Benefícios do voluntariado corporativo para a saúde
Você conhece os benefícios do voluntariado corporativo para a saúde física e mental dos colaboradores? Então saiba mais!
Contexto
Na publicação anterior “O impacto do voluntariado corporativo nas empresas”, ficou clara a importância do voluntariado no meio empresarial. De tal forma que os colaboradores que realizam essa ação também são beneficiados, tanto em questões físicas quanto mentais.
O trabalho voluntário permite ao colaborador praticar habilidades importantes utilizadas no dia a dia da profissão. Também oferece a possibilidade de desenvolver novas habilidades. Habilidades que podem contribuir para seu desempenho profissional.
Por exemplo, pode-se imaginar uma pessoa que tem dificuldade em se comunicar com seus colegas de trabalho, seja por timidez ou por não se sentir confortável.
Talvez provavelmente ao realizar um trabalho voluntário pode atuar em alguma área em que precise se comunicar. Com isso acabará aprimorando uma nova habilidade, o que contribuirá tanto para o ambiente interno da empresa, quanto para seu desenvolvimento pessoal.
Estudo realizado pela ASID
Em estudo realizado pela Ação Social para Igualdade das Diferenças (ASID), os colaboradores que participaram de projetos voluntários apresentaram melhora em diversas áreas:
- Trabalho em equipe (14,9%)
- Organização (11.6%)
- Proatividade (11,4%)
- Comunicação (10,7%)
- Relacionamento interpessoal (10,1%)
- Planejamento (8,29%)
O trabalho voluntário também é um grande aliado na saúde física e mental. Segundo a análise feita pela Universidade de Michigan (EUA), as pessoas que atuam como voluntárias podem viver em média 4 anos a mais e com melhor qualidade de vida.
Assim, tal resultado se deve ao fato de que o voluntário vivencia um poderoso sentimento de satisfação. Por consequência resultando na diminuição do stress e da liberação de endorfinas, neurotransmissor que provoca a sensação de felicidade.
A satisfação pessoal e a integração com outras pessoas através do trabalho voluntário estão conectadas. É isto o que afirma o site HelpGuide, parceiro da Harvard Medical School.
Dessa forma, poder colocar em prática conhecimentos e habilidades pessoais a fim de ajudar ao próximo, desencadeia na pessoa a sensação de pertencimento a um grupo social, de sentir-se útil.
Voluntariado no combate a doenças
Os benefícios do voluntariado também pode ajudar no combate a algumas doenças. Por exemplo a depressão, visto que ao se envolver com outras pessoas elimina-se o isolamento social, uma das condições do quadro depressivo.
Além disso, existem vantagens psicológicas, pois a prática da atividade voluntária também proporciona benefícios ao corpo. Por exemplo a diminuição do estresse ao realizar um trabalho prazeroso, o que tende a prevenir problemas do coração, derrames e aumento da pressão arterial.
Conforme a pesquisa realizada pela Pastoral da Criança, 84% das pessoas que realizam trabalho voluntário acreditam que esse promove a saúde física, 95% que também proporcionam benefícios emocionais e 70% afirmam que os serviços voluntários os fazem se sentir mais saudáveis.
O trabalho voluntário proporciona benefícios para todas as partes envolvidas. Ou seja, as empresas conseguem incentivar cada vez mais seu colaborados a desenvolver habilidades e adquirir novos conhecimentos. Desse modo resultando em uma pessoa mais pró-ativa e com espírito de liderança.
Por outro lado aquele que realiza o voluntariado, garante uma boa saúde física e mental. Além disso tem a oportunidade de criar novas amizades e conhecer realidades diferentes.
Entretanto, o principal motivo que deve impulsionar a pratica de ações voluntárias é a vontade de ajudar ao próximo e de impactar o mundo de forma positiva.
Quer conhecer nossos projetos?