ASID Brasil realiza o primeiro Fórum da Inclusão no Oeste do Paraná

A ASID Brasil e o Programa Força Voluntária- Itaipu realizaram juntas o projeto Inclusão da Pessoa com Deficiência (PcD) em Foz do Iguaçu e região, com o objetivo de fortalecer e articular grupos sociais para incentivar a inclusão de PcD na sociedade, principalmente no mercado de trabalho, a metodologia usada é a de Impacto Coletivo, que visa a união de diferente atores para solucionar um problema social.

Ao todo, o projeto conta com 6 etapas: diagnóstico das instituições, diagnóstico da inclusão, agenda comum, capacitação de atores, confecção do plano e comunicação contínua.

Durante o desenvolvimento do diagnóstico, foram feitas cerca de 200 entrevistas e aplicação de pesquisa com empresas, órgãos governamentais, agências do trabalhador e pessoas com deficiência a fim de analisar a atual situação da PcD em Foz do Iguaçu. Para mostrar os resultados obtidos e criar uma conexão entre todos os envolvidos,  foi realizado o primeiro Fórum da Inclusão.

No início do evento Flávia Portela, PcD e Assessora de Garantia de Direitos da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, realizou uma palestra de sensibilização e contou sobre o seu processo de auto aceitação e carreira de vida. Em seguida aconteceu a oficina Troca de Olhares, em que foram formados grupos com os participantes para que compartilhassem sua visão e dificuldade acerca da inclusão. Para garantir que todos fossem escutados, os grupos tinham pelo menos um integrante de cada setor.

Abertura do Fórum da Inclusão

Como resultado dessa interação, foi definido um plano de ação com metas para o ano que vem, sendo elas capacitar e sensibilizar todos os agentes, assegurar que a legislação seja seguida e articular os setores. Após essa atividade, chegou a hora do lançamento do diagnóstico, em que os dados da pesquisa foram apresentados. Para finalizar o evento teve um painel que abordou temas direcionados para cada área, como a questão de cotas na empresa, a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e a importância da família na inclusão social Essa foi apenas uma das etapas do projeto da ASID Brasil e do Programa Força Voluntária – Itaipu. Para que os resultados continuem positivos, é necessário dar início a fase de capacitar os grupos para que realizem o plano de ação e mantenham a conexão criada por eles durante o evento.

Entretanto, pode-se afirmar que o Fórum alcançou seu objetivo: reuniu mais 100 pessoas, de diferentes setores, com impacto coletivo, a fim de que todos trabalhem juntos em prol de uma sociedade inclusiva.

Se quiser saber mais sobre o projeto Inclusão da Pessoa com deficiência em Foz do Iguaçu e suas etapas, clique aqui.


Sem respostas a "ASID Brasil realiza o primeiro Fórum da Inclusão no Oeste do Paraná"


    Tem algo a dizer?

    Se você achou este conteúdo útil, compartilhe com quem possa se interessar!