Histórias de pessoas com deficiência intelectual no mercado de trabalho
Conheça algumas histórias de sucesso de pessoas com deficiência que foram incluídas em empresas
Quando ouvimos histórias de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, é normal pensar que ela é uma situação rara. Entretanto, toda pessoa com deficiência intelectual tem potencial de ser inserida em um emprego adequado e ter sua autonomia e potenciais desenvolvidos. Para que a sua instituição passe a trabalhar com inclusão de alunos, trouxemos alguns casos de sucesso realizados na Escola Especializada Primavera para você dar o primeiro passo.
LR, o aluno que entrou no O Boticário
Um dos fatores essenciais que fazem uma pessoa com deficiência intelectual entrar no mercado de trabalho é estímulo ao seu desenvolvimento desde cedo. O Aluno LR, por exemplo, nasceu com síndrome de Down e frequenta a Escola Especializada Primavera desde os 6 anos, sendo assistido nas áreas pedagógicas e clínica, este último frequentando a terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia e serviço social. O acompanhamento faz com que ele aprimore seus potenciais e seja capaz de ter autonomia nas atividades.
O âmbito familiar de LR consistia apenas na mãe, que era a única responsável por ele desde os 10 anos, quando o pai faleceu. Com duas pessoas para serem sustentadas, ao incluir LR no mercado de trabalho, a família conta com mais uma renda para suprir as necessidades em casa.
Muitas vezes, a família da pessoa com deficiência intelectual fica insegura de acreditar que o familiar pode ser incluído em um emprego, muitas vezes por medo de perder a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou falta de conhecimento das habilidades das PcD. Por isso, foi realizado um trabalho com grupo terapêutico e reuniões para que a mãe do LR pudesse enfrentar seus medos e inseguranças e visse que o filho poderia ter mais autonomia.
Em pouco tempo e com um trabalho colaborativo entre a instituição, a PcDI e seu familiar, foi possível encontrar uma posição de trabalho adequada para aluno na empresa O Boticário. Hoje, LR trabalha, tem autonomia, se sente capaz e útil, e ainda contribui com o bem-estar e qualidade de vida da sua família gerando renda.
JR, a aluna que atua em uma grande rede de farmácias
O segundo case de inclusão que vamos contar é o da aluna JR, que nasceu com deficiência intelectual leve, sendo atendida nas áreas pedagógica e clínica no setor de terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia e serviço social.
Com apenas 11 anos ela chegou na instituição com vários pontos a serem trabalhados, como autoestima, confiança e independência. Com as aulas e todo o trabalho desenvolvido, ela passou a ter segurança e otimismo, e foi inserida na sociedade tendo uma boa convivência com os demais, executando as atividades da rotina e aprendendo a importância de cuidar da sua higiene.
JR amadureceu, fortaleceu sua autoestima e começou a acreditar que poderia querer mais do seu futuro. A partir dessa evolução, a escola desenvolveu um trabalho de análise para identificar os interesses e potencialidades a serem desenvolvidas para que ela encontrasse um emprego adequado. Quando JR foi considerada apta para ser incluída, recebeu a proposta de trabalho em uma rede de farmácias e hoje é uma excelente colaboradora. A conquista trouxe ganhos para a aluna, tornando-a cidadã e capaz, além de melhorar o relacionamento com sua família, que hoje admira todo o potencial que ela tem.
Em um cenário onde menos de 5% dos brasileiros com deficiência estão no mercado de trabalho, cabe a população buscar que sejam feitas mais inclusões conscientes, prezando pela acessibilidade, adequação e desenvolvimento da PcD.
* Foram usadas as iniciais dos nomes para ocultar a identidade das pessoas.
Se quiser começar a inserir os alunos que estão aptos no mercado de trabalho, ou se você quiser cadastrar o currículo, clique no botão abaixo.
Se você faz parte de uma empresa que deseja incluir, entre em contato com a ASID, envie um e-mail para queroincluir@asidbrasil.org.br.
Acesse os vídeos e outros conteúdos da Campanha de Inclusão (clique para acessar):
- Caminhos para a sua instituição incluir a pessoa com deficiência no mercado de trabalho
- Conheça a metodologia de instituições que fazem a inclusão da pessoa com deficiência intelectual no mercado de trabalho
- Histórias de pessoas com deficiência intelectual no mercado de trabalho (você está aqui)
- Benefício de prestação continuada (BPC) ou trabalho?
- Conheça a possibilidade do emprego apoiado
- Descubra onde seu filho com deficiência pode chegar
- E quando eu não estiver mais aqui? O que será do meu filho com deficiência?
- Saiba como aproveitar a mudança no mercado de trabalho para incluir pessoas com deficiência
- Como fazer a inclusão de pessoas com deficiência no mercado trabalho
- Descubra os benefícios para a sua empresa em incluir a pessoa com com deficiência intelectual
- Boas práticas de inclusão das pessoas com deficiência intelectual
6 Mensagens
Lucas da silva alves
Bom dia meu neto é pcd intelectual gostaria que ele você trabalha mas não estou vendo o vaga para o problema dele gostaria que vcs me ajuda se.
ASID
Oi Lucas, tudo bem? Vamos conversar!
Por favor nos passe seu telefone para entrarmos em contato.
E também faça o cadastro do currículo por aqui: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdEzYGIaDM60c_m3aoQBqsP5MVtHe6u8q8gyGDVyVZ6M_UFpQ/viewform
Abraços!
Valeria
Olá, bom dia, meu nome é Valeria e eu preenchi o cadastrado para a minha irmão Luciane Mendonça que é deficiente intelectual leve CID F-70. Ela trabalhou como empacotadora no Extra, mas devido a compra pelo Assai, foi desligada e eu estou encontrando dificuldades em realoca-la no mercado de trabalho, Ela tem facilidade em outras funções manuais, que pode ser realizadas em farmácias, supermercados ou lojas. Fico muito grata se puderem ajudar. Obrigada
ASID
Bom dia, Valéria!
Tudo bem?
Em qual cidade você reside? A partir dessa informação, poderemos direcionar melhor essa demanda.
Claudia Souza
Por favor preciso de orientação para conseguir uma vaga para deficiência intelectual será que vocês poderiam me ajudar meu fone é (11) 5062 6256. Desde já agradeço.
ASID
Olá.
Encaminho um contato que pode ser útil:
https://www.ciadetalentos.com.br/pt/
Esse contato é um dos parceiros da ASID Brasil. A Cia dos Talentos conecta pessoas com deficiência e oportunidades profissionais.