Benefícios da inclusão de PcD no mercado de trabalho
Você conhece os benefícios da inclusão de PcD no mercado de trabalho?
Contexto
Muitas empresas estão interessadas em incluir para não pagar a multa imposta pelo não cumprimento da Lei 8.213/91. A lei define a obrigatoriedade para empresas com 100 ou mais funcionários cumprirem uma cota de posições ocupadas por pessoas com deficiência (PcD).
Porém, mais do que incluir para bater uma cota. A inclusão gera inúmeros benefícios para empresas.
Em uma equipe diversa, a criatividade e o potencial de solução tendem a se tornar bem maiores. Pois as características diferentes do perfil de cada membro da equipe faz com que o caminho utilizado para resolver desafios sejam distintos.
Uma pesquisa do Instituto Alana e da consultoria McKinsey constata que o emprego de pessoas com deficiência intelectual impacta positivamente a saúde e o ambiente organizacional. Como resultado, desenvolve habilidades de resolução de conflitos por parte dos líderes e aumenta a motivação dos colaboradores.
Além disso, o mesmo estudo afirma que o impacto se estende a outros âmbitos da empresa, como liderança, clima, coordenação, controle e satisfação do cliente.

Um exemplo prático
Na Pelissari, atualmente uma empresa da Cast Group, parceira da ASID, foi feito um projeto de sensibilização de gestores e equipes para a inclusão pessoas com deficiência.
De tal forma que o processo de recepção e integração dos novos colaboradores foi muito satisfatório. Os demais se mostraram presentes e dispostos a auxiliar os jovens no que fosse necessário.
Os novos colaboradores, por sua vez, tiveram o acompanhamento de uma terapeuta ocupacional nas primeiras semanas de trabalho, a qual destacou a iniciativa e a tomada de decisão apresentadas por eles.
Depoimentos
O apoio da ASID foi essencial para que este trabalho de inclusão fosse realizado com muito cuidado e tranquilidade. Dessa forma, os trabalhos mais intensivos foram com os Gestores que receberam os colaboradores. Foram várias reuniões até a ida do Gestor à Escola Primavera, para conhecê-los. Assim sendo, o projeto foi um sucesso e a entrada dos meninos aqui na Pelissari foi comemorada e cercada de muito carinho e atenção! Eles foram bem acompanhadas pela escola/ASID nos seus primeiros 3 meses até percebermos que estavam 100% integrados.
Ana Rocha, Gerente de Recursos Humanos na Pelissari
Receber o Alisson e o Guilherme na Pelissari foi um aprendizado. Pois percebemos o quanto eles realmente poderiam nos ajudar nas suas atividades e também nos ensinar. Eles demonstram capacidade para trabalhar, disciplina, bom humor e o mais gratificante para mim foi perceber neles o prazer em servir. Não servem apenas cafés, bolachas, bebidas… eles entregam muito mais do que isso, colocam amor no que fazem. É um prazer tê-los conosco!
Vanessa Pelissari, Diretora de Recursos Humanos
Estou achando legal e estou me virando sozinho, cuidando das máquinas, limpando os copos, lá embaixo é mais agitado. Assim, estou gostando, já conheço todo mundo lá, se eu pudesse eu falaria: muito obrigado pela atenção e o carinho.
Guilherme Rutelionis, novo colaborador da Pelissari
A Pelissari está me recebendo muito bem, muitos elogios, não posso reclamar. Primeira empresa, não tenho o que falar, eles me tratam muito bem lá dentro, as pessoas, o chefe, cada pessoa que me colocou lá dentro. Foi ótimo, primeiro emprego, estava precisando dessa oportunidade para embalar.
Alisson Stolarz, novo colaborador da Pelissari
Saiba mais
Quer conhecer mais projetos?