• Home
  • A ASID
    • • Relatórios de Impacto
    • • Conselho Estratégico
    • • Transparência
    • • Reconhecimentos
  • Sou Empresa
    • • Responsabilidade Social Corporativa
    • • Voluntariado Corporativo
    • • Inclusão no Mercado de Trabalho
    • • Empresas Parceiras
  • Sou Instituição
    • • Rede ASID
    • • Empoderamento da Família
    • • Desenvolvimento da PcD
    • • Inclusão no Mercado de Trabalho
    • • Números e Depoimentos
  • Projetos
    • Consulta Nacional
    • Nossos Projetos
  • E-Books
    • • Responsabilidade Social Corporativa
    • • Voluntariado Corporativo
    • • Inclusão no Mercado de Trabalho
    • • Impacto Social
  • pt_BR
  • en_US
  • Home
  • A ASID
    • • Relatórios de Impacto
    • • Conselho Estratégico
    • • Transparência
    • • Reconhecimentos
  • Sou Empresa
    • • Responsabilidade Social Corporativa
    • • Voluntariado Corporativo
    • • Inclusão no Mercado de Trabalho
    • • Empresas Parceiras
  • Sou Instituição
    • • Rede ASID
    • • Empoderamento da Família
    • • Desenvolvimento da PcD
    • • Inclusão no Mercado de Trabalho
    • • Números e Depoimentos
  • Projetos
    • Consulta Nacional
    • Nossos Projetos
  • E-Books
    • • Responsabilidade Social Corporativa
    • • Voluntariado Corporativo
    • • Inclusão no Mercado de Trabalho
    • • Impacto Social
  • pt_BR
  • en_US
04/04/2019 2Comments
3 ideias de ações de marketing relacionado a causas

3 ideias de ações de marketing relacionado a causas

O Marketing Relacionado a Causas (MRC) é um movimento que une empresas e instituições sem fins lucrativos em ações que geram benefícios para ambos. Porém, de formas diferentes. Ao passo que quem sai ganhando é a sociedade, que colhe o impacto positivo dessas ações.

A comunicação e o marketing cumprem, hoje, um papel diferente: além de fortalecerem as marcas e impulsionarem o consumo, elas ajudam a conscientizar a sociedade. Em resumo, essas áreas vem desenvolvendo ações com objetivo de contagiar as pessoas, tocar seus corações e as engajar em causas transformadoras.

Ideias de ações

Mas qual a melhor forma de fazer o MRC? Quais ações se encaixam mais com a minha empresa?

Sabemos que não é fácil escolher uma causa para apoiar, além do tipo de ação que transmitirá essa parceria. Portanto, trouxemos 3 exemplos de campanhas de MRC para te ajudar nesse processo de decisão, confere aqui:

1. Produtos Sociais

Os produtos sociais são uma forma de engajar pessoas e empresas em prol do bem comum. Isso porque quem compra um produto social, além de usufruir do bem adquirido, também contribui para a manutenção das atividades de uma instituição.

Ou seja, o valor obtido com a venda dos produtos são integral ou parcialmente revertidos para um projeto de impacto social, beneficiando uma causa real. Um bom exemplo é o Sorvete Solidário, desenvolvido pela Paviloche em prol da ASID.

Na foto: potes de sorvete solidário

Assim, outro exemplo é a campanha Câncer de Mama no Alvo da Moda, que já tem décadas de duração. Além disso, de trabalhar a importância do autodiagnostico como fator fundamental para identificação precoce do câncer de mama, também trabalha de outras formas para arrecadar recursos e impactar a vida das pessoas que sofrem com a doença.

2. Compre um, doe um.

A cada produto vendido, outro é doado, esse é o conceito do “one for one” ou “compre um, doe um”.

Por isso, algumas marcas optam por doar um produto igual ao que o consumidor comprou. Mas essa não é uma regra, uma vez que muitas marcas diversificam no produto entregue ao beneficiado.

De tal forma que um bom exemplo dessa diversidade é a marca de calçado Toms Shoes. A marca doa um par de calçado para cada comprado. Além de oferecer exames oftalmológicos para cada par de óculos comprado.

3. Arredondamento do troco.

Essa é uma ação mais voltada ao comércio em geral. Assim o consumidor tem a opção de arredondar sua compras e doar o troco para a instituição beneficiada.

Sendo uma das ações mais comuns, envolve diretamente os vendedores e operadores de caixa. Uma vez que é o momento onde o consumidor será mais sensibilizado.

A PayPal, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, lançou a campanha “Doe o troco com PayPal”, onde o usuário tinha a opção de autorizar o arredondamento e destinar ao Instituto.

Esses são apenas alguns exemplos de ações de MRC. Lembre-se de analisar o core da sua empresa, para então determinar qual causa defender. Pois isso afeta diretamente sua imagem. Quer saber mais sobre o assunto? Acesse gratuitamente o guia:

Acessar Guia Definitivo do Marketing Relacionado a Causas

Acesse também:

Marketing relacionado a causas para empresas

Case Sorvete Solidário da ASID e Paviloche

Referências:

1: http://www.updateordie.com/2015/12/14/o-que-e-marketing-de-causa/

2: http://idgnow.com.br/internet/2015/05/22/paypal-permite-que-usuario-doe-troco-de-compras-ao-instituto-ayrton-senna/

Tags: ASID Brasil, causas, empresas, Marketing, Marketing de causas, marketing social, Merketing relacionado a causas, MRC, Sorvete SolidárioCategories: 3º Setor, Impacto Social, Marketing

You May Also Like

A educação dentro das instituições especializadas
26/03/2019
A educação dentro das instituições especializadas
Emprego Apoiado promove inserção e desenvolvimento de pessoas com deficiência no mercado de trabalho
07/06/2022
Emprego Apoiado promove inserção e desenvolvimento de pessoas com deficiência no mercado de trabalho
Conheça 4 cases de impacto social em São Paulo
18/05/2018
Conheça 4 cases de impacto social em São Paulo

2 Mensagens

  • Curso de confeitaria
    Posted 06/05/2018 13:22 0Likes

    Sem dúvida o marketing é uma estratégia muito importante para qlqer divulgação, mas usando dessa forma só vem trazer benefícios à sociedade.
    Ótimo artigo.

    Responder
    • ASID
      Posted 07/05/2018 17:20 0Likes

      Oi, Rita. Que bom que você gostou! 🙂

      Responder

Sua Mensagem Cancelar resposta

Buscar
Para Empresas
• Responsabilidade Social Corporativa
• Voluntariado Corporativo
• Inclusão no Mercado de Trabalho
Para Instituições
• Empoderamento da Família
• Desenvolvimento da PcD
• Inclusão no Mercado de Trabalho
Em Destaque

 

Programa Empreenda: inscrições até 15/04/2022
Projetos Recentes
Projeto da ASID Brasil aparece no Estadão!
14/12/2022por ASID
Programa Empreenda: Vidas transformadas!
01/11/2022por ASID
Feira de Emprego encoraja protagonismo profissional de pessoas com deficiência
10/08/2022por ASID

Nossa Missão

Unir pessoas com deficiência, suas famílias, instituições, empresas e voluntários para construir uma sociedade inclusiva.

selo-amigo-do-surdo-branco-redondo-hugo

Mantenha Contato

Assine a newsletter e mantenha-se atualizado com as nossas últimas notícias.


Contato

contato@asidbrasil.org.br

Se puder, fique em casa!

LGPD

Em alinhamento com a Lei Geral de Proteção de Dados, garantimos a confidencialidade, segurança e integridade de seus dados pessoais, prevenindo a ocorrência de eventuais danos em virtude do tratamento dos mesmos. Para as solicitações dos titulares de dados, por favor, nos envie um email.

© ASID Brasil | Desenvolvido por  Double2 Comunicação