ASID Brasil e Olá: uma trajetória de sucesso

Dentre os vários projetos desenvolvidos pela ASID um deles foi muito marcante: ajudar a desenvolver uma Organização da Sociedade Civil (OSC) da estaca zero.

Tudo começou em 2015, quando Célia, mãe de filho autista e Willyan, psicólogo de seu filho, decidiram criar a Olá (ONG Lar Assistido) com o objetivo de proporcionar amparo, independência e qualidade de vida para pessoas com deficiência e seus familiares através de terapias e moradias assistidas. Mas afinal, o que é moradia assistida?

Moradia assistida ou residência inclusiva é uma unidade feita para acolher pessoas com deficiência e atender suas necessidades. Por esse motivo, conta com equipes especializadas para estimular seus moradores e os tornarem mais independentes. Entretanto, não pode ser comparada com uma clínica, pois todo tratamento médico é feito externamente.

O primeiro passo para concretizar esse sonho foi iniciar o programa Ideação, que ofereceu o suporte necessário para a elaboração de novas ideias e o fortalecimento da entidade. Para isso, foi necessário identificar quais eram as principais forças, fraquezas, ameaças e oportunidades e também definir as diretrizes estratégicas, para nortear o trabalho. Depois foi a vez de separar todos os documentos jurídicos necessários, realizar um treinamento de captação, definir os responsáveis por cada área de atuação e sua missão, visão e valores. O programa durou dois anos, de 2015 à 2017, e reuniu 404 horas de projeto.

Em 2016, com a estrutura criada e funcionando, foi feito um diagnóstico de gestão através do IDEE (Índice de Desenvolvimento da Educação Especial) para avaliar questões como: captação de recursos, marketing, recursos humanos, impacto social, liderança e infraestrutura.

Segundo Leonardo Mesquita, analista de projetos da ASID:  

“O IDEE,  é a oportunidade da instituição ter um olhar sobre sua gestão, identificando pontos positivos e pontos a desenvolver. Com o resultado do diagnóstico, ela pode focar em melhorias, trazendo desenvolvimento e crescimento do seu impacto”.

Após o diagnóstico e com várias mentorias e capacitações aconteceu uma melhoria nas áreas do financeiro, captação de recursos e marketing, resultando em um maior controle das finanças, aumento da receita e a criação de um site.

Para colocar em prática os apontamentos do diagnóstico, a ASID realiza anualmente um projeto chamado “Melhoria Contínua”,  que tem como foco orientar na elaboração de metas, que são feitas trimestralmente, e no alcance delas. Esse programa finaliza com o início do IDEE seguinte, traçando novas metas e objetivos.

Em paralelo a esses programas, também ocorreram vários projetos de voluntariado, o primeiro foi o Líder especial em 2016, e teve 9 meses de duração, seu principal intuito foi proporcionar um acompanhamento para instituição e desenvolver a competência de liderança por meio de encontros, capacitações e planos de desenvolvimento. Célia Angelo, diretora da Olá, diz:

“No Líder Especial, busco o crescimento. Trabalhar o lado pessoal, já que sempre trabalhei sozinha e, agora, voltei a trabalhar em grupo. ”

No ano seguinte, aconteceu o Ensina na Cozinha, em que alunos e voluntários de empresas parceiras da Campanha ASID se uniram no Centro Europeu, juntamente com o Chef Guilherme de Rosso, do Simples Assim, para fazer uma receita de pizza. Esse momento gerou uma grande interação entre ambas as partes, fomentando ainda mais o trabalho em equipe.

Olá e voluntários no “Ensina na Cozinha” depois de prepararem as pizzas

Para complementar, os gestores da Olá participaram do Gestão Global, que consiste em uma série de treinamentos para profissionalizar a gestão de instituições que trabalham com PCD’s e desejam aumentar seu desempenho. Após participar do programa, a Olá pode realizar por conta própria o balancete e a previsão orçamentária anual.

Para saber mais sobre o Gestão global, clique aqui.

Atualmente, a Olá assiste 6 pessoas e oferece diversas oficinas, como marcenaria, horta, atividades físicas e atividades culinárias. Suely, tesoureira da Olá, diz que um dos principais projetos da instituição é a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e, no futuro, construir as moradias assistidas.

Para realizar o propósito e atingir suas metas a ASID e Olá continuarão trabalhando juntas, para, dessa forma, a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade se tornar cada vez mais real.

Para mais histórias como essa, acesse gratuitamente nosso e-book Investimento de Impacto:


Sem respostas a "ASID Brasil e Olá: uma trajetória de sucesso"


    Tem algo a dizer?

    Se você achou este conteúdo útil, compartilhe com quem possa se interessar!