Gemalto realiza ação para inclusão de PcD
E se o esporte fosse utilizado como uma ferramenta para a inclusão de PcD (pessoas com deficiência)?
Contextualizando
A ASID e a Gemalto realizaram juntas diversas ações de voluntariado. Dessa vez, o projeto foi o Jogos do Bem, em parceria com a APAE Pinhais (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).
Assim, a ação teve como objetivo promover o protagonismo da PcD no meio esportivo.
Então assim que chegaram no local da ação, alunos da APAE e voluntários da Gemalto se reuniram em grupos para participar das brincadeiras.
Com muita interação, parceria e entusiasmo diversas atividades foram desenvolvidas. Por exemplo corrida de três pernas, vôlei com pano – no qual o time tinha que arremessar a bola para o outro lado com um pedaço de tecido -, jogo da velha humano – em que duplas correm para colocar as peças no jogo -, e corrida de revezamento.
Como resultado, ao final das atividades cada equipe já tinha seu próprio nome, grito de guerra e, até mesmo, torcida.
Entretanto, a maior missão dos Jogos não foi promover a competição. Mas sim possibilitar que os alunos mostrassem todo seu talento.
Assim sendo, no encerramento todos ganharam uma medalha de participação. Além disso conheceram a Vitória, uma atleta paralímpica que compartilhou sua história de superação através do esporte.

Impacto nas PcD e nos voluntários da Gemalto
Dessa forma, ações como essa contribuem para que os alunos desenvolvam novas habilidades, aumentem a aptidão física e se socializem com novas pessoas. De tal forma que consequentemente resulta em um aumento da autoestima. Mas a felicidade deles em estarem competindo e praticando esporte é, sem dúvidas, o maior benefício.
Por outro lado, já os voluntários tiveram a oportunidade de conhecer uma nova realidade e reconhecer o potencial que a pessoa com deficiência possui.
Ao todo foram 140 horas de voluntariado e 29 voluntários. Todos os participantes afirmam que a ação proporcionou um sentimento de alegria e animação.
Quer conhecer mais projetos?