3 ideias de ações de marketing relacionado a causas
O Marketing Relacionado a Causas (MRC) é um movimento que une empresas e instituições sem fins lucrativos em ações que geram benefícios para ambos. Porém, de formas diferentes. Ao passo que quem sai ganhando é a sociedade, que colhe o impacto positivo dessas ações.
A comunicação e o marketing cumprem, hoje, um papel diferente: além de fortalecerem as marcas e impulsionarem o consumo, elas ajudam a conscientizar a sociedade. Em resumo, essas áreas vem desenvolvendo ações com objetivo de contagiar as pessoas, tocar seus corações e as engajar em causas transformadoras.
Ideias de ações
Mas qual a melhor forma de fazer o MRC? Quais ações se encaixam mais com a minha empresa?
Sabemos que não é fácil escolher uma causa para apoiar, além do tipo de ação que transmitirá essa parceria. Portanto, trouxemos 3 exemplos de campanhas de MRC para te ajudar nesse processo de decisão, confere aqui:
1. Produtos Sociais
Os produtos sociais são uma forma de engajar pessoas e empresas em prol do bem comum. Isso porque quem compra um produto social, além de usufruir do bem adquirido, também contribui para a manutenção das atividades de uma instituição.
Ou seja, o valor obtido com a venda dos produtos são integral ou parcialmente revertidos para um projeto de impacto social, beneficiando uma causa real. Um bom exemplo é o Sorvete Solidário, desenvolvido pela Paviloche em prol da ASID.

Assim, outro exemplo é a campanha Câncer de Mama no Alvo da Moda, que já tem décadas de duração. Além disso, de trabalhar a importância do autodiagnostico como fator fundamental para identificação precoce do câncer de mama, também trabalha de outras formas para arrecadar recursos e impactar a vida das pessoas que sofrem com a doença.
2. Compre um, doe um.
A cada produto vendido, outro é doado, esse é o conceito do “one for one” ou “compre um, doe um”.
Por isso, algumas marcas optam por doar um produto igual ao que o consumidor comprou. Mas essa não é uma regra, uma vez que muitas marcas diversificam no produto entregue ao beneficiado.
De tal forma que um bom exemplo dessa diversidade é a marca de calçado Toms Shoes. A marca doa um par de calçado para cada comprado. Além de oferecer exames oftalmológicos para cada par de óculos comprado.
3. Arredondamento do troco.
Essa é uma ação mais voltada ao comércio em geral. Assim o consumidor tem a opção de arredondar sua compras e doar o troco para a instituição beneficiada.
Sendo uma das ações mais comuns, envolve diretamente os vendedores e operadores de caixa. Uma vez que é o momento onde o consumidor será mais sensibilizado.
A PayPal, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, lançou a campanha “Doe o troco com PayPal”, onde o usuário tinha a opção de autorizar o arredondamento e destinar ao Instituto.
Esses são apenas alguns exemplos de ações de MRC. Lembre-se de analisar o core da sua empresa, para então determinar qual causa defender. Pois isso afeta diretamente sua imagem. Quer saber mais sobre o assunto? Acesse gratuitamente o guia:
Acesse também:
Referências:
1: http://www.updateordie.com/2015/12/14/o-que-e-marketing-de-causa/
2 Mensagens
Curso de confeitaria
Sem dúvida o marketing é uma estratégia muito importante para qlqer divulgação, mas usando dessa forma só vem trazer benefícios à sociedade.
Ótimo artigo.
ASID
Oi, Rita. Que bom que você gostou! 🙂