas, o projeto aproximou os voluntários da causa, fazendo com que se tornassem disseminadores da inclusão de pessoas com deficiência.

Instituições impactadas, áreas de mentoria e depoimentos:
- AFECE
- É uma instituição com 50 anos, atuando com o atendimento de 225 pessoas com deficiência intelectual e múltipla severa nas áreas da educação, saúde e assistência social, de forma 100% gratuita.
- Recebeu mentoria nas áreas de Liderança, Marketing e Recursos Humanos
- “A experiencia foi muito boa. A impressão é que passou rápido e que gostaríamos de ter feito mais, porém, sabemos que não dá pra fazer tudo e a sensação que fica é que deixamos uma semente de transformação neles.” – Depoimento de voluntário
- APABB Paraná
- A APABB Paraná foi fundada em 1997 em Curitiba e é um dos Núcleos Regionais da instituição com o maior número de atividades e de usuários atendidos. A unidade paranaense desenvolve todos os programas da associação: Atenção às Famílias e a Pessoa com Deficiência, Esporte, Lazer e Capacitação e Qualificação Profissional. Atualmente, conta com mais de 500 apoiadores e soma mais de 24.000 atendimentos anuais.
- Recebeu mentorias nas áreas de Liderança, Captação de Recursos e Marketing
- “As gestoras nos receberam de braços abertos, disponibilizaram as informações e demonstraram grande interesse em desenvolver soluções para as questões de captação” – Depoimento de voluntário
- Escola Mercedes Stresser
- A Escola Mercedes Stresser foi fundada em 1961, com o objetivo de promover a habilitação profissional de jovens e adultos com deficiência intelectual e múltipla, atualmente atende 342 pessoas. Suas atividades incluem tapeçaria, horta, costura, culinária, mosaico, cartonagem, literatura, ginástica laboral, entre outras.
- Recebeu mentorias nas áreas de Marketing, Captação de Recursos e Recursos Humanos
- “Foi uma experiência interessante e muito construtiva para ambos os lados. Percebi nos representantes da entidade uma vontade muito grande de fazer acontecer e de aprender, que acredito ser o mais importante.” – Depoimento de voluntário
Dados e resultados
- 6 meses de voluntariado
- 25 voluntários da Copel
- 3 instituições que atendem pessoas com deficiência impactadas
Ações de voluntariado no interior do Paraná
- APAE Cascavel
- A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE/Cascavel é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, responsável pelo atendimento de 480 pessoas com deficiência intelectual.
- A ação Brincar & Incluir que foi realizada na instituição APAE Cascavel, fez parte da semana da criança que a instituição realiza em comemoração ao Dia das Crianças. Na ação, voluntários da Copel participaram de um dia interativo com 45 crianças atendidas pela instituição, realizando oficinas de contação de história, cinema e jogos pedagógicos. Além da imersão e proximidade com a causa, voluntários participaram efetivamente da construção de uma sociedade mais inclusiva.

- AMA
- A Associação Maringaense dos Autistas – AMA foi fundada em 1992 por um grupo de pais de crianças autistas. Desde então, presta atendimento à 96 pessoas com autismo, oferecendo às famílias instrumentos para a convivência no lar e na sociedade. Em 1995, fundaram uma escola especializada para o desenvolvimento das potencialidades do autista.
- A ação Brincar & Incluir, foi realizada em parceria com a Associação Maringaense dos Autistas – AMA, junto com os voluntários da Copel, teve como intuito aproxima-los da causa da Pessoa com Deficiência, e também proporcionar um dia interativo e divertido para os atendidos da instituição. No mesmo dia da ação, a AMA estava passando por uma reforma, fazendo com que fosse necessário levar os atendidos para outro espaço. Por isso, realizamos o dia em um espaço externo que contemplasse todos atendidos. Dentre as atividades realizadas com os alunos, tiveram: cama elástica, atividades de educação física e pedagógicas adaptadas ao espaço.

- COL
- O Centro Ocupacional de Londrina – COL foi fundado em 1985. É uma organização social que oferece atendimento a 209 pessoas com deficiência, adultos, com ou sem condutas típicas e atendimento a crianças com transtorno invasivo do desenvolvimento autismo.
- Os voluntários da Copel, junto com alguns atendidos da instituição Centro Ocupacional de Londrina – COL, participaram de uma tarde diferente envolvendo o esporte. A ação Capoeira para Todos, foi um momento de interação de voluntários, professor e alunos. Com direcionamentos do professor, todos participaram de um alongamento, e na sequência tiveram uma aula de Capoeira. Além de proporcionar troca e contato entre os voluntários e alunos, a atividade também contribuiu para o desenvolvimento dos alunos através do esporte/lazer.

- APACD
- A Associação Pontagrossense de Assistência à Criança Deficiente – APACD, é uma associação civil, beneficente, sem fins lucrativos, fundada no ano de 1975. Tem por missão a habilitação, reabilitação de 140 pessoas com deficiência físico-motora, a prevenção e a promoção de sua inclusão à vida comunitária.
- Voluntários da Copel realizaram uma ação de revitalização de um jardim na sede da Associação Pontagrossense de Assistência à Criança Deficiente – APACD. A necessidade da revitalização surgiu através da ideia de proporcionar aos atendidos momentos de aproximação com a natureza. O espaço que antes não era utilizado, após a ação Plantando a Inclusão, passou a ser um meio para proporcionar atividades de estimulação do desenvolvimento das crianças atendidas.

Dados e resultados
- 31 voluntários da Copel
- 136 horas de voluntariado
- 96 pessoas com deficiência impactadas nas ações
Conclusão
Projetos como o Iluminando Mentes buscam unir voluntários, instituições, pessoas com deficiência e suas famílias para a construção de uma sociedade inclusiva.
Por meio das mentorias em Curitiba, promoveu-se o desenvolvimento de instituições, para que possam impactar cada vez mais seus atendidos. Já nas ações de voluntariado que aconteceram no interior proporcionaram uma alta interação e socialização entre voluntários e pessoa com deficiência.
O Iluminando Mentes, além de promover o desenvolvimento de PcD e instituições, permitiu que os voluntários se sensibilizassem, tornando-se disseminadores da inclusão de pessoas com deficiência.
Quer conhecer mais projetos?